Lançado o novo site da Revista UFO, com o maior conteúdo do mundo
Fonte: Arquivo UFO
No Dia Mundial dos Discos Voadores deste ano, 24 de junho, foi finalmente lançado o novo site da UFO, o Portal da Ufologia Brasileira [www.ufo.com.br], um projeto refinado e complexo que contempla todo o conteúdo produzido pela UFO e suas séries antecessoras em nada menos do que 35 anos de atividades editoriais. O trabalho ficou a cargo da agência Nerdweb, de Curitiba, uma das mais reputadas do Brasil, e demorou 10 meses para ficar pronto.
No novo Portal da Ufologia Brasileira se podem ler e acessar gratuitamente centenas de entrevistas com os maiores ufólogos do Brasil e do mundo, milhares de artigos sobre absolutamente tudo em Ufologia e incontáveis notícias, além de um monumental acervo de vídeos, documentários, fotos de UFOs e fotos dos leitores etc. O site ainda está passando por ajustes, mas já tem suas modernas funcionalidades disponíveis.
Sites científicos dão destaque para o Dia Mundial dos UFOs
Boa parte da Ufologia Mundial comemora o Dia Mundial dos Discos Voadores em 24 de junho, em honra ao avistamento de Kenneth Arnold naquele dia de 1947. Contudo, nos Estados Unidos, a data é celebrada em 02 de julho devido ao Caso Roswell — e foi esse o dia em que vários sites científicos publicaram artigos tratando dos UFOs. Em comum, de forma surpreendente para aqueles que ainda consideram a ciência uma inimiga da Ufologia, os textos defendiam que o enigma é digno de ser investigado.
No site Space.com, por exemplo, Kevin Knuth, professor de física da Universidade de Albany, comentou ter assistido a um vídeo de uma conferência na qual era descrito o caso do UFO que desativou os mísseis nucleares da Base da Força Aérea de Malstrom, em Montana. O texto discute o Paradoxo de Fermi e lembra a assertiva de Carl Sagan, de que alegações extraordinárias requerem provas extraordinárias. O articulista comenta que a Ufologia ainda não reuniu provas concretas, porém lembra que muitos governos ainda mantêm classificados casos de discos voadores, e que o assunto continua a ser tabu para boa parte da comunidade científica.
Por que devemos levar a sério avistamentos de UFOs
O texto também afirma que em 1977 Peter Sturrock, professor de ciência espacial e astrofísica da Universidade Stanford, mandou questionários sobre UFOs para 2.611 membros da Sociedade Astronômica Americana. Ele recebeu 1.356 respostas de 62 astrônomos, 4,6% do total, que haviam observado fenômenos aéreos inexplicáveis. E 80% estavam dispostos a investigar o assunto. O texto menciona países como o Brasil, Canadá, Dinamarca, França, Nova Zelândia e outros que já haviam divulgado seus arquivos ufológicos, menciona o Comitê Cometa francês e termina assegurando que os UFOs são um assunto digno de estudo científico. As revistas Popular Mechanics e Cosmos — esta com o título Por que Devemos Levar a Sério Avistamentos de UFOs —, igualmente publicaram longos artigos sobre a questão.
Gillian Anderson em nova produção sobre UFOs
Fonte: The Times
A atriz Gillian Anderson [Acima], após o imenso sucesso como Dana Scully na clássica série Arquivo-X, está de volta ao tema dos discos voadores no filme UFO (Story Mining & Supply Company, 2018). A produção estará disponível a partir de 04 de setembro em formato digital e em DVD, e nela Gillian interpreta a professora universitária Doutora Hendricks, especialista em matemática avançada. Um de seus estudantes, Derek (Alex Sharp) se envolve na investigação de um incidente ufológico no Aeroporto Internacional de Cincinnati. O estudante teve outro avistamento de UFO quando criança e passa a investigar o caso.
Incidente inspirado no caso do Aeroporto de O´Hare
Nesse meio tempo, testemunhas são identificadas e silenciadas por agentes do FBI liderados por Franklin Ahls (David Strathairn), que cuidam para que somente a versão oficial seja divulgada, acobertando o avistamento. O incidente mostrado no filme parece ter sido inspirado no caso do Aeroporto de O’Hare, em Chicago, ocorrido em 07 de novembro de 2006. Derek, em sua luta para escapar de seus perseguidores governamentais, terá o auxílio da namorada Natalie (Ella Purnell), e Hendricks, após ceticismo inicial, também será de grande ajuda com suas técnicas matemáticas para analisar casos ufológicos.
Últimos arquivos secretos britânicos são liberados
Fonte: MINISTRY OF DEFENSE
Após muito suspense, alimentando inúmeras teorias conspiratórias, o Ministério da Defesa britânico (MoD) [Abaixo] liberou o que afirma serem seus últimos arquivos ufológicos ainda mantidos classificados — uma das mais importantes revelações é a de que, entre 1947 e 1997, havia dois UFO Desks ou escritórios para tratar do assunto dos UFOs, e não um, aquele ocupado por Nick Pope — este era público e recolhia os relatos enviados por testemunhas civis; o outro era ultrassecreto e ocupado por oficiais de Inteligência que trabalhavam investigando possíveis ameaças alienígenas. O documento comprova como o Governo Britânico levava os UFOs muito a sério. Uma das maiores preocupações era a possibilidade de que nações inimigas, dentro do contexto da Guerra Fria, obtivessem acesso a UFOs acidentados e pudessem reproduzir sua tecnologia para atacar o Reino Unido e o Ocidente.
Monitorando atentamente todos os casos ufológicos
Um trecho da documentação liberada diz: “Monitorar todos os relatos em caso de no futuro essas ocorrências de fenômenos desconhecidos ou não entendidos serem exploradas por outras nações”. O texto é assinado por um comandante da Força Aérea Real Britânica (RAF), que alerta que um inimigo em potencial poderia desenvolver um dispositivo aéreo com as características dos UFOs, como altas velocidades e alta manobrabilidade, além de pouco retorno de radar. Os agentes eram orientados a observar essas características em relatos ufológicos, pois novas tecnologias desenvolvidas com base neles seriam muito úteis para a defesa — enfatizando sempre meios de propulsão revolucionários, capacidades furtivas e novas tecnologias explorando forças eletromagnéticas. O MoD fechou o UFO Desk “público” alegando que a investigação ufológica não havia revelado qualquer informação útil para a Defesa ou Inteligência.