por Paulo R. Poian
CONFIRMADO EXOPLANETA SIMILAR AOS EXISTENTES NO SISTEMA SOLAR
Um grupo internacional de cientistas, com participação brasileira, descobriu um exoplaneta com temperaturas que variam entre -20º C e 160º C, com a máxima muito acima do encontrado na Terra, mas muito abaixo da que existe em gigantes gasosos, planetas do tipo “Júpiter quente”. Através de observações feitas com um telescópio espacial, o novo planeta, denominado Corot-9b, tem o tamanho aproximado de Júpiter e uma órbita parecida com a de Mercúrio. São conhecidos, atualmente, mais de 400 exoplanetas, dos quais 70 giram em torno de uma estrela central, com órbitas muito curtas ou excêntricas e temperaturas superficiais extremas.
Em artigo publicado na revista Nature, Sylvio Ferraz Mello, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, e colegas de diversos países, descrevem o planeta e acham que as características se encaixam nos modelos padrões de evolução, provavelmente com uma composição interna parecida com a de Júpiter ou Saturno. “O Corot-9b é o primeiro exoplaneta encontrado que realmente se assemelha aos planetas em nosso Sistema Solar”, apontou Hans Deeg, do Instituto de Astrofísica das Canárias e primeiro autor do artigo. “Suas propriedades poderão ser estudadas em profundidade. Ele pode se tornar a Pedra de Roseta da pesquisa extrassolar”, disse Claire Moutou, do Departamento de Astrofísica da Universidade de La Laguna, na Espanha, outro dos autores.
Tristan Guillot, do Observatório da Côte d’Azur completou e disse que, “como no caso de nossos planetas gigantes, o novo orbe é formado basicamente de hidrogênio, hélio e pode conter outros elementos, como água e pedras em elevadas temperaturas e pressão, em um total de até 20 vezes a massa da Terra”. O Corot-9b passa à frente de sua estrela a cada 95 dias, conforme observado da Terra. O telescópio Corot, operado pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), da França, ajudou os cientistas a descobrirem o planeta, detectado ao passar na frente do Sol a 1,5 mil anos-luz da Terra, após 145 dias de observações durante o verão de 2008.
PASTOR CONFIRMA QUE ANJOS SERIAM ETs
Não são poucos os teólogos e religiosos que buscam na Bíblia provas e vestígios de que não estamos sozinhos no universo. O pastor João Pereira Gomes Filho, da Igreja Batista de Manaíra, em João Pessoa (PB), é um dos que admite abertamente a vida extraterrestre. “Há vários indícios na Bíblia de que existem seres inteligentes fora do planeta Terra. Eu, pessoalmente, acredito neles, embora esta não seja uma opinião majoritária em meio aos teólogos”, afirmou, garantindo ainda que os anjos são ETs dotados de capacidades acima de nossa forma de entender. “Há várias passagens no Apocalipse mostrando que alguma coisa estranha estava acontecendo. Quando João via imagens de anjos que subiam e desciam, que seres seriam aqueles? Não são criaturas com asinhas, olhos azuis e cabelos loiros, como os artistas da Idade Média pintaram. São criaturas que assustariam qualquer um de nós. Há anjos na Bíblia com seis asas e sete olhos”, enfatizou.
Segundo Gomes Filho, as escrituras também falam dos Nefilins, seres que tinham cerca de três metros de altura. Ele questiona que estranhos seres seriam aqueles: “Se a Bíblia tem razão, como acreditamos, então certamente seriam alienígenas vindos de outras galáxias, de outras dimensões de vida, muito mais inteligentes do que a nossa”, disse. Outra passagem bíblica que provaria a existência de inteligências em outros planetas, segundo o pastor, está em II Reis 2,1-15. Esta parte narra o arrebatamento de Elias por uma carruagem de fogo. “Oras, o que seria uma carruagem de fogo? Não existia na cultura pictográfica daquela época nada que pudesse parecer com tal descrição. Mas de onde veio esta imagem? Nós cremos que pode ter sido um disco voador”, comentou.
Dom Aldo Pagotto, arcebispo da Paraíba, prefere não cogitar o assunto até que sejam realizados mais estudos. “Você pode eventualmente admitir a existência de seres de outros planetas, e esta é uma hipótese de trabalho. Mas nós ainda estamos sob absoluta indefinição”, declarou o prelado. Mas, em outro trecho, condiz: “A redenção e o amor de Deus abrangem todo o universo criado. Então, se por acaso houver a existência de extraterrestres, o amor divino chega a todos”, disse dom Pagotto.
TONELADAS DE GELO ENCONTRADAS NA LUA
A NASA anunciou a descoberta de mais uma grande quantidade de gelo no pólo norte lunar, com a ajuda dos instrumentos a bordo da nave Chandrayaan-1, da Índia. Cientistas puderam medir cerca de 600 milhões de toneladas de água em estado sólido. Um radar, chamado de Mini-Sar, realizou análises em centenas de crateras na região, a maioria delas permanentemente sombreadas e, em aproximadamente 40 delas, medindo entre dois e 15 km, havia gelo. O Mini-Sar fez imagens dessas áreas escuras e extremamente frias, onde há algum tempo acreditava-se que material volátil, incluindo gelo, poderia estar presente. Ao mesmo tempo, a agência informa que colocou na internet extenso arquivo de novas fotos do satélite. Qualquer interessado pode explorar as novidades sobre a Lua e as imagens de sete instrumentos de medição que estão por lá, liberados pelo Planetary Data System [Sistema de Informação Planetária], no endereço http://pds.jpl.nasa.gov.
A NOVELA INGLESA CONTINUA
Depois das seguidas contradições e atitudes completamente sem lógica — anunciando o encerramento e desativação de seu projeto ufológico oficial e, logo depois, pasmem, liberando o maior arquivo sobre o Fenômeno UFO do país [Veja edições UFO 162 e 164] —, agora o Ministério da Defesa britânico (MoD) “revelou”, em mais um comunicado, que todos os seus relatórios sobre avistamentos de objetos voadores não identificados serão destruídos depois de 30 dias. O documento diz que o MoD guardará os relatos por algumas semanas e depois os destruirá, para que não se tornem públicos através de ações que visam a liberdade de informação do país, segundo o tablóide The Sun. O órgão mantinha um número de telefone e endereço de e-mail, através dos quais os avistamentos podiam ser reportados pela população. Segundo o memorando, “eles acabaram encorajando mensagens sem nenhum valor para a Defesa Nacional, e por isso também estão sendo desativados”.
Só em 2009, o MoD registrou 634 casos de UFOs nos céus do Reino Unido. Comparativamente, na última década, a média de registros foi de 150 ao ano. Os ufólogos lamentam a medida, mas vêem nela mais uma confirmação de que o governo britânico, assim como o de várias potências mundiais, continua a esconder do público informações sobre atividade alienígena na Terra. Alguns especialistas citam fontes anônimas dos governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha ao afirmarem que há um movimento dentro das agências no sentido de revelar a verdade sobre o Fenômeno UFO, acobertada pelos meios oficiais por razões de segurança.
SEGUEM OS AVISTAMENTOS MUNDIAIS
Os registros de casos ufológicos aumentam em todos os continentes, com discos voadores observados desde os Açores até a Irlanda, do Kuwait ao Japão, das Coréias do Norte e do Sul até Holanda, sem falar na Nova Zelândia, Filipinas, Reino Unido etc. Somente nos Estados Unidos houve casos no Arizona, Califórnia, Colorado, Delaware, Flórida, Maine, Michigan, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Ohio, Oklahoma, Ohio, Pensilvânia, Tennessee e Washington. Canadá e México também contam com observações variadas, e na América do Sul não seria diferente, incluindo nosso país continental, com ocorrências no sul do país investigadas por competentes ufólogos locais [Veja edições UFO 162 e 164]. Não há dúvidas de que as ondas ufológicas são constantes, como temos confirmado mês a mês. No entanto, é necessário esclarecer que isso não se traduz em comprovação do aumento de casos, mas indica que as pessoas têm se manifestado de forma mais efetiva, em posse de instrumentos tecnológicos cada vez mais comuns.
TENDÊNCIAS
EFEITOS FÍSICOS DE UFOs NA ARGENTINA
A Bolsa de Comércio de Rosário, cidade da província de Santa Fé, fez estudos e ratificou uma série de anomalias nos componentes químicos de amostras extraídas de marcas circulares que apareceram há alguns meses em campos de dois povoados da região. Os resultados das análises indicaram valores excessivos — em alguns casos de até 10 vezes mais que os habituais — em componentes como fósforo e sais próprios do solo, nos círculos que surgiram nas propriedades de Oscar Bridot, em São José da Esquina, e Sérgio Branchesi, cujas terras estão a oito quilômetros, em jurisdição da Colônia Hansen.
Ao avistarem o fenômeno, alguns os atribuíram a descargas elétricas. No entanto, como as plantas de soja apresentavam desidratação total, incluindo as raízes, os proprietários descartaram a ação de agroquímicos, vírus ou bactérias. “Determinou-se que a marca não é circular, mas tem perímetros cusiformes ondulatórios e apresenta um fenômeno de réplica exata em medições respectivas de sua outra metade da circunferência”, informa o relatório. O texto acrescentou que “a marca apresentava anomalias muito notórias, simétricas e coincidentes com os sinais do campo de Branchesi, o que permite supor que as quatro impressões foram produzidas por igual fenômeno”.
Os ufólogos do grupo Visión Ovni, com sede em Vitória e chefiados por Andrea e Silvia Simondini [Veja seção Diálogo Aberto desta edição], estão investigando detalhadamente as ocorrências, cujos resultados espantaram inclusive os especialistas do órgão responsável pelas análises. Elas podem ser verificadas na íntegra através do endereço www.visionovni.com.ar.