Rodrigo Fuenzalida
Muito boa a entrevista com o ufólogo chileno Rodrigo Fuenzalida, A Ação de Seres Extraterrestres é Intensa e Desconcertante no Território Chileno, na seção Diálogo Aberto de UFO 182. Ele está coberto de razão quando diz, citando Jacques Vallée, que “o Fenômeno UFO é muito mais do que metais e parafusos”. Sua definição da visão que busca explicações tecnológicas para um fenômeno que as transcende, afirmando que ela pode estar nos cegando para coisas muito maiores, é perfeita.
Maria Solange Castro,
São Paulo (SP)
Parabéns ao entrevistado Rodrigo Fuenzalida [Foto ao lado] por sua objetividade e praticidade com a questão ufológica, e também ao entrevistador Wander Alcaraz pela excelente matéria. Fuenzalida tem grande responsabilidade sobre a aceitação que o Fenômeno UFO tem hoje em seu país. Sou testemunha de que no Chile há uma grande abertura ao tema e que as pessoas relatam seus casos sem temor, apesar de ainda haver muita contaminação pela imprensa, como lembra o entrevistado.
Jacob Muller,
por e-mail
UFO 182
O tema dos agroglifos ou círculos ingleses é um dos mais fascinantes de toda a Ufologia, e foi exemplarmente bem apresentado na edição UFO 182, em artigo de Thiago Luiz Ticchetti. A capa que ilustrou a matéria, de Rafael Amorim, também foi uma excelente escolha. Sugiro à Revista UFO publicar sempre artigos sobre esse incrível tema.
Nicolas Teruya,
por e-mail
Paulo Kronemberger
Nossa família está muito grata pela homenagem dedicada ao querido Paulo Kronemberger em UFO 182, que partiu tão de repente, deixando tristeza em todos [Texto A Ufologia Perde Dois Homens Que a Ajudaram a se Transformar no Que é Hoje, na Mensagem do Editor de UFO 182]. Inúmeras vezes ele se referiu muito carinhosamente ao editor da UFO A. J. Gevaerd, contando que era um jovem super interessado e incansável em fazer suas palestras nos eventos que organizava, nos anos 80 e 90. O apoio dos amigos da Ufologia Brasileira sempre ajudou Kronemberger, e Gevaerd era um dos muito especiais e com quem ele sempre podia contar. Quero agradecer por tudo o que a Revista UFO fez por ele, em meu nome e no de meus filhos Sandra, Daniel, Míriam e Miguel. E que a carreira do editor, seus ideais e a UFO continuem avançando sempre, levando conhecimento sobre Ufologia ao povo brasileiro. Com carinho e agradecimento, despeço-me.
Sonia Regina G. Kronemberger,
São Paulo (SP)
Budd Hopkins
É com tristeza que vemos deixar esse plano o grande pesquisador das abduções alienígenas, conforme nos narra o editor A. J. Gevaerd em sua mensagem na edição UFO 182, A Ufologia Perde Dois Homens Que a Ajudaram a se Transformar no Que é Hoje. Hopkins parecia, de fato, muito sintonizado com o pensamento de nossos visitantes extraterrestres. Suas conclusões sobre os ETs, obtidas com muita pesquisa, sempre se provavam corretas. Tive a oportunidade de conhecê-lo em uma de suas várias viagens ao Brasil, quando apresentou seu trabalho e demonstrou progressos incessantes na compreensão
da presença alienígena na Terra.
Zélio Tadeu Nunes,
Curitiba (PR)
O mistério dos agroglifos
Excelente o texto do consultor da Revista UFO Thiago L. Ticchetti sobre o mistério dos círculos ingleses, Agroglifos, em UFO 182. O autor foi particularmente feliz ao lembrar a história dos velhinhos Doug Bower e David Chorley, os sexagenários que ainda hoje a imprensa mundial e grupos céticos tendenciosos apontam como autores de figuras cuja complexidade desafia até mesmo gênios. Grande piada!
Sueli Campello Machado,
por e-mail
Thiago Ticchetti fez um excelente trabalho de pesquisa dos agroglifos em seu texto Agroglifos, de UFO 182. A citação de inúmeros casos e do pensamento de tantos pesquisadores enriqueceu a matéria. Porém, gostei muito de vê-lo desafiar as pessoas que tentam desacreditar o fenômeno, taxando-o de fraudes. Foi impecável.
José Abreu Nunes,
Campinas (SP)
Visitantes de dormitório
Até que enfim a Revista UFO adentra para valer nesse importante campo das abduções alienígenas. Gostei muito do texto dos convidados especiais argentinos Eduardo Grosso e Liliana Flotta em UFO 182, As Visitas de Dormitório Revelam a Verdadeira Intenção dos Alienígenas, em que tratam pormenorizadamente da questão. Concordo com os autores quando dizem que as pessoas submetidas ao processo das visitas de dormitório possuem elevado quociente intelectual, e que também é comum que tenham o mesmo grupo e fator sanguíneo, como já li em outros trabalhos. Agora, é necessário saber por que, afinal, nossos visitantes escolhem pessoas com tais características.
Neuza Maria Pinto,
Canoas (RS)
Um dos mais interessantes aspectos das visitas de dormitório, como foi dito no texto As Visitas de Dormitório Revelam a Verdadeira Intenção dos Alienígenas, de UFO 182, é que geralmente ocorrem com pessoas de elevado QI — gente que tem inteligência acima da média. No entanto, também surpreende o fato de que os ETs tenham preferência por pessoas portadoras de grupos e fatores sanguíneos específicos.
Euvita Sésamo Canto,
por e-mail
Mudanças na Revista UFO
Quando vi a capa da edição UFO 180, fiquei impressionado com tanta perfeição na reprodução do cenário da Ilha de Trindade — e melhor ainda, em cores. Quero parabenizar o artista Rafael Amorim pela ilustração. Gostaria também de dizer que o que faltava à UFO agora já não falta mais ao ter a publicação aumentado seu número de páginas para 68. Esse era um pedido de muitos leitores, como eu. Parabéns à Equipe UFO por manter a publicação há décadas.
José Adauto Silva,
Bezerros (PE)
Aumento de preço em 31% por edição, embora com maior número de páginas, vai de encontro ao poder aquisitivo do brasileiro. É provável que a revista se torne a mais cara do país. Infelizmente, apesar de ser leitor fiel da UFO, tendo todas as edições de suas diversas fases, comprei o meu último exemplar nesse mês.
Carlos Olímpio de Almeida Alves,
por e-mail
Resposta do editor — Lamentamos o aumento no preço, mas apenas essa medida foi capaz de dar viabilidade e mais estabilidade à revista em sua nova fase, uma vez que, ao contrário de todas as publicações do mundo, UFO não conta com anúncios publicitários — que garantem a receita que mantém qualquer revista.
Caso Villas Boas
Quero fazer uma crítica construtiva ao trabalho de vocês dizendo que repetem muito, em suas edições, o interessante Caso Villas Boas, em que o protagonista foi levado a bordo de um UFO e lá teve relações sexuais com uma mulher extraterrestre, para depois ser abandonado pelos seus raptores. O caso é muito interessante, mas já o conhecemos bem. Também gostaria de sugerir que fizessem uma republicação do Caso Varginha em uma das próximas edições da UFO Especial.
Lucas S. Roberto,
São José do Rio Preto (SP)
Videoteca UFO
Comprei a fantástica série Extraterrestres no Passado, com os cinco DVDs sobre a ação de outras espécies cósmicas na antiguidade do planeta [Títulos As Evidências, Os Visitantes, A Missão, Os Contatos e O Retorno]. Achei o material de elevadíssimo nível, especialmente porque, ao contrário do que foi apresentado pelo The History Channel, eles são os episódios inteiros e sem cortes, fornecidos diretamente pelo produtor. As versões completas de 90 minutos mostram de forma definitiva que temos sido sempre visitados por avançadas raças de ETs. Parabéns à Equipe UFO por mais esse lançamento.
Elias Levi Mateus,
Rio de Janeiro (RJ)
Sensacionais os novos DVDs da Videoteca UFO, Destino Terra 2, Intrusos no Céu e Penetrando nos Segredos dos Incas, que adquiri assim que saíram. Gostei de todos, mas fiquei particularmente impressionado com Destino Terra 2 [Código DVD-047 da coleção Videoteca UFO. Confira na seção Shopping UFO desta edição e no Portal UFO: ufo.com.br], que traz estarrecedoras evidências de que extraterrestres observam nossas ações bélicas, chegando a impedir ou sabotar testes nucleares. O pior é que os governos das superpotências sabem disso — e sabem também que está próximo o dia em que terão
que revelar toda a verdade ao mundo.
Josué Arcanjo,
por e-mail
Gostaria de sugerir que os DVDs da coleção Videoteca UFO fossem dublados, pois melhoraria bastante o entendimento dos temas. Se fossem, eu compraria todos. De toda forma, parabéns pelo trabalho que vocês têm feito.
Júlio Sampaio,
por e-mail
Contatos no espaço
Gostei do texto sobre o contato entre os cosmonautas russos e ETs no espaço, da edição UFO 154, Encontros no Espaço. Especialmente sobre a oportunidade de se manter contato definitivo com nossos visitantes, que os russos perderam.
César A. S. Sampaio,
São Paulo (SP)
Sugestões dos leitores
Quero sugerir novos artigos sobre John Lear e Milton Willian Cooper, sobre os quais a publicação nunca tratou. O primeiro é um piloto norte-americano que afirma que fomos “vendidos” aos extraterrestres. O segundo asseverou ter sido agente secreto da Marinha dos Estados Unidos e escreveu o livro Behold a Pale Horse [Cavalgando um Cavalo Branco, Horus House, 1988]. Cooper afirmava que o governo norte-americano colocaria implantes em todo mundo caso os extraterrestres invadissem a Terra, pois assim teria controle total sobre as pessoas.
Edson Mateus,
por e-mail
Resposta do editor — A edição UFO 010, de julho de 1990, conteve um longo e detalhado artigo de Milton Willian Cooper, intitulado O Governo Secreto do Mundo e os UFOs. Quanto a John Lear, está no prelo para breve publicação uma entrevista com o piloto de testes norte-americano.
Os leitores comentam
Parabéns pelo Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br], que está muito bonito e interessante. Queria dizer isso porque a Equipe UFO merece nossa admiração, pois, se não fosse por vocês, jamais saberíamos tudo o que se passa por aí no mundo da Ufologia.
Iara Vega,
por e-mail
Leciono no nível médio no Rio de Janeiro e sou estudioso amador de astronomia. Acredito na existência de vida extraterrestre, com até desenvolvimento tecnológico e espiritual maior do que o nosso, meros corpos de carbono. A ideia antropocêntrica do ser humano um dia vai cair. O que fizeram com Galileu Galilei, há 500 anos, foi terrível. Às vezes, durante minhas aulas de física, chego a sentir como ele deve ter sofrido.
Julio Cesar Ururahy,
Rio de Janeiro (RJ)
O Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br] ficou muito ruim. A gente visita ele uma vez e já não tem empolgação para voltar. O antigo era muito melhor.
Izaias Felipe,
por e-mail
Experiências ufológicas
Sou militar e presenciei algo estranho em 1989. Estava de serviço em um posto da Escola de Sargentos das Armas (ESA), próximo do Rio Verde (MG), em um local onde havia muitas árvores. O fato se deu de madrugada, após a meia noite. De repente chegaram correndo em minha direção dois militares, que também estavam de serviço naquela noite, gritando meu nome e pedindo para que visse algo inusitado. Havia uma coisa se deslocando entre as árvores na margem do rio, que divide a cidade de Três Corações ao meio, tendo a ESA ao seu lado. Não conseguíamos ver a tal coisa, porém a sentimos e observamos que se deslocava quebrando os galhos e entortando os caules das plantas, como se fossem de borracha. Nós apontávamos em sua direção, mas não conseguíamos visualizar corretamente. Quase chegamos a atirar naquilo, mas não sabíamos exatamente onde.
Jorge Carneiro Rocha,
Três Corações (MG)
Em 31 de maio passado, por volta das 14h00, avistei um objeto metálico no céu que, de repente, começou a aumentar sua velocidade de forma estrondosa. Ele ficou em exposição por mais ou menos dez minutos e depois desapareceu. Tenho o hábito de olhar para o céu quando está bem limpo e sempre vejo algo, só que não sei o que é.
Benedito Domingos Braz,
por e-mail
Morro de medo disso tudo, mas é bom saber, não é? Deixar de acreditar em uma coisa não faz com que ela deixe de existir. Logo, é preciso conhecer os fatos para se precaver. Achei o conteúdo da UFO muito bom, conciso e atualizado. Parabéns!
Érica Santana de Souza,
por e-mail
Esqueleto extraterrestre
A UFO, em sua edição 104, de novembro de 2004, publicou a reportagem Estranho Esqueleto Causa Polêmica. Foi uma matéria que assinei na época e que agora, sete anos depois, desejo complementar com uma informação importante: foi finalmente desvendado o mistério. Professores de uma universidade paulista deram seu parecer sobre o caso. O artigo de 2004 afirmava, entre outras coisas, que a população de Uberaba (MG) estaria apreensiva com o esqueleto de um suposto ET no Museu de História Natural Wilson Estevanovic, uma instituição particular da cidade. Agora, o esclarecimento da verdadeira natureza do esqueleto veio do professor João Monteiro de Pina Neto, mestre e doutor em genética pela Universidade de São Paulo (USP). Ele tem vasta experiência em genética médica, citogenética humana e anomalias congênitas, e após examinar as fotos enviadas, escreveu: “Afirmo que se trata do feto de um ser humano que apresenta uma doença genética dos ossos por mutação do gene FGFR3, um receptor do fator de crescimento de fibroblastos, essencial para a formação do esqueleto”. Ele acrescentou que a doença, chamada nanisno tanatofórico, é letal. Assim, está aí o final da polêmica: o esqueleto do suposto ET é, na verdade, de um ser humano.
Paulo de Carvalho Nogueira,
Uberaba (MG)
UFOs no Pantanal
Quanto ao artigo UFOs e Sondas em Ação no Pantanal, de Luis Vieira de Matos, publicado em UFO 182, gostaria de saber se algum membro da Equipe UFO chegou a ir à Fazenda São Francisco para apurar o que ocorreu naqueles 10 minutos de manifestação da intensa luz, enquanto o UFO permanecia sobre os silos. Também pergunto se alguém da fazenda se manifestou a respeito? Se houve mudança de comportamento nas testemunhas ou algum sintoma estranho, como dor de cabeça? Se desapareceu alguma mercadoria da propriedade ou se os ocupantes do UFO levaram alimentos dos silos? E se houve alteração nos grãos ali guardados, inclusive em sua coloração, cheiro etc.
Silvia Colavite,
por e-mail
Resposta do autor — Ao que se sabe, ninguém da Fazenda São Francisco se manifestou sobre o ocorrido e não ocorreram quaisquer alterações físicas ou fisiológicas nas testemunhas. Aparentemente, nada foi levado dos silos da propriedade, e quanto a possíveis mutações nos grãos ali guardados, essa pergunta específica não foi feita na investigação. Mas, se tivesse havido qualquer alteração, isso teria sido revelado. Acrescento que em 10 de agosto passado, às 13h20, visitei pessoalmente a fazenda para checar os silos e o terreno, não constatando qualquer coisa anormal que chamasse a atenção. Na ocasião surgiu um trabalhador da propriedade, que se identificou apenas como Floriano e informou que aquela não era a primeira vez que algo do gênero acontecia na área, como descrito no artigo UFOs e Sondas em Ação no Pantanal, de UFO 182. Segundo o operário, por duas ou três vezes o fato se repetira e lá haviam estado “gringos fazendo perguntas”, em suas palavras. Informações recolhidas em Corumbá e Miranda, cidades do Pantanal, dão conta de que luzes não identificadas são comuns naquele trecho da BR 262, com maior incidência na zona que inclui a Fazenda São Francisco.
O LEITOR PERGUNTA
PERGUNTA Gostaria de saber o que leva a Equipe UFO a acreditar veemente em relatos e fotos distorcidas de supostos UFOs, que apuram e recebem? Não quero contestar seu trabalho, mas sim entender. O assunto me atrai por algum motivo e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Mariana de Sousa,
por e-mail
RESPOSTA De forma alguma a Equipe UFO acredita e aceita “veementemente” e sem uma profunda pesquisa as fotos e relatos que recebe. Aliás, a palavra acreditar não é apropriada em Ufologia, onde o que vale são os fatos em si, não o que se crê deles. A Equipe UFO recebe regularmente, tanto por correio quanto através de área de contato de seu site, o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br], uma infinidade de fotos, vídeos e relatos de supostas ocorrências ufológicas. Mas apenas após uma detalhada avaliação das imagens — realizada pela Equipe de Especialistas em Análise de Imagens da Revista UFO —, é que podemos aceitá-las. E mais de 90% delas são descartadas de imediato, pois têm evidentes explicações. Os 10% restantes são analisados de maneira criteriosa. Já com os relatos de ocorrências ufológicas a situação é um pouco mais complicada, porque sua análise depende de entrevistas com as testemunhas, e a Equipe UFO as realiza sempre que possível e a natureza do caso indicar algo de interesse para a Ufologia.
A. J. Gevaerd,
editor
TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR
Gostei muito da edição de outubro, UFO 182, que além de uma bela capa e excelente entrevista, ainda teve uma justa homenagem aqueles homens que fizeram a Ufologia ser o que é. Parabéns por tudo e continuem assim.
Salete Lemos,
Anápolis (GO)
Ainda os tais agroglifos? Fala sério! Esse deve ser o tema preferido do editor, que anda sem assunto e por isso publica textos sobre fraudes já reconhecidas. Vocês precisam aprender mais sobre isso com os circlemakers Doug e David. Os velhinhos são fera!
Marcelo Fogaça,
Atibaia (SP)