por Thiago L. Thicchetti
Luz não identificada queimou plantação de café no sul na Bahia
Um evento significativo teria ocorrido na noite de 21 de janeiro na cidade deItamaraju, extremo sul da Bahia, quando o lavrador Delmar Luiz Tonini, 64 anos, proprietário da Fazenda Tonini — a 12 km da cidade do município —, observou um grande clarão na área. A testemunha entrou em contato com sua filha e explicou o ocorrido, pensando que alguém estaria promovendo alguma festa e soltando fogos de artifício próximo de sua fazenda. Dias após o acontecimento, trabalhadores que davam manutenção à propriedade acharam uma área queimada em formato de círculo na plantação de café e informaram a Tonini, que constatou a anomalia. Assim, resolveu procurar amigos da imprensa de Itamaraju e relatou o fato.
O radialista Sivaldo Miranda e o cinegrafista Lênio Cidreira acabaram por entrevistá-lo e se espantaram ao ver que a parte do cafezal afetada apresentava apenas o topo das plantas queimadas. Técnicos confirmaram que os pés de café só foram atingidos por alguma fonte de calor na parte de cima, sendo que seus caules e a vegetação rasteira ficaram intactos. “É como se algo tivesse sobrevoado a plantação, mas não pousado”, disse Tonini.
Alienígena no Marrocos
O jornal marroquino Morocco World News publicou uma história no mínimo intrigante. Segundo nota de 02 de fevereiro, um casal da cidade de Kenitra, na região de Gharb Chrarda Beni Hssen, teria tido um encontro com um alienígena em uma estrada. Hamadi Akrandi e sua esposa voltavam para casa quando viram uma imensa esfera luminosa sobre a rodovia. Após pararem o carro, um estranho ser de fisionomia humana teria surgido em frente ao veículo. A lembrança seguinte de ambos é verem o artefato subindo e disparando no céu, sem deixar rastros. Estudiosos acreditam tratar-se de uma abdução, mas devido à dificuldade de informações sobre o caso, ainda não se pode afirmar nada — apesar de o fato ter sido manchete em jornal de grande circulação no país.
UFO avistado por astrônomo
Segundo o site do jornal argentino UNO Entrerios [www.unoentrerios.com.ar], Cesar Fornari, aficionado por astronomia e titular do Observatório Galileu Galilei, relatou ter avistado e fotografado um estranho artefato voador não identificado sobre a cidade de Oro Verde, município da província de Entre Rios, em 11 de fevereiro. O fato ocorreu entre 13h10 e 13h40. Era um curioso objeto a uma altitude de 20 graus, que tinha um brilho destoante do resto do céu. “Cheguei a pensar que se tratava de um saco plástico que voava a grande altitude, levado pelo vento, mas logo descartei a ideia ao perceber que aquilo começou a fazer uma trajetória em U”, disse Fornari.
Objeto volta a ser visto
Uma nova observação ocorreu no dia seguinte ao caso de Oro Verde, 12 de fevereiro, e também ganhou destaque nos jornais argentinos. Agora foi a vez de Maria Salzamann, funcionária do Clube do Automóvel, relatar o avistamento de um aparelho não identificado — talvez até o mesmo do dia anterior. O fato ocorreu na cidade de Paraná, também na província de Entre Rios. “Fui trabalhar no período noturno, e quando estava no pátio da empresa em minha hora de descanso, olhei para cima e vi algo passando muito rápido”, disse. Perplexa, também afirmou que a luz era muito forte e compacta, mas que não brilhava. Maria disse ainda que o artefato não se parecia com nada que já tinha visto antes. “Apesar da sua velocidade, posso garantir que não se tratava de um avião ou helicóptero”. O avistamento durou entre seis e sete segundos. A Argentina está passando por uma das maiores ondas ufológicas de sua história — há mais de três meses relatos têm sido registrados.
Formação na Flórida
Uma possível esquadrilha de UFOs foi fotografada sobre a cidade de Homestead, Flórida, em 16 de fevereiro. Segundo o autor da imagem, que não quis se identificar, ele estava caminhando para o trabalho quando viu as luzes no céu. “Achei estranho e por isso resolvi fotografá-las, pois se moviam em zigue-zague em diferentes direções. Certamente não eram aviões”, disse. Na cidade se localiza uma das principais instalações militares dos Estados Unidos, a Base Aérea de Homestead, da Força Aérea Norte-Americana (USAF), nos arredores da qual são comuns avistamentos ufológicos — que, evidentemente, nunca são confirmados.
Policiais perseguem UFO
Segundo o jornal eletrônico mexicano La Voz de La Frontera [www.lavozdelafrontera.com.mx], em 24 de janeiro um UFO mobilizou grande parte dos policiais da cidade de Mexicali, no estado de Baja Califórnia, por causa de dezenas de relatos de cidadãos comunicando a presença de um estranho artefato no céu. Alejandro Noriega, comandante-geral da polícia municipal, informou que os primeiros relatos vieram de locais próximos ao aeroporto da cidade — câmeras de segurança espalhadas pelo município filmaram e gravaram o avistamento. Uma das testemunhas é o próprio comandante-geral de polícia Martín Ruelas. Logo teve início uma frenética perseguição ao intruso, que envolveu várias viaturas. Mas quando se aproximavam do UFO, ele acelerava e surgia em outra parte da cidade. Noriega entrou em contato com as autoridades aeroportuárias mexicanas e norte-americanas, que decidiram investigar o caso. Não se sabe se as imagens gravadas pelas câmeras de segurança serão divulgadas.
Objeto filmado na Alemanha
Um vídeo obtido na Alemanha mostra com clareza impressionante o avistamento de um possível UFO. Segundo o ufólogo alemão Michael Hesemann, correspondente internacional da Revista UFO naquele país, as imagens são muito nítidas, mas falta uma investigação mais profunda para se concluir alguma coisa. Na filmagem, feita em 10 de fevereiro sobre a cidade de Düsseldorf, se pode ver um UFO com várias luzes laterais e uma no alto — parece ser um objeto de forma de cone. “Não podemos afirmar nem que a imagem seja verdadeira, mas a nitidez é realmente surpreendente”, disse Hesemann.
UFOs em Chicoana
De acordo com o site do jornal argentino El Tribuno [www.eltribuno.info], vários objetos voadores não identificados foram vistos sobrevoando o céu de Chicoana, cidade da província de Salta marcada por ocorrências de agroglifos nos últimos anos. O fato se deu em plena luz do dia e à baixa altitude. O incrível evento, ocorrido em 30 de janeiro, foi visto por dezenas de trabalhadores da prefeitura da cidade, enquanto realizavam uma inspeção rotineira no bairro La Candelária. Não distante dali, um grupo de moradores fotografou um artefato cilíndrico que voava para frente e para trás. Os casos ocorreram entre o meio-dia e o entardecer. “São muitos avistamentos, mas o mais estranho é que se passam à luz do dia. Estamos começando uma investigação profunda”, disse o pesquisador Raul Vargas.