Ginho, o ET de Varginha
Márcio Baraldi
Editora Grrr!, 2016
O universo ufológico pode ser visto por diversos prismas, mas seja qual for aquele que se escolha para estudá-lo, há um componente na Ufologia que normalmente passa desapercebido à maioria dos estudiosos — ela é lúdica. Além de mexer com o inconsciente profundo das pessoas devido ao seu alto valor simbólico, ela traz consigo a capacidade de nos fazer sonhar, desejar, rir. E rir, como já diz a antiga expressão, é sempre o melhor remédio. Principalmente quando se tratam de assuntos pesados e difíceis, como abduções, conspirações, segredos e guerras.
Pensando nisso, em 2007, o cartunista Márcio Baraldi se ofereceu para fazer tiras para a Revista UFO, acrescentando um toque bem-humorado à publicação. Nascia, ali, o Ginho, o ET de Varginha, que se tornou o xodó da revista, transformando-a em mais alegre e inteira. A UFO ficou bem melhor, mais atraente e moderna com as charges de Baraldi, sempre com Ginho dando seu recado. A ideia do artista, por sinal, não poderia ter sido melhor. Ele se inspirou no famoso episódio ufológico conhecido como Caso Varginha, de 1996, quando ETs foram capturados pelo Exército Brasileiro, e fez um dos alienígenas tomar o formato de um personagem fantástico.
Antenado com as novidades de nosso planeta, e particularmente do Brasil, o personagem vem dando seus pitacos, sempre de forma divertida, sobre casos ufológicos e acontecimentos brasileiros, com leveza e também com uma pontinha de crítica às esquisitices humanas. Baraldi recebeu por anos seguidos o prêmio Angelo Agostini, a premiação de quadrinhos e cartuns mais antiga e tradicional do Brasil, e trouxe sua experiência como cartunista do rock and roll para a Ufologia, em um casamento perfeito. O artista é também o criador dos personagens Roko-Loko e Adrina-Lina, que fizeram sua estreia em 1996, na revista Rock Brigade.
Ginho, o ET de Varginha reúne uma seleção dos melhores cartuns feitos para a Revista UFO em uma publicação colorida, divertida, de alta qualidade e que também conta, à sua maneira, um pouco de nossa sempre rica história ufológica. Os comentários de Ginho sobre o comportamento humano são atemporais e, portanto, sempre atuais. Esta é uma obra fundamental para que sempre tenhamos em mente que por mais sérios que sejam os assuntos, sempre é possível rir deles, ou com eles.
Mistérios da Arqueologia e da História
Preston Peet
Madras, 2016
As muitas dúvidas que temos sobre a verdadeira origem de nossa civilização não são completa e totalmente respondidas pela ciência. Embora acadêmicos gostem de afirmar que a primeira raça na Terra tenha sido a suméria, a verdade não é bem essa. Por todo o mundo há evidências de que povos anteriores conseguiram realizar maravilhas que mesmo hoje temos dificuldades de igualar. Mas quem foram eles?
A história oculta nos fascina e neste magnífico livro Preston Peet reúne um elenco de estrelas que inclui nomes como os de Erich von Däniken, Robert Schoch, Graham Hancock, David H. Childress e muitos outros, para questionar tudo o que sabemos sobre a história do mundo e das civilizações. Peet e seus colaboradores nos guiam por entre emocionantes aventuras arqueológicas, caças ao tesouro, mistérios antigos e tecnologias perdidas.
Peet nos fala sobre origens míticas e históricas, cataclismos e migrações, tecnologias e contatos, instrumentos científicos ancestrais, acobertamentos arqueológicos, pirâmides etc. O livro é uma verdadeira viagem ao nosso passado desconhecido.