Numa entrevista recente, o ator Leonard Nimoy – o famoso doutor Spock – fez a surpreendente revelação de que o governo dos Estados Unidos patrocinava a série Jornada nas Estrelas. O dinheiro era dado por Washington para que os diretores não apresentassem nos episódios seres alienígenas \’muito semelhantes\’ aos que têm sido observados em todo o mundo. “Éramos patrocinados para mostrar em nossos filmes criaturas bizarras e medonhas no lugar dos verdadeiros ETs de forma humanóide”, admitiu.
Nova liderança na Ufologia Italiana
Um novo grupo ufológico desponta na dianteira da já bastante ativa Ufologia Italiana. Trata-se do Centro Accademico Studi Ufologici (USAC), sediado na província de Occhiobello, próximo à Ferrara. O país já tem grandes expoentes no setor, capitaneados de um lado pelo pioneiro Roberto Pinotti, do Centro Ufologico Nazionale (CUN), e de outro pelo estigmatizado Giorgio Bongiovanni.
Disputando um dos públicos mais interessados em Ufologia do mundo, o USAC estabeleceu uma linha de atividades notadamente científica, especialmente porque seus integrantes são quase todos os professores ou acadêmicos. Dirigido pelo químico Sebastiano Di Gennaro, o USAC já tem 20 anos de vida. Mas foi somente no ano passado que o centro resolveu iniciar a promoção de eventos internacionais de Ufologia, dois dos quais já ocorreram com o apoio da prefeitura local. Neste ano, o chamado Meeting Ufologico Anno II foi realizado de 19 a 22 de novembro, com a presença de Antonio Ribera, da Espanha, e o editor de UFO A. J. Gevaerd, além de uma dúzia de estudiosos italianos.
A principal área de atuação do USAC concentra-se nas abduções alienígenas. O centro já catalogou centenas de casos italianos e europeus, demonstrando a proliferação do fenômeno. “Somente em nossa região, registramos em quatro anos cerca de 70 abduções extraterrestres”, declarou a UFO o especialista Antonello Lupino. O endereço da entidade para contatos é: Via Baccanaza 13, 45030 S. M. Maddalena (RO), Itália.
Novos aliens em Porto Rico
Um grupo ufológico de Porto Rico, no Caribe, alega ter contatado extraterrestres durante uma vigília ufológica realizada em 7 de novembro passado. Segundo noticiado, 15 membros do UFO Investigative Center of Puerto Rico, conduzidos por Frederico Alvarez, mantiveram contatos com ETs na área da Floresta Nacional de El Yunque, quando para lá se dirigiram a fim de realizar uma observação noturna. O grupo instalou-se em Monte Brito, entre o pico e as torres de televisão. De repente, um membro da equipe começou a gritar extremamente nervoso, tremendo muito e falando estranhamente.
Alvarez dividiu o grupo em duas partes, por precaução, e mandou uma delas – de sete pessoas – de volta à estrada que dá acesso ao local. Um pouco mais tarde, membros desse grupo ligaram pelo celular avisando que estavam tendo contatos com ETs. Nervosos, diziam: “Estão aqui! À nossa frente”. Ao perguntar-lhes como isso estava ocorrendo, Alvarez ouviu como resposta apenas um estranho som vindo do telefone. Mais tarde, ao encontrar o grupo, todos estavam visivelmente transtornados, sem conseguir falar e chorando muito. Quando Alvarez e sua equipe tornaram a reunir os membros do grupo de pesquisa, vários contaram ter visto alienígenas na estrada. “As criaturas pararam e se comunicaram telepaticamente conosco. Mas nós pedimos para que não chegassem muito perto”, declarou Nestor, um dos integrantes.
Os sete porto-riquenhos que participaram da inusitada experiência permaneceram no local, paralisados por uma força desconhecida durante aproximadamente três minutos. Então as criaturas observadas entraram em um campo próximo e desapareceram na escuridão. Embora carregando câmeras e equipamentos de vídeo, os membros da entidade ufológica não conseguiram obter imagens. Um deles tinha um par de binóculos, mas sequer pôde usá-los. “A emoção foi tão grande que nem conseguíamos raciocinar”, declararam. Este estado emocional tem sido freqüentemente associado a observações de UFOs.
Astronauta reconhece ETs
Finalmente, Edgar Mitchell resolveu se pronunciar sobre os UFOs. Astronauta da missão Apollo 14 e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Mitchell – que foi o sexto homem a pisar na Lua – disse que os UFOs são reais e têm sido tratados como assunto ultrassecreto pelo governo dos EUA há décadas. Em uma entrevista ao jornal londrino The Times, Mitchell pediu para que o presidente Bill Clinton dissesse a verdade sobre os extraterrestres. O astronauta também convocou outras autoridades norte-americanas a se pronunciarem, alegando que o Congresso dos EUA garantiria imunidade a altos oficiais de todas as armas que resolvessem quebrar seu juramento para contar o que sabem sobre o assunto.
Mitchell quer que Washington reconheça publicamente o que descreve como “um longo período de pesquisas e conhecimento da vida extraterrestre”. Disse que tem 90% de certeza de que milhares de relatos sobre UFOs feitos em todo o mundo, desde 1940, referem-se a naves de outros planetas. “Embora alguns depoimentos possam ser ilusões e fenômenos naturais, a maioria dos casos permanece sem explicação”, declarou. O astronauta comentou ainda, numa conferência realizada recentemente em Connecticut, que os pilotos dos UFOs têm forma humanóide. “Mas tais seres não se parecem com nenhuma raça da Terra. Isso é muito alarmante”.
Mitchell afirmou também que existem muitos militares e pessoal ligados às agências de Inteligência dos EUA dispostos a virem a público a qualquer momento sobre o assunto. “Estas pessoas estão convencidas e algumas até têm provas de que o governo norte-americano vem escondendo a verdade sobre os discos voadores por mais de 50 anos. Mas muitas delas estão sob juramento e têm receio de falar a verdade”, completou. O astronauta goza de uma sólida reputação nos meios ufológicos, científicos e militares dos EUA, e a empregou para garantir que o objeto acidentado em Roswell, em 1947, era realmente uma nave extraterrestre. Como se houvesse alguma dúvida a respeito…
Suposto contatado depreda a Natureza
Urandir Fernandes de Oliveira, que alega ter sido escolhido pelos ETs para dirigir a vida de seus inúmeros seguidores terrestres, está sendo acionado pelo Ibama por ter causado danos ecológicos irreversíveis em mananciais próximos à bacia hidrográfica do Pantanal. O autoproclamado escolhido já foi alvo de muitas denúncias nesta revista, porém sempre a respeito de suas fraudes no campo ufológico.
O desacreditado paranormal e assumido contatado, já flagrado várias vezes realizando truques de mágica para simular diálogos com alienígenas, construiu uma barragem ilegal sobre o Rio São Jerônimo, que dá acesso à sua fazenda, onde instalou o chamado Projeto Portal. Tal ato causou o imediato alagamento de áreas próximas com a elevação do nível do rio. Ao mesmo tempo, por ter sido construída de forma inadequada, a barragem impediu a piracema – a subida dos peixes para as cabeceiras de rios, na época da desova.
“Os prejuízos ambientais resultantes dessa irresponsabilidade são tremendos”, declarou o vizinho de Urandir e também fazendeiro Lúcio Valério Barbosa. Lúcio, que necessita atravessar o rio para chegar à sua propriedade, teve seu acesso impedido com a elevação do nível do Rio São Jerônimo. Tal manancial deságua no Rio Taboco, que forma parte da bacia pantaneira. Todo o sistema fica comprometido com a construção da barragem, o que evidencia o completo desrespeito do suposto contatado para com a natureza – a mesma que ele alega defender em seu projeto.
A mesma equipe de ufólogos que realizou o I Fórum Mundial de Ufologia, em Brasília, de 7 a 14 de dezembro de 1997, prepara-se para realizar a segunda edição, no fim deste ano.
Cerca de 70% dos grupos brasileiros de pesquisas ufológicas funcionam informalmente, sem registro civil. Mas já foi pior: há 10 anos, eram 90% os grupos nestas condições.