por Thiago Luiz Ticchetti
Luz não identificada assusta moradores do interior do Paraná
No dia 05 de maio, quatro pessoas na região de Palmitópolis, no oeste do Paraná, relataram ter visto um UFO quando retornavam de uma festa de aniversário. As testemunhas perceberam uma luminosidade que diminuía e aumentava de tamanho, chegando a ficar tão intensa que dava para ver uma plantação de milho existente no local. Os observadores, que pediram para não ser identificados, relataram o que viram para a equipe de reportagem daRádio Club, contando que o artefato emitia um som parecido com o do papel de seda quando é amassado. Para elas, aquilo ficou a maior parte do tempo estático, mas em alguns momentos fazia movimentos no sentido vertical. Ainda segundo alguns do grupo, eles tentaram se aproximar do suposto UFO, mas quando isso acontecia, ele diminuía de tamanho, ficando como uma bola de tênis — e quando as pessoas se afastavam, a luz aumentava, ficando com um diâmetro de até 5 m. Ainda segundo informações da equipe daRádio Club, já foram relatadas manifestações de luzes em diversas ocasiões no local, sendo que em um dos casos um agricultor foi perseguido por uma esfera luminosa e, em outro, uma pessoa avistou um artefato metálico se movendo rente ao chão. Era parecido com duas antenas parabólicas sobrepostas.
UFO filmado no México
Um objeto voador não identificado foi flagrado sobre a cidade mexicana de Tijuana no dia 17 de julho. A filmagem, que já corre em vários sites de vídeos e foi inclusive matéria jornalística na rede de TV Televisa, a maior do país, mostra as evoluções de um suposto UFO em plena luz do dia. Segundo testemunhas ouvidas pela reportagem, Javier Martínez tinha acabado de chegar em casa quando viu o artefato no céu. Ele pegou sua câmera e começou a gravar. “O curioso é que não deu para definir a forma daquilo, pois no vídeo parecia que era triangular e depois discoide”, disse Martínez. As imagens já estão sendo analisadas.
Objeto surge na Austrália
Por volta das 14h00 de 06 de julho, Timothy Laszlo, morador de Campbelltown, Austrália, registrou com sua câmera de vídeo um estranho objeto luminoso no céu. A princípio pensou se tratar de um avião refletindo a luz do Sol, mas logo a possibilidade foi descartada. “Assim que ele começou a ir para frente e para trás, a subir e descer, vi que não era avião. O brilho era intenso”, relatou Laszlo. Segundo o grupo ufológico australiano Tuggerah Lake UFO Group (Tulufo), as imagens impressionam.
Registro na Noruega
Uma filmagem feita em fevereiro de 2012, mas que só foi divulgada em julho, está deixando muitos especialistas surpresos. Uma esquadrilha de UFOs teria sido gravada perto da cidade de Narvik Abisko, onde se situa um parque com o mesmo nome. As imagens, pobres em qualidade, mas ainda assim impressionantes, mostram múltiplas luzes misteriosas saindo de um objeto maior que está entre as nuvens. O vídeo apresenta dezenas de esferas brilhantes sobre o horizonte — mas sua origem e a da nave-mãe ainda são um mistério. Vale lembrar que, em 2009, os mexicanos Pedro Hernandez e Alfredo Carrillo filmaram algo parecido sobre a Cidade do México.
UFO sobre a China
Um objeto voador não identificado deixou em alerta as autoridades chinesas no dia 17 de junho. Durante cinco minutos o artefato cortou os céus chineses em uma aparição que foi filmada com um celular por uma família na província de Guangxi. A maior rede de TV do país, a CCTV, noticiou o evento e informou que alguns aviões de combate decolaram para investigar o suposto UFO. Mas, quando chegaram ao local do registro, o objeto havia sumido. Alguns especialistas disseram que se tratou apenas de um meteorito, o que é contestado pelos ufólogos — afinal, para que enviar caças para interceptar um meteorito?
Nave triangular no Texas
Uma aeronave triangular foi observada ao sul da cidade de Gatesville, Texas, por volta das 05h30 de 06 de junho, por um motorista que se encontrava na Rodovia 116. “Eu estava voltando de Pidcoke quando vi o objeto. Pensei que fosse um avião, pois só podia ver a luz lateral. Quando fiz uma curva, vi com muito mais clareza aquilo. Não era um avião. Foi aí que o fotografei com meu celular”, disse Jake Curtis ao jornal Gatesville Messenger. Ainda segundo Curtis, o artefato se movia lentamente e em zigue-zague. Apresentava três luzes brancas extremamente brilhantes embaixo e uma fileira de luzes no que seria a frente do triângulo.
Finlândia invadida
Em 05 de maio, oito luzes voando em formação foram vistas sobre a cidade de Helsinki, capital da Finlândia, por cerca de dois minutos. As luzes, com brilho de cor amarela constante, cruzaram a cidade e depois voaram sobre o mar. Cinco delas estavam em formação de X, enquanto as outras três em V. Segundo informações de sites de notícias finlandeses, mais de 200 pessoas teriam telefonado para a polícia de Helsinki para relatar o avistamento, mas as autoridades não souberam explicar sua origem. Até o momento não se tem ideia do que eram as luzes.
Flotilla filmada na Austrália
Um estudante na Universidade de Canberra filmou uma flotilla de UFOs sobre a cidade em 07 de julho, por aproximadamente 20 minutos. O jovem de 21 anos disse ao jornal The Canberra Times que as luzes eram muito brilhantes e que pensou serem sinalizadores. “Um dos objetos tinha uma luz vermelha embaixo. De repente, ele começou a mudar de forma e os demais começaram a segui-lo”, relatou a testemunha. Os aparelhos, que se moviam lentamente, pararam e permaneceram assim por mais de 10 minutos. O jornal ainda levantou a hipótese de que poderiam ser os novos helicópteros que patrulham a cidade, que estavam em treinamento naquele dia. Mesmo assim, segundo o periódico, a Força Aérea Australiana informou que irá investigar as fotos e colher testemunhos do evento.
Helicópteros perseguem UFOs
Um vídeo feito no dia 08 de julho está sendo analisado não somente por ufólogos do mundo todo, mas também pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos. Cinco amigos registraram três luzes muito brilhantes sobre o destino de milhões de turistas, Hollywood. As imagens, de muita qualidade, mostram quando as luzes param e de repente surgem helicópteros que ficam muito próximos a elas, como se as estivessem investigando. “Estávamos observando o pôr do Sol quando vimos as luzes. Começamos a filmar aquilo, pois elas eram bem diferentes de qualquer coisa que já tínhamos visto. De repente ouvimos sons de helicópteros e, para nossa surpresa, eles ficaram cara a cara com elas”, disse uma das testemunhas. Esses UFOs esféricos têm sido vistos e filmados em diversas partes do mundo, em esquadrilhas de até dezenas de objetos. Só em julho, relatos e filmagens semelhantes às dos jovens de Hollywood foram feitos na Rússia, China e Japão.