Liberdade de informações
Admiro muito a persistência e a perseverança dos ufólogos da Equipe UFO, que mantêm acesa a chama da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, pedindo insistentemente ao Governo para que abra de uma vez por todas seus arquivos secretos. Acredito que o resultado de tal trabalho será positivo e em pouco tempo nossas autoridades se sensibilizarão com o fato de que o assunto UFO deve ser de amplo conhecimento da sociedade. Quando isso ocorrer, a população brasileira e os ufólogos que ficaram parados, de braços cruzados, serão beneficiados. É sempre assim: poucos fazem, muitos assistem.
Maria Regina O. Gomes,
Santos (SP)
Na luta pela liberação dos documentos ufológicos em posse dos militares, acho muito importante bater na mesma tecla, como fizeram grupos de outros países, que abriram de maneira irrestrita seus arquivos secretos. Esta é uma ação psicológica muito importante para se conseguir esta grande façanha, que será um passo decisivo para que a verdade sobre os UFOs finalmente venha à tona.
José Genival Lima Filho,
por e-mail
Li as matérias referentes ao movimento pela liberdade de informações ufológicas na revista e no Portal UFO [ufo.com.br], em especial o Dossiê UFO Brasil, que baixei do mesmo site. Examinei com atenção as dezenas de páginas que compõem o documento, a apresentação dos dados e o embasamento legal de seu pedido. Constatei que o requerimento é uma peça muito bem redigida e elaborada, que tem grandes chances de atingir seu objetivo. Quero parabenizar a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) por sua redação e pela manutenção da campanha.
Roberto José S. Cardoso,
São Paulo (SP)
Húlvio Brand Aleixo
Fiquei encantada com a entrevista ao ufólogo pioneiro Húlvio Brand Aleixo, publicada na seção Diálogo Aberto da UFO 138 [Uma Vida Dedicada à Descoberta e Investigação da Casuística Ufológica Mineira]. O entrevistado demonstrou que tinha elevado conhecimento sobre o Fenômeno UFO, mas também muita simplicidade em sua forma de pensar. Foi certamente um mineiro da gema! Acho muito importante o que a Revista UFO vem fazendo, publicando entrevistas com nossos pioneiros para que as atuais gerações de ufólogos saibam como tudo começou.
Maria Luiza Schulman,
por e-mail
Húlvio era um verdadeiro manancial de informações ufológicas, mas humilde, modesto e centrado, dono de uma postura muito importante para quem lida com algo tão fantástico quanto os objetos voadores não identificados. Eu o conheci pessoalmente e sou testemunha de sua dedicação à pesquisa dos UFOs, que o fazia percorrer Minas Gerais de norte a sul, leste a oeste em busca de novos casos. Ele não media esforços. Hoje, no entanto, lamento me deparar com uma nova geração de ufólogos no país, muitos dos quais sequer saem da frente de seus computadores e com zero de experiência em investigações de campo.
Josimar Alves Facuri,
por e-mail
Húlvio Brand Aleixo deixou um verdadeiro legado à Ufologia Brasileira: os primórdios de uma investigação bem feita e primorosa, sobre a qual devem se basear os que chegaram depois. Não só ele, mas outros valorosos pioneiros, como Irene Granchi, Walter Bühler, Flávio Pereira, Victor Soares, Reginaldo de Athayde – apenas para citar alguns –, são exemplos que devem ser seguidos. Todos nós devemos muito a estes grandes homens. Apenas lamento que Húlvio não tenha deixado um livro escrito.
Conceição M. Casagrande,
Sabará (MG)
Gerson Maciel de Britto
Gostei muito de ver a foto e a história do comandante Gerson Maciel de Britto, do Caso Vasp Vôo 169, recontada na UFO 138 [Ufólogos, Persistentes Buscadores da Verdade]. O episódio que ele viveu à frente de seu Boeing 727, em fevereiro de 1982, é memorável e deve constar com destaque da história da Ufologia Brasileira. Sugiro à Revista UFO fazer uma nova entrevista com ele ou republicação completa do fato.
Nelson Araújo A. Alves,
Campina Grande (PB)
De todos os casos da Ufologia Brasileira, o Caso Vasp Vôo 169, protagonizado pelo comandante Gerson Maciel de Britto, é um dos que mais merece nosso respeito. Desde que ocorreu, há 25 anos, venho acompanhando o noticiário ufológico mundial em busca de fatos semelhantes, em que um piloto não apenas convida toda sua tripulação para testemunhar um UFO, mas também seus mais de 150 passageiros. Nunca encontrei nada semelhante.
Ovídio Vidigal Nunes,
Santarém (PA)
Caso João Franco
Parabéns ao ufólogo Reinaldo Stabolito pelo excelente trabalho investigativo sobre o Caso João Franco, publicado na UFO 138, Ataque em Minas Gerais. É muito bom nossa velha e querida UFO voltando às suas bases, a casuística ufológica. O exame da ocorrência por Stabolito mostrou maturidade na apuração dos dados e perfeccionismo em sua checagem. Resultou que o episódio vivido pelos pescadores talvez se configure numa abdução alienígena, uma vez que há fortes evidências de missing time.
Romeu M. C. Faria,
por e-mail
Fiquei impressionado com o artigo Ataque em Minas Gerais, do ufólogo Reinaldo Stabolito. A aterrorizante experiência vivida por Franco e seus companheiros de pescaria só foi descoberta e investigada graças às diligências do autor e de seus associados. Por isso, pergunto: quantos outros “casos joão franco” devem existir em nosso país, com testemunhas igualmente apavoradas, mas que ainda não foram ou que nunca serão descobertos?
Irineu Martins Werner,
Florianópolis (SC)
O Brasil é reconhecidamente um “celeiro de casos ufológicos”, como já disse uma vez um ufólogo norte-americano. O Caso João Franco, publicado na UFO 138, é prova disso. Em minha região, no norte de Goiás, também conheço inúmeras pessoas que tiveram experiências com luzes não identificadas durante pescarias ou caçadas noturnas. Muitas apresentam seqüelas semelhantes às descritas pelo autor Reinaldo Stabolito, mas nenhuma teve seu caso investigado até hoje. Sugiro que os ufólogos do sul do Brasil possam percorrer também as demais regiões do país, em especial a Amazônica, onde os fatos ufológicos são abundantes e não há estudiosos para averiguá-los.
Caio Tenório Terra,
por e-mail
Queda de UFO no Canadá
Agradeço ao ufólogo canadense Don Ledger por ter nos brindado com a fascinante história da queda de um UFO – ou talvez dois – no Porto Shag, na costa leste daquele país, conforme artigo da UFO 138. Seu relato do acontecimento é muito cuidadoso e preciso, mas creio que estaria ainda mais completo se ele tivesse entrevistado autoridades daquela época e de agora sobre o episódio.
Marinêz Amorim,
Jaboticabal (SP)
O texto Queda de um UFO em Porto Shag, de Don Ledger, na UFO 138, deixa claro que existem muitos casos de acidentes com naves alienígenas ainda desconhecidos. As pessoas que acompanham a Ufologia apenas superficialmente imaginam que as únicas quedas conhecidas são Tunguska, Roswell e Varginha. Mas, na verdade, discos voadores têm se acidentado em nosso planeta inúmeras vezes, sendo quase invariavelmente recuperados pelas autoridades, que acabam mantendo os destroços e eventuais cadáveres dos tripulantes sob sigilo.
Paulo Campos,
por e-mail
Fascinante o relato da queda de um objeto voador não identificado no Canadá, feito pelo estudioso e piloto Don Ledger, na UFO 138. O episódio mostra que não há canto do mundo, terra ou mar, onde tal fato não possa ocorrer.
José Maria Assumpção,
por e-mail
Videoteca UFO
Sou leitor assíduo da Revista UFO e cliente regular do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), adquirindo desde 1998 os documentários em DVDs e livros que vocês lançam. Mas os últimos documentários superam todos os demais. Destino Terra [Código DVD-024 da seção Shopping UFO desta edição] é meu preferido. Ele traz uma respeitável quantidade de informações ocultadas pelas autoridades mundiais, em especial as norte-americanas. O ponto alto do DVD são as cenas em que um UFO parece interceptar, em pleno ar, um míssil nuclear lançado de uma base nos Estados Unidos. Se os seres extraterrestres têm tecnologia para isso, não há nação da Terra que possa contra eles.
Gustavo Cantareira Júnior,
Canoas (RS)
Adquiri recentemente um pacote com os três últimos documentários em DVD da Revista UFO e fiquei muito satisfeito. Muito interessante ver como foram conduzidas as investigações da onda ufológica mostrada em As Luzes de Phoenix [Código DVD-025 da seção Shopping UFO desta edição].
Geraldo Lajeado Ferreira,
por e-mail
Tiras ufológicas
Achei uma grande sacada a UFO publicar tiras em suas páginas, mostrando que discos voadores combinam com bom humor. E parabenizo vocês pela escolha do Márcio Baraldi como cartunista. Ele é ótimo e muito talentoso.
Celina Águila,
Santo André (SP)
Participe da Revista UFO na internet
Fórum de debates ufológicos entre leitores no Yahoo
Desde 2001, os leitores e assinantes da Revista UFO e entusiastas da Ufologia em geral têm um ponto de encontro no site de serviços Yahoogrupos para trocarem idéias, informações, fotos e tratar de muitos assuntos pertinentes à pesquisa ufológica. Trata-se da Revista UFO Online, o fórum de debates da UFO, aberto a todos os interessados, mesmo que não sejam assinantes. Atualmente, o grupo conta com mais de 2.400 associados e é a maior lista de discussão (como são chamadas oficialmente) da rede mundial em língua portuguesa. O usuário pode se cadastrar acessando o endereço abaixo e começar a postar suas mensagens. O fórum conta com uma equipe de mediadores para organizar e otimizar a troca de informações e material. Endereço: http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO/
Comunidade de troca de informações no Orkut
Outro meio eficiente e dinâmico de intercâmbio de idéias, informações e imagens relacionadas à Ufologia na internet é a comunidade que a Revista UFO possui no site de relacionamentos Orkut, já há quase três anos. Ela é formada por mais de 4.700 pessoas, leitores e assinantes da UFO e interessados em debater a presença alienígena na Terra de maneira produtiva e sadia. Hoje, estima-se que existam mais de 400 comunidades dedicadas à Ufologia no Orkut. A diferença entre a maioria delas e a da UFO está no estabelecimento de uma pauta de discussões entre os associados e a organização com que são realizados, tarefas que também estão a cargo de uma equipe de mediadores, sempre atenta ao fluxo dos debates. Endereço: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=67462