Por Fábio A. Gomes
Este é o novo formato da seção Imprensa Ufológica da Revista UFO, anteriormente sob responsabilidade do consultor Renato Alonso Azevedo — que agora assina a seção Mundo Ufológico. Mensalmente apresentaremos neste espaço resenhas de obras selecionadas sobre a pesquisa da presença alienígena na Terra, nacionais e estrangeiras. Pelo menos um dos livros será sempre um lançamento e, o outro, um clássico. Iniciamos esta edição de Imprensa Ufológica com o mais novo trabalho de Erick von Däniken e um livro histórico indispensável de J. Allen Hynek.
A História Está Errada
Erick von Däniken
Idea Editora, 2010
Após mais de quatro décadas do lançamento de Eram os Deuses Astronautas?, Däniken volta à carga mantendo seu conhecido tom questionador, agora até mais incisivo do que em seu clássico livro — prova disso é o título da nova obra, que se dá em modo afirmativo e não interrogativo: A História Está Errada. O livro aborda a história conhecida oficialmente pela humanidade e aponta com veemência a necessidade dela ser revista, incorporando a participação de seres extraterrestres na trajetória da evolução humana.
Um dos pontos atacados por Däniken está relacionado com a incapacidade de civilizações teoricamente menos avançadas, como a de nossos antepassados, construírem templos e monumentos impossíveis mesmo sob a ótica da ciência e da engenharia modernas — obras que engenheiros atuais, utilizando a mais sofisticada tecnologia, levariam muito mais tempo do que o utilizado em épocas ancestrais — e com muito mais imperfeições. Teria havido interferência de civilizações mais avançadas do que nós nesse processo, já naqueles tempos? Seriam essas civilizações de fora de nosso planeta? Eis um tema que desperta muita curiosidade e polêmica, e que Däniken retoma neste trabalho.
O autor também faz uma avaliação do livro bíblico de Enoque, tão antigo quanto a própria Bíblia, principalmente sobre o que ele considera o relacionamento entre mulheres humanas e seres tidos como anjos, narrado no texto. “Quem seriam esses anjos? Seres de carne e osso? E de onde vieram?”, pergunta Däniken, que também oferece a resposta: eram alienígenas que acompanhavam a humanidade. Ele também faz referência ao manuscrito Voynich, misterioso livro que teve o primeiro registro de sua existência datado do século XVI. O autor tenta entender aspectos de sua origem e significado.
Enfim, em A História Está Errada Däniken nos faz repensar se o que aprendemos oficialmente — na escola e em nossas vidas cotidianas — é a verdade sobre nosso passado ou apenas uma forma de nos manter longe dela.
Ufologia: Uma Pesquisa
Científica
J. Allen Hynek
Nórdica Editorial, 1982
Eis um livro que deveria ser referência para todo ufólogo. A obra contém a primeira tentativa científica de sistematizar relatos de avistamentos de UFOs em dados e padrões quantitativos. O norte-americano J. Allen Hynek era astrônomo e participou do Projeto Livro Azul [Blue Book] da Força Aérea Norte-Americana (USAF), averiguando casos ufológicos. Como se sabe, o relatório final do Projeto refutava a hipótese extraterrestre para os casos, mas Hynek apontou motivos puramente políticos para essa conclusão. Foi a partir daí que chegou à conclusão de que uma parcela dessas ocorrências não tinha explicação, rejeitando a postura da ciência de não investigar o fenômeno a fundo.
Ufologia: Uma Pesquisa Científica apresenta, de forma inédita, um estudo sobre os tipos de fenômenos que ocorrem em conexão a avistamentos ufológicos, desde efeitos eletromagnéticos a alterações no meio ambiente. Hynek separa os UFOs em luzes noturnas, discos diurnos e observações visuais combinadas com registros de radar, e ainda os classifica entre contatos imediatos de primeiro grau, segundo grau e terceiro grau — hoje o Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), que publica a UFO, já tem implantada uma classificação que vai até contatos imediatos de quinto grau [Veja matéria nesta edição].
Na classificação de J. Allen Hynek, os contatos de primeiro grau são os avistamentos a distância, os de segundo ocorrem quando o UFO deixa marcas físicas, e os de terceiro grau são os encontros efetivos com os tripulantes das naves. Não é à toa que ele foi consultor científico de Steven Spielberg no clássico Contatos Imediatos de Terceiro Grau [1977], no qual, inclusive, fez uma ponta na cena do encontro final — ele é o senhor que está fumando um cachimbo quando o UFO pousa.
Ufologia: Uma Pesquisa Científica é uma obra de raro conteúdo e ótimo método de investigação. Se existisse um curso superior de Ufologia, seria livro de referência, pois indica a seriedade com que o estudo deveria ser tratado por todos os ufólogos.