por Jonatas Oliveira
Nova queda de UFO é revelada por testemunha ocular
O coronel da Força Aérea Norte-Americana (USAF) e ex-piloto de caça Robert B. Willingham, 82 anos, revelou recentemente ter vivido uma experiência fantástica em 1955. Numa entrevista inédita, ele informou que seguiu com seu avião um disco voador por todo o oeste do Texas, até vê-lo cair perto de Del Rio, uma cidade às margens do Rio Grande, já na fronteira com o México. No lugar do acidente, Willingham viu um objeto metálico muito diferente dos aviões convencionais caído ao lado de uma colina.
Condecorado na Segunda Guerra Mundial e veterano da Guerra da Coréia, o coronel é testemunha acima de qualquer suspeita e sua revelação caiu como uma bomba no meio ufológico. O caso está descrito na obra recém lançada The Other Roswell: UFO Crash on the Texas-Mexico Border [O Outro Roswell: Queda de um UFO na Fronteira Texas-México, Roswell Books, 2008 ], escrito pelos pesquisadores Noe Torres e Ruben Uriarte. Os mesmos autores publicaram anteriormente o livro Mexico’s Roswell: The Chihuahua UFO Crash [O Roswell do México: Queda de um UFO em Chihuahua, Roswell Books, 2008], em que descrevem outro acidente com UFO na América do Norte, mas desta vez do lado de baixo da fronteira norte-americana, na Baja Califórnia.
“O caso de Del Rio é um dos mais fantásticos que eu já ouvi”, disse Uriarte, veterano em pesquisas ufológicas dos quadros da prestigiada Mutual UFO Network (MUFON). Raramente se dispõe de uma testemunha ocular com tamanha relevância e altamente credenciada como Willingham, que assistiu um evento de tal porte. “É significativo que estas informações sejam reveladas, pois geralmente ficam sob controle das agências de inteligência e nunca são liberadas ao público”, completou.
A blogosfera ufológica brasileira
A blogosfera brasileira está cada dia se consolidando mais como uma rede de informações confiável e uma ótima fonte de notícias sobre os mais diversos assuntos. Política, tecnologia, música e humor são os temas favoritos dos bloggers brasileiros, ou “blogueiros”, como são conhecidos. Mas um tema em especial tem chamado a atenção de todos que freqüentam este universo à parte da internet nacional, a Ufologia.
Cada vez mais os blogueiros exploram o tema em seus espaços virtuais, expondo nos blogs que surgem a cada dia um universo de informações sobre a presença alienígena na Terra, seres extraterrestres e discos voadores. E eles estão se multiplicando. Exemplo disso é o blog Área 51 [www.area51.blig.ig.com.br], que divulga as últimas informações sobre o assunto, colhendo em sites estrangeiros e nacionais os seus posts. O site está no ar há apenas 18 meses, mas já é um sucesso. É escrito por Mario Barros, aprendiz de astrônomo, e Andreza Aguiar, jornalista, que compartilham o mesmo interesse pelo mistério e pelas teorias sobre vida inteligente no universo.
Outro blog ufológico que vale um clique é o Área Confidencial [www.areaconfidencial.blogspot.com], mantido pelo blogger pernambucano Paulo César, que diz ter sempre se dedicado ao conhecimento dos UFOs. A blogosfera brasileira contém estes e muitos outros espaços onde o internauta pode se fartar de informações e notícias interessantes. E você, tem um blog de Ufologia? Conhece algum blog interessante? Mande um e-mail a este colunista e informe o endereço de seu blog: jonatas.oliveira@ufo.com.br. Mas lembre-se: não basta divulgar, tem que atualizar!
Marte, um planeta gelado
A sonda Mars Reconnaissance revelou que a crosta e o manto superior do planeta Marte são extremamente rígidos e frios. A descoberta foi realizada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), instalação da NASA em Pasadena, Califórnia. O JPL, em comunicado, informou que o fato aponta a existência de água líquida sob a superfície, que possibilita que organismos vivos possam existir naquele ambiente, mas em zonas mais profundas do que poderia se suspeitar.
“A superfície rochosa de Marte não cede sob o peso da camada de gelo do pólo norte do planeta. Isto faz com que seu interior seja muito mais rígido e, portanto, mais frio do que achávamos antes”, declarou Roger Phillips, cientista do Instituto Southwest de Pesquisas, em um relatório publicado pela revista científica Science. O comunicado do JPL revelou também que as imagens da sonda Mars Reconnaissance mostram um limite plano entre a camada de gelo e a crosta rochosa.
Ainda segundo o órgão, se essa camada de gelo estivesse na Terra, seu peso teria causado um grave deslocamento da superfície. Como isso não aconteceu no planeta vermelho, significa que sua camada exterior, ou litosfera, deve ser muito grossa e fria. A NASA intensificará os estudos sobre a história climática de Marte, e para isso enviou a sonda Phoenix para uma zona próxima ao pólo norte do planeta, para estudar a água que se encontra sob a superfície, assim como analisar sua estrutura.
Terra poderá receber mensagem alienígena em 2015
Os humanos já lançaram muitas naves espaciais, algumas delas com o objetivo de buscar vida extraterrestre e informar a existência de um pequeno planeta azul no Sistema Solar, chamado Terra. Muitas destas naves estão transmitindo sinais de rádio aos cosmos há décadas, e algumas até já saíram e se afastaram da orbita de Plutão, a mais externa do sistema. Aqui na Terra, muitos cientistas têm enviado os mesmos sinais ao cosmos a partir de radiotelescópios, igualmente há décadas. Assim, de um jeito ou de outro, mesmo com as imensas distâncias interestelares, é possível que “alguém lá fora” já tenha nos ouvido e mandado uma resposta. Isso é o que esperam dois astrônomos japoneses, que em 1983 enviaram uma mensagem através de um radiotelescópio norte-americano para a estrela Altair.
Agora eles divulgaram que, segundo seus cálculos, uma resposta pode chegar à Terra em 2015. Hisashi Hirabayashi e Masaki Morimoto, responsáveis pela façanha, calcularam que a mensagem deve ter alcançado a estrela Altair em 1999, já que o astro fica a 16 anos-luz da Terra. Se alguém a recebeu, decodificou e a respondeu rapidamente, tal resposta deve chegar ao nosso planeta por volta de metade da próxima década. A mensagem enviada por rádio mostra, entre outras coisas, características do Sistema Solar, a localização de nosso planeta, os elementos químicos, características humanas e a estrutura básica do DNA.
Robbie Williams grava documentário sobre aliens
Na seção Mundo Ufológico da edição 141 noticiamos que o cantor Robbie Williams iria se dedicar à pesquisa ufológica, e que os primeiros frutos dessa nova empreitada já estariam surgindo. Agora foi anunciado que o cantor juntou-se ao jornalista Jon Ronson para gravar um documentário sobre extraterrestres para a BBC. O programa se chama Robbie Williams and Jon Ronson Journey To The Other Side [Robbie Williams e Jon Ronson em uma Jornada Rumo ao Outro Lado, em tradução literal] e nele o cantor e o jornalista conversarão com especialistas em UFOs, abduzidos, testemunhas de avistamentos, entre outros.
Williams, que sempre assumiu sua fixação pelo assunto, pretende explorar uma a uma as inúmeras teorias conspiracionistas surgidas em torno da fenomenologia ufológica. A informação sobre esse novo rumo em sua carreira foi dada em uma entrevista a uma emissora de rádio, no mês de março. Por causa do programa, o cantor adiou o lançamento de seu novo álbum, marcado para o final deste ano. Ou seja, ele está mesmo levando a sério sua obsessão.
Figuras humanas voadoras aparecem no México
Um pássaro? Um avião? Ou o padre baloeiro? Nenhuma destas opções consegue explicar o aparecimento de uma figura humanóide nos céus do México. A estranha aparição foi vista pela primeira vez em 2006 e divulgada mundialmente pela ufóloga mexicana Ana Luisa Cid, durante uma entrevista realizada por Javier Ortega para o programa de rádio norte-americano Coast to Coast. Ana Luisa tem um site muito visitado, com informações espantosas sobre Ufologia [www.analuisacid.com]. Da última vez que apareceu, a estranha figura foi vista por 40 pessoas e o fato foi confirmado pelo policial Leonardo Samaniego. Para a ufóloga, essa última aparição foi positiva, pois confirmou que se trata de um fenômeno real e não algo visionário. Não é a primeira vez que o México surpreende com fenômenos inexplicáveis. Em várias ocasiões, aparições do gênero foram documentadas em fotos e vídeos, mas nunca levadas a sério. Agora, Ana Luisa excluiu a possibilidade de se tratar de uma fraude e assinalou que é uma manifestação real e ainda inexplicada. Ela prepara um texto sobre o assunto para a Revista UFO.
TEORIAS
2012: O ano da odisséia final da Terra?
O título dessa nota daria um ótimo filme de ficção científica, com toda a certeza. Ele é inspirado no fato de que é cada vez maior o número de pessoas que acreditam que 2012 será um ano marcante para a humanidade. Várias são as vertentes: uns apostam que naves espaciais virão destruir a Terra, outros anunciam o choque de nosso planeta com um meteoro e outros ainda afirmam que será o ano de um apocalipse apoteótico. Para estes, a raça humana será dizimada e apenas alguns “escolhidos” seriam salvos pelos extraterrestres. Os mais místicos apostam até mesmo no início de uma mudança na consciência de nossa espécie.
Teorias à parte, não são poucas as referências na literatura histórica de que algo realmente impactante ocorrerá em 2012. A maioria se refere a eventos cósmicos significativos, que afetariam a vida na Terra. Muitas profecias – entre elas as maias, que são as mais detalhadas – garantem que o ano será um marco definitivo para a história da humanidade. O cristianismo também aponta, sem especificar data, um prazo para o fim do “atual sistema de coisas”, parafraseando livremente a Bíblia.
Aproveitando a idéia, que sempre acompanhou a evolução humana, muitos filmes já foram feitos retratando o que seria o fim do mundo ou um grande impacto sobre ele, tenha ou não origem extraterrestre. Guerra dos Mundos [1953], O Dia Depois de Amanhã [2004] e Armageddon [1998] são alguns que ressaltam o assunto e mostram um dia fatídico para a existência humana.