UFO Especial 41
Muito interessante a edição UFO Especial 41, sobre a casuística ufológica nordestina. Pelo que parece, e foi muito bem colocado na referida revista, o Nordeste é a região brasileira onde temos o maior número de avistamentos de UFOs e contatos com seus tripulantes.
Juarez Rubens Rios,
São Paulo (SP)
Há tempos não via artigos sobre a rica casuística nordestina, até que encontrei a UFO Especial 41 nas bancas de minha cidade. Li com avidez o conteúdo e cumprimento os editores convidados Reginaldo de Athayde e Carlos Airton Albuquerque pela variedade e qualidade de suas investigações.
Jucimara M. Romão,
Teresina (PI)
Parabéns Reginaldo de Athayde, Carlos Airton Albuquerque e toda a equipe do Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU) pelo trabalho de pesquisa ufológica no Sertão Nordestino. Trata-se de uma região desconhecida por muitos brasileiros, lembrada somente quando se fala da seca, mas de grande importância para ufólogos e seres extraterrestres.
Ângela Maria Piraccini,
São Paulo (SP)
O artigo Nordestino Fica Amigo de Aliens, de UFO Especial 41, me surpreendeu. O autor relata a experiência do jovem Antonio Alves Ferreira com supostos habitantes do planeta Protu, de uma forma que nunca tinha visto antes. Sugiro que as futuras edições contenham novos casos de humanos que tiveram contatos amistosos com ETs.
Maicon José Talles,
por e-mail
UFO Especial 40
Quero parabenizá-los pela edição UFO Especial 40, que está simplesmente fantástica, muito bem escrita e com matérias bem selecionadas.
Ellen Amorim,
por e-mail
Aprecio muito Ufologia e gostaria de parabenizá-los pela UFO Especial 40, na qual o tema tratado foi a Ufoarqueologia. As matérias estão excelentes, com tal fartura de detalhes que deixa até um leigo pensando no assunto. Parabéns ao editor convidado José Estevão e aos demais autores, que souberam transmitir com clareza, de forma simples e objetiva, informações sobre um assunto tão delicado.
Mônica Jeanette,
por e-mail
Gostaria de relatar minha admiração pela edição UFO Especial 40. Acompanho?o veículo há algum tempo, mas esse exemplar me surpreendeu. A abordagem do assunto e seu contexto estão excelentes! Seria muito interessante se?as próximas edições pudessem contar, através de seções ou artigos,?com textos que explorassem mais a Ufoarqueologia.
Letícia Simões, SENAC,
Belo Horizonte (MG)
UFO 120
É assustador saber que alguns de nossos visitantes alienígenas possam ser hostis à raça humana, como colocou o autor Cláudio Suenaga em suas brilhantes matérias publicadas em UFO 120. Em particular, ressalto o texto A Granja Humana, em que se questiona se seríamos uma espécie de gado para os seres extraterrestres, foi o que chamou mais minha atenção. Cumprimento Suenaga pela seriedade de seus artigos.
Elis Regina Palmieri,
Teresópolis (RJ)
Depois da reveladora entrevista que o co-editor Marco Petit concedeu à Revista UFO, publicada na edição 119, agora a publicação traz outra igualmente interessante com a ex-juíza e deputada federal Denise Frossard, em que ela se apresenta simpatizante da Ufologia e aberta a discutir o assunto. Tomara mesmo que ela se eleja governadora do Rio de Janeiro, assim como Petit venha a ser nosso deputado federal. No meio de tantos corruptos ignorantes e alheios à realidade, que temos como legisladores e governantes, Petit e Denise seriam um alívio.
Jonas Bittencourt Ramos,
Macaé (RJ)
Denise Frossard arrasou em sua entrevista na seção Diálogo Aberto de UFO 120. Não somente se mostrou sensível à uma causa genuína, como a Ufologia, como demonstrou estar aberta para discutir o assunto. Ter admitido uma experiência com um UFO no Leblon, bairro vizinho ao meu, foi o ponto-alto. A deputada ganhou meu voto e de toda minha família.
Monique A. Arantes,
Rio de Janeiro (RJ)
Sou veementemente apolítico e, confesso, tenho pavor dessa classe. Razões não me faltam para isso. Tanto que relutei em comprar a edição UFO 120, pois temia que a revista fosse fazer propaganda política para a ex-juíza Denise Frossard. No entanto, ao ler sua entrevista “Vi um UFO Cilíndrico Enorme e Prateado”, me surpreendi e passei a pensar melhor sobre certos políticos – pelo menos alguns, como ela e o deputado estadual do Rio de Janeiro André Corrêa. Fiquei admirado ao ver ambos falando franca e abertamente sobre experiências de avistamentos que tiveram. Parabéns à revista, que entrou num assunto político sem se deixar levar pela politicagem, e pelos entrevistados por sua conduta.
Rui Simão Denizart,
Cabo Frio (RJ)
Se eu já admirava a ex-juíza Denise Frossard, por sua luta em favor de tantas causas positivas para o país, agora sou ainda mais sua fã. Descobrir que ela teve uma experiência ufológica tão marcante, e que tem a coragem de admiti-la sem desconversa ou enrolação, me fez respeitar ainda mais esta que é um de nossos poucos políticos honrados.
Lucia Maria H. Galeano,
por e-mail
UFO 119
Parabéns pela bela apresentação da UFO 119. A idéia de se eleger um ufólogo deputado federal é muito boa, e a escolha de Marco Petit, melhor ainda. Por ser ele um respeitável candidato, pode contar com meu apoio.
Fernando Cleto N. Pereira,
Rio de Janeiro (RJ)
Sou um pouco cética em relação a fenômenos ufológicos, embora ache que sejam merecedores de estudos científicos. Mas daí a misturar o assunto com espiritismo, tenham dó! Sou daquela parcela da sociedade que pode acreditar em fatos inexplicáveis, mas vamos separar as coisas, por favor.
Elizabeth Rodrigues,
por e-mail
A Revista UFO marcou um grande ponto em sua já consagrada trajetória ao apresentar na edição 119 os textos Contatos com ETs na Visão Espírita, de Pedro de Campos, e Espiritismo e Civilizações Alienígenas, de José Marcelo Gonçalves Coelho. Eles fazem uma conjectura saudável sobre a inegável intersecção que os assuntos Ufologia e Espiritualidade têm. Não há como ignorar essa ligação, que é tão evidente quanto a própria vida extraterrestre.
Maria Regina A. Bueno,
por e-mail
Sou um grande apreciador da Ufologia e pesquiso outras formas de vida extraterrestre, mesmo que unicelulares. Mas acho uma grande perda de tempo unir o estudos dos discos voadores ao espiritismo. Creio que não existe razão para associarmos uma religião que crê em reencarnação e seres interdimensionais com o estudo científico da problemática ufológica. Acho que a Revista UFO foi longe demais em sua edição 119.
Felipe Lustosa,
por e-mail
A busca por explicações sobre a natureza e características do Fenômeno UFO deve, necessariamente, passar por variados campos do conhecimento humano. E, certamente, a espiritualidade não deveria ser exceção. Uma área tão rica como ela não poderia ser ignorada na busca dos ufólogos por respostas. Não sou um, mas sou espírita, o que equivale a dizer: esta busca também é minha.
Ignácio Rommer Itzar,
Campina Grande (PB)
As capas da UFO estão cada vez melhores! A edição 119?e a UFO Especial?41?trazem estampas excepcionais, que se destacam entre tantas outras nas bancas. E o melhor é que o conteúdo das revistas está tão bom quanto as capas.?Alexandre?Jubran e a Equipe UFO estão de parabéns.
Alex Kowalski,
por e-mail
UFOs na Amazônia
A presença alienígena no Pará, que resultou na Operação Prato, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), mostra que nem todos os alienígenas que vêm ao nosso mundo são espiritualizados, como muitos acham. Graças à Revista UFO, o Brasil e agora o mundo – com a apresentação do programa Brazil’s Roswell, pelo canal The History Channel, dos EUA – estão tomando conhecimento dos fantásticos acontecimentos em nosso território. O país desponta na Ufologia mundial com mais esta contribuição, e a UFO,?com sua competência, se mostra uma das melhores publicações do gênero. Parabéns!
Carlos Nascimento,
Rio de Janeiro (RJ)
Sou jornalista há 20 anos e atuei como repórter em diversas emissoras de televisão em Belém. Em 1993, trabalhando na afiliada da Rede Bandeirantes, fui junto com o cinegrafista Mauro Ramos cobrir o que seriam aparições de um UFO num sítio do município de Santa Izabel do Pará, a duas horas de Belém. Ramos gravou imagens do suposto objeto, que ampliamos no computador. Pudemos constatar que as cores variavam entre o vermelho, amarelo, verde etc. Ufólogos na época diziam se tratar de uma nova aparição do famoso chupa-chupa, que foi mostrado no programa Linha Direta, da Rede Globo, em agosto de 2005. Mas naquele dia, em 1993, também conversamos com o proprietário da pequena fazenda, que nos deu uma informação que menosprezei no momento. Ele apontou um local e segurou numa das mãos um pedaço de rocha preta, parecida com manganês ou lama petrificada. Completou dizendo que a suposta nave teria descido justamente para pegar essas pedras. Ele apontava no chão algumas partes do solo, que teriam sido removidas pelo suposto UFO. Como repórter, já viajei para Colares, Vigia, Viseu, Augusto Corrêa, Bragança e sempre indaguei os moradores dessas regiões sobre o assunto. Ouvi relatos impressionantes de pessoas simples e isoladas na floresta e no litoral.
Jorge Vidal,
Belém (PA)
Ao acompanhar o espaço Dossiê Amazônia na Revista UFO observei a falta de uma entrevista da Equipe UFO com o piloto civil e ex-integrante da Operação Prato Ubiratan Pinon Frias, que participou e colaborou com o coronel Uyrangê Hollanda, comandante daquela missão militar nos anos 70. Recentemente, em Manaus (AM), foi exibida numa emissora local uma entrevista com Pinon, em que foi abordada sua vivência com os fenômenos ufológicos da Região Amazônica. O piloto foi citado também no programa Linha Direta, da Rede Globo, exibido em 25 de agosto passado. Acredito que ele possa dar grande contribuição ao tema, a exemplo do biólogo Daniel Rebisso, do jornalista Carlos Mendes e da médica Wellaide Cecim Carvalho, todos envolvidos com o fenômeno do chupa-chupa no Pará, respectivamente apresentados aos leitores nas edições 114, 115, 116 e 117.
Luiz Augusto Turiel,
Manaus (AM)
Revista UFO Digital
O software Revista UFO Digital é excelente. Um poderoso banco de dados sobre Ufologia, facilitando a vida de quem pretende estudar o assunto. É como um kit que deve acompanhar os ufólogos e aficcionados, inclusive em vigílias – instalado num notebook, por exemplo, para consultas imediatas. O programa é muito fácil de navegar, de pesquisar e estudar, inclusive sobre a história da Ufologia nesses últimos anos. Parabéns a toda a Equipe UFO.
Paulo Roberto Felisoni,
São Paulo (SP)
Acabo de receber e instalar o software Revista UFO Digital. Trata-se de uma excelente documentação! Estou podendo agora pesquisar muitos fatos que ocorreram no passado e fazer uma conexão com os que estão acontecendo nos dias de hoje. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto de pesquisa ufológica.
Marco Federico,
por e-mail
Comprei o software Revista UFO Digital e quero parabenizar os idealizadores da iniciativa. Comecei a ler hoje as edições que faltavam em minha coleção. Sou biólogo, mestre em zoologia e professor da?Universidade Federal do Pará (UFPA). Interesso-me por Ufologia desde os 15 anos de idade (estou com 53), já tendo observado dois fenômenos luminosos em Belém.
Max Reis,
Belém (PA)
Acabei de testar o software Revista UFO Digital e gostaria de dizer que ele é simplesmente arrasador, sensacional! Muito fácil de utilizar, simples mesmo. Parabéns por mais um produto inédito e de primeiro mundo – só que bem brasileiro, com máximo orgulho! Como sugestão, que tal traduzir o produto para o inglês e lançá-lo no mercado internacional definitivamente, atualizando uma vez por ano com as últimas edições?
Paulo R. Poian,
Araras (SP)
Até hoje não vi um índice igual sobre Ufologia. Simplesmente, não existe nada parecido com o software Revista UFO Digital, antes chamado de Duas Décadas da Ufologia Brasileira – 22 Anos da Revista UFO. Para alguém fazer algo melhor terá que trabalhar bastante ou, então, ter uma bagagem muito grande na área ufológica. A Revista UFO e seus integrantes estão de parabéns por reunir todo seu acervo num único clique do mouse.
José Ricardo Q. Dutra,
Barbacena (MG)
O programa?ficou excelente! Eu sabia que viriam?todas as edições da UFO e séries correlatas, mas nem imaginava que o software incluiria?a Biblioteca UFO, que tem trabalhos raros,?como Tipologia Extraterrestre, de Jader U. Pereira,?Documentos Oficiais da FAB, da Equipe UFO, Discos Voadores Atrás da Cortina de Ferro, de renomados autores russos, além de UFOs no Folclore Brasileiro, de Antonio Faleiro, e tantos outros. Senti inveja dos ufólogos desta nova geração, que podem contemplar de uma só vez tamanho acervo. Quando comecei na Ufologia, não havia nada semelhante ao que esses jovens pesquisadores têm agora. O software Revista UFO Digital é peça?obrigatória a todo pesquisador e um grande presente para a Comunidade Ufológica Brasileira.
Marcos Lopes,
Curitiba (PR)
Recebi o software Revista UFO Digital, dos 22 anos da UFO. Fui um dos primeiros a comprá-lo, ainda na época do lançamento. Valeu à pena esperar, pois o produto é simplesmente fantástico. Parabéns a toda a Equipe UFO. Não é à toa que sou fã desta revista.
Alexandre Polazi Guimarães,
por e-mail
Verdades que incomodam
Comunico que o livro Verdades que Incomodam, editado pela Coleção Biblioteca UFO em 1999 e esgotado desde 2002, está sendo reeditado em versão em CD-Rom e ganhará dois capítulos inéditos. Brevemente serão divulgados os procedimentos para?sua aquisição. Seu lançamento está previsto para junho de 2006, durante a realização do evento II UFO UNA, a ocorrer em Itaúna (MG).
Alberto Romero,
Salvador (BA)
Nave de prata
Fiquei muito feliz ao ver a entrevista com o Grupo 14 Bis, na edição UFO 107, de fevereiro de 2005. Sou integrante de uma banda que foi fundada por causa do 14 Bis, que se chama Nave de Prata – tudo a ver com UFOs e assuntos correlatos. Estamos na estrada e gravando um CD profissional. Os interessados em conhecer melhor nosso trabalho podem acessar o site www.navedeprata.com. Tenho 18 anos e espero um dia poder ver nosso nome na grande Revista UFO, que acredita na cultura boa e de qualidade.
Igor Sebastian,
Rio de Janeiro (RJ)
Críticas dos leitores
Fui assinante da UFO por um bom período, mas não sou mais há anos. Neste ínterim, comprei algumas edições nas bancas. Notei que a e revista continua boa, mas só isso. Não sei se os assuntos não têm mais tanto interesse ou se parecem continuar os mesmos. Talvez eu tenha perdido a vontade de ler ou tenha me saturado do tema. Mas uma coisa que notei é que a revista está muito individualista, publicando expressões como “a única do Brasil”, “a mais confiável” etc. Mesmo que o problema com o assunto seja apenas meu desinteresse, não custa nada vocês prestarem um pouco de atenção na revista.
José Augusto M. Cobra,
por e-mail
Andei verificando algumas edições da Revista UFO e sinceramente não estou gostando das matérias. Elas estão muito fictícias e parece que vocês não têm mais o que publicar. Suas revistas deveriam vir com mais fotos, mesmo que de arquivos antigos.
Diogo Rodrigues,
Macapá (AP)
Lamentável a Revista UFO dar apoio às tais flotillas mexicanas, que, como alega o ufólogo Rogério Chola, ainda carecem de explicação científica.
Antonio B. V. Vilares,
Porto Alegre (RS)
Erratas
Em UFO 120, no artigo A Influência da Ufologia no Psiquismo, há um erro ao se afirmar que “Carl Jung é um psicanalista de referência mundial na área por seu pioneirismo”. Em verdade, Jung foi psiquiatra e, como tal, criou a escola analítica de psicologia, conhecida também como psicologia analítica.
O leitor Ricardo M. Martins enviou e-mail à Redação de UFO corrigindo um equivoco da edição 116. “Sou citado como um jovem estudante de jornalismo que se coloca à disposição da revista. Em primeiro lugar, não sou estudante de jornalismo e muito menos jovem. O que perguntei a vocês era sobre um jovem estudante de jornalismo, que indagou-me sobre como colaborar com a publicação, já que se interessa pelo assunto”. Martins esclareceu que é professor e não estudante de jornalismo.