Em 08 de junho último o asteroide designado 2014 HQ124, apelidado The Beast, passou a 1,25 milhões de km da Terra, a 50.000 km/h. Mesmo medindo cerca de 370 m de extensão, não representou qualquer perigo contra nosso planeta, apesar da passagem ter se dado somente seis semanas após sua descoberta.
A agência espacial norte-americana, a NASA, realizou com radares baseados em terra uma série de observações do asteroide, conseguindo obter imagens de características de cerca de 3,75 metros em sua superfície. Tais imagens compõem o filme que apresentamos abaixo, que mostram o corpo celeste formado por dois objetos que agora estão unidos.
As imagens também mostram que o 2014 HQ124 gira ao redor de seu eixo uma vez a cada 24 horas aproximadamente. Apesar de não ter representado perigo, o choque de um objeto desse tamanho contra a Terra poderia ocasionar severos danos, como devastar uma metrópole inteira. Para realizar as imagens foi utilizada a antena de 70 m de Goldstone, na Califórnia, parte da Rede de Espaço Profundo da NASA. Os sinais foram recebidos por outra antena, de 34 m, situada a 32 km da primeira, e também pelo radiotelescópio de Arecibo, de 305 m, em Porto Rico.
Assista abaixo ao vídeo mostrando o asteroide 2014 HQ124:
O meteoro, o asteróide e as mistificações
Armas nucleares podem salvar a Terra de asteroides
Astrônomos brasileiros descobrem asteroide próximo à Terra
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.