Caso Villas Boas
Parabéns à Revista UFO e ao ufólogo e historiador Cláudio Suenaga pelo artigo sobre o abduzido mineiro Antonio Villas Boas, na edição 137 [Caso Villas Boas, 50 Anos Depois]. Ainda bem que existem revistas assim, que buscam mais informações sobre os casos ufológicos ocorridos no Brasil. Seria interessante que a UFO também fizesse uma revisão do Caso Guarapiranga, aquele em que o cadáver de um homem supostamente atacado por ETs foi encontrado naquela represa, em São Paulo.
Claudino Dalólio,
São Paulo (SP)
Sensacional a matéria sobre o Caso Villas Boas, da UFO 137. Cláudio Suenaga merece o reconhecimento da Ufologia Brasileira por sua tenacidade, indo aos locais onde os fatos ocorreram e fazendo levantamentos vitais para a atualização do caso.
Maria Regina H. Santos,
por e-mail
Sempre fui um admirador da Revista UFO e há momentos em que me sinto um privilegiado por acompanhar a publicação há quase duas décadas. Um deles acaba de ocorrer quando adquiri a UFO 137 e li, com grande interesse, o artigo Caso Villas Boas, 50 Anos Depois, de Cláudio Suenaga. Na mesma edição, entre outras preciosidades, está a entrevista com o projetor astral Wagner Borges, outro momento de grande satisfação com a UFO. Por isso, parabenizo seu trabalho, mas, sobretudo, agradeço pelo que fazem.
Hilberto Antunes Filho,
Macaé (RJ)
Wagner Borges
Fascinante a entrevista com o estudioso e projeciologista Wagner Borges, na UFO 137 [Exploração Aberta e Consciente da Dimensão Extrafísica dos Discos Voadores]. O entrevistado mostrou ter grande conhecimento da área e conseguiu transmitir seu entusiasmo com as possibilidades que as chamadas viagens astrais oferecem à Ufologia. À primeira vista, esta ligação entre os assuntos parece esdrúxula, mas a leitura da matéria mostra que é de grande relevância.
Marcos Antonio Rubião,
por e-mail
Já assisti algumas palestras do projetor Wagner Borges e sempre o achei um pesquisador obstinado, que sente a necessidade de mostrar às pessoas que suas experiências com as tais viagens astrais são portas de acesso da alma humana para o cosmos. Em sua entrevista na UFO 137, Exploração Aberta e Consciente da Dimensão Extrafísica dos Discos Voadores, ele conseguiu reforçar ainda mais esta impressão. Gostei muito quando ele definiu as abduções alienígenas entre físicas e extrafísicas, o que pode trazer muita luz para casos ainda obscuros.
Joanna Soares Muniz,
por e-mail
Parabéns Wagner Borges pela credibilidade que imprime em sua entrevista. Acho que a Ufologia poderia se beneficiar amplamente dos conceitos que a projeciologia defende, como o que de certas abduções podem se dar em corpo astral, ou seja, sem que haja interação de ETs com nosso corpo físico.
A. M. Manso,
Olinda (PE)
Liberdade de informação
Parabéns aos integrantes da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) por reativarem a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. O Governo Federal precisa entender que a luta pelo fim do acobertamento ufológico é legítima.
Mário A. Bastos,
por e-mail
Até quando nossas autoridades, em especial as militares, vão resistir a cumprir seu papel, que é o de garantir informações claras sobre fatos importantes para a população e a Nação? É justamente isso o que representa o Fenômeno UFO, que não pode mais ser manipulado e escondido da sociedade. Todos nós temos o direito de saber da verdade sobre os discos voadores, e nossa esperança é de que a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) tenha sucesso na nova fase do movimento UFOs: Liberdade de Informação Já.
Alba Castanheira,
Brasília (DF)
É simples. O Inciso 33º do Artigo 5º da Constituição da República diz: “Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”. Basta nossas autoridades cumprirem a lei que elas mesmas criaram.
Rodolfo Martins Marinho,
Pelotas (RS)
UFOs NO NORDESTE
Sou um jovem estudante do interior do Rio Grande do Norte e cresci ouvindo as histórias de meu pai sobre discos voadores. Uma delas, inclusive, foi publicada no livro do saudoso jornalista norte-americano Bob Pratt, Perigo Alienígena no Brasil [Código LIV-014 da coleção Biblioteca UFO. Veja seção Shopping UFO desta edição]. Até mesmo eu já tive um avistamento de UFO nos céus de minha cidade, onde ocorreu, há muitos anos, o Caso Janúncio, tema de uma reportagem publicada pela Equipe UFO.
Diego Rocha,
Santa Cruz (RN)
Banco de dados
Tenho uma sugestão que pode auxiliar nas pesquisas ufológicas. O Brasil é um dos países do mundo que tem a casuística mais intensa, tanto que existem inúmeros sites onde é possível conseguir informações sobre os mais diversos casos. Mas tais informações estão muito dispersas e desordenadas. Assim, imaginei a criação de um grande banco de dados único, que seria acessado através da internet. Apenas ufólogos cadastrados “alimentariam” este banco com os fatos encontrados em sua cidade, região ou estado. Mas os dados estariam disponíveis a todos os interessados apenas para consulta. A partir destes dados, armazenados de forma estruturada, seria possível fazer consultas dinâmicas, como uma versão ufológica do site Wikipedia. Mas seria um sistema que permitiria o cruzamento de informações. Quem sabe, no futuro, poderia ser internacional.
Gustavo Moretti,
Araçatuba (SP)
10 milhões de acessos
Mais uma vez tenho a satisfação de dar meus parabéns a vocês pelo número de acessos registrados no Portal UFO [ufo.com.br]. Para mim, isso não é novidade, pois a qualidade e a seriedade que vocês transmitem a nós, seus leitores, justificam o sucesso.
Paulo Carvalho,
Salvador (BA)
Quero parabenizar a Revista UFO pelo excelente trabalho realizado, tanto nas edições impressas quanto no Portal UFO. As matérias publicadas servem de subsidio para milhares de brasileiros que buscam respostas sobre a presença alienígena na Terra. Queria dizer com toda sinceridade que vocês são a esperança de muitos jovens como eu, que têm o sonho de se tornarem ufólogos.
Dante Souza,
por e-mail
Quando a UFO 137 saiu, com a nota de que o Portal UFO tinha atingido 10 milhões de acessos em 26 de outubro, eu conferi no site e me espantei em ver outra notícia – a de que, desde então, em pouco mais de um mês, ele já tinha recebido mais meio milhão de visitantes. Esses números são espantosos, mas são facilmente explicados pela qualidade de seu trabalho. Parabéns e continuem assim.
Célia Bittencourt Saite,
Manaus (AM)
Biblioteca UFO
Entre os últimos lançamentos da coleção Biblioteca UFO, UFOs: Arquivo Confidencial, de Marco Antonio Petit, me chamou muito a atenção [Código LIV-019 da seção Shopping UFO desta edição]. O autor conseguiu reunir numa única obra os principais casos em que nossos militares estiveram secretamente envolvidos em ocorrências ufológicas. Se os ufólogos civis brasileiros sabem tanto sobre estes casos, que são mantidos confidenciais pelas autoridades, imaginem quantos mais deve haver ainda ocultos e não descobertos por pesquisadores como Petit.
André S. Amorim,
Marialva (PR)
Tenho adquirido com regularidade todos os novos lançamentos da coleção Biblioteca UFO. Assim, comprei e já li os títulos de 2007, como o Contatados, do Cláudio Suenaga, UFOs: Arquivo Confidencial, do co-editor Marco Petit, e também o mais recente, Um Homem Marcado por ETs, do Antonio Nelso Tasca. Queria dizer que a qualidade das obras é indiscutível, assim como a seriedade com que estes autores tratam de Ufologia. Mesmo Um Homem Marcado por ETs, que se poderia achar fantasioso, por tratar de uma abdução alienígena narrada pela própria pessoa que passou pela experiência, é da maior seriedade e consistência.
Júlio César Trulli,
por e-mail
Leitores comentam
A Revista UFO é ótima e ajuda a burilar o consciente, o inconsciente e tudo mais. Abre geral a mente. Por isso, obrigado e continuem assim.
Dalton Coutinho,
por e-mail
A UFO é uma revista completa e minha leitura favorita desde os 12 anos. Hoje tenho 30.
Ernani Rafael Juni,
por e-mail
ETs, PROVENIENTES DO FUTURO?
Tenho uma teoria que poderia explicar a existência dos alienígenas. Eles seriam nós em nosso próprio futuro, e estariam voltando ao passado através de uma máquina do tempo, que teriam conseguido desenvolver com sua magnífica inteligência, usando bionanotecnologia. Isso explica porque não ocorre comunicação significativa entre humanos e aliens, pois eles temem mudar seu passado e interferir em nosso futuro.
João Luiz Camargo,
por e-mail
O Airbus A380 e UFOs
A primeira viagem do Airbus A380 ao Brasil, em 10 de dezembro, atraiu a população e a imprensa para os aeroportos de Guarulhos e Curitiba, além de causar grande agitação entre os entusiastas da aviação. Afinal, não é sempre que uma aeronave destas proporções aterrissa em solo brasileiro. O maior avião comercial do mundo, com capacidade para transportar 800 pessoas, tem 73 m de comprimento e 24 m de altura. Entre as pessoas que se surpreenderam com o gigantismo da máquina estava o leitor e ufólogo Ernesto Villafuerte Zavaleta, peruano radicado em São Paulo. Ele tirou várias fotos do pouso e decolagem do A380 em Guarulhos, e em algumas delas surgiram misteriosos pontos escuros. Zavaleta escreveu à Revista UFO para descrever o fato e encaminhou algumas fotos, imaginando que os pontos pudessem ser discos voadores. Sua mensagem eletrônica UFOs Acompanham Chegada de A380 foi acompanhada da foto abaixo. Mas, quando analisada a imagem, fica claro que os “intrusos” na foto são apenas sujeira na lente da câmara utilizada. Se os ETs estavam mesmo observando o vôo do gigantesco avião, pelo menos desta vez eles não se deixaram mostrar.