Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Edição 56 – EDITORIAL
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Edição 56 – EDITORIAL
Seções

Edição 56 – EDITORIAL

Cosmologia nas escolas

Ultima atualização: 4 de maio de 2018 21:18
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

Cosmologia nas escolas

A proposta de introdução da Cosmologia nos currículos escolares de 1° e 2° graus, lançada em Salvador (BA), durante o IV Congresso Nacional sobre Discos Voadores, em setembro último, nasceu de uma reflexão muito lúcida: a de o homem viver na iminência de se tornar consciente de sua condição como cidadão do Universo. O currículo que temos em vigor impede ao ser humano o entendimento da vida cósmica, deixando-o com uma visão globalizada limitada, interferindo no desenvolvimento de suas potencialidades.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Argumentamos que será possível dar oportunidade aos estudantes de pensarem mais profunda e embasadamente sobre o lugar que ocupam no Cosmo. A Terra faz parte de uma poeira cósmica, pois vaga em um universo de cem milhões de milhares de estrelas. Com que freqüência pensamos nesta questão? Que importância damos a isso? Espelhemo-nos no exemplo do professor Nicholas Roerich, que já no início do século sinalizou para uma educação de pensamento e atitude. Roerich dizia: “Educar não significa dar um registro de informação técnica. Educar é formar uma consciência mundial, o que se atinge pela síntese. Não pela síntese dos acasos, mas pelas sínteses da perfeição e da criatividade”.

No Brasil, onde o quadro educacional pode ser considerado preocupante e até catastrófico, para os mais pessimistas, o artigo 1° da Lei 7044 afirmava que “o ensino de 1° e 2° graus tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, a preparação para o exercício consciente da cidadania”. A amplitude deste artigo está nas seguintes palavras-chaves: desenvolvimento das potencialidades e auto-realização. Isso nos faz refletir sobre até onde trabalhamos o aluno para seu desenvolvimento pleno.

Assunto relacionado:  Os misteriosos fenômenos de cura

E temos outros questionamentos a fazer. Até que ponto foi dado o entendimento real para a palavra auto-realização? Será que nos prendemos exclusivamente ao cumprimento formal do currículo escolar, no seu sentido mais restrito e distante da atualidade? Um currículo que, em alguns aspectos, encontra-se desatualizado e interfere no desenvolvimento de suas capacidades. Analisando a legislação vigente encontramos o artigo 206, inciso III, que alude à condição de “princípio” orientador dos sistemas de ensino e o “pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, sobretudo quando elas, cientificamente, contêm a demonstração no curso da História de que o homem é um ser cósmico, com suas interações permanentes com os demais seres, formando uma indivisível perfeição”.

Reportamo-nos agora à Lei 9394/96, a nova Lei de Diretrizes e Bases. O artigo 26, parágrafo 1°, fala sobre o conhecimento do mundo físico e natural. Portanto, não apenas da Terra. O artigo 43, incisos III e IV, oferece base sólida para esta proposta e, com ênfase nos incisos IV, V, VI, VII, estimula o desenvolvimento do espírito científico, promove a divulgação deste aprendizado, suscita o desejo de aperfeiçoamento, incita o conhecimento dos problemas do mundo presente e favorece uma extensão aberta à participação da população, a qual visa a difusão das pesquisas.

Paradigmas da educação – Os dispositivos legais, afinal, não foram tão omissos na história da educação no Brasil. No entanto, precisamos atentar para suas interpretações. O movimento de renovação já aponta para os recentes paradigmas do ensino. A globalização, a transdisciplinaridade e a visão holística são algumas das novas tendências. Logo, a introdução dos estudos cosmológicos nas escolas se faz oportuna e necessária. Enquanto a nova educação não se estabelece, precisamos inserir nas disciplinas do núcleo comum estudos sobre este tema, pois tornamo-nos testemunhas de fatos que afirmam, com toda a nitidez, o compromisso de uma mudança de consciência.

Assunto relacionado:  Consultor da Revista UFO expõe livros em bienal internacional

Este projeto é ambicioso, sem dúvida, porque vai abalar estruturas consolidadas e mentalidades resistentes. O nosso propósito é ensejar aos educandos a verdadeira compreensão da vida cósmica universal, corrigindo a presente visão distorcida do Universo, e atualizá-los sobre as pesquisas existentes. Quanto à sua operacionalização, pretendemos interferir nos currículos de 1° grau, integrando às ciências e aos estudos sociais assuntos denominados Introdução aos Estudos Cosmológicos. E de 5ª a 8ª séries, integrar às ciências, Geografia Humana e Política estudos exobiológicos como componentes da iniciação à Cosmologia, para um aprofundamento maior no ensino médio.

Para nós, do Centro de Estudos Exobiológicos Ashtar Sheran (CEEAS) e, acreditamos, para toda a Comunidade Ufológica – que doamos incansáveis horas de trabalho à busca da comprovação de vida em outros planetas –, a existência de civilizações superiores e os constantes aparecimentos dos objetos voadores no espaço são verdadeiras amostras de relacionamentos diplomáticos que nos convidam a escrever uma nova história.

TÓPICO(S):Edição 56
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

WhatsApp Image 2025 10 03 at 09.29.22
Apagão da NASA congela missão-chave para estudar o enigmático objeto interestelar 3I/ATLAS
Notícias
663b12a0 9fbf 420e b077 6bf689307043
Mergulhadores militares encontram local de queda de OVNI e guardam segredo por décadas !
Notícias
drones alemania ft
Alemanha em alerta após drones misteriosos invadirem o espaço aéreo
Notícias

Categories

Leia também

Vencedora do BBB 19 conta em vídeo encontro assustador com extraterrestres em Minas Gerais

A. J. Gevaerd
Por A. J. Gevaerd
3 minutos de leitura
f0f3214762ae280150083ca9e1d616de1663939491
EventosnotíciasSeções

Começa amanhã o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia! Corra que ainda restam algumas vagas!

Equipe UFO
Por Equipe UFO
10 minutos de leitura

Edição 284 – Mundo Ufológico

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura

Edição 287 – Imprensa Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 287 – Casuística Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 287 – Mundo Ufológico

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 286 – Imprensa Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
2 minutos de leitura

Edição 286 – Casuística Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up