Com dados do satélite de raios X XMM-Newton, da Agência Espacial Européia (ESA), uma equipe internacional de cientistas descobriu uma bola de gás de alta temperatura, semelhante a um cometa, com mais de 1 milhão de vezes a massa do Sol, percorrendo um aglomerado distante de galáxias à velocidade de 750 km/s. Essa colossal “bola de fogo” é o maior objeto do tipo já descoberto. A bola de gás tem 3 milhões de anos-luz de diâmetro, ou cerca de cinco bilhões de vezes o tamanho do nosso sistema solar.
Para nós, aparece como um brilho circular de raios-X, com uma cauda com metade do tamanho da Lua. “O tamanho e a velocidade da bola de gás são fantásticos”, diz o físico Alexis Finoguenov, da Universidade de Maryland e do instituto de Física Extraterrestre Max Planck. A bola de gás está em um aglomerado de galáxias chamado Abell 3266, a milhões de anos-luz de distância. “O que interessa aos astrônomos é não só da bola de gás, mas também o papel que desempenha na formação e evolução das estruturas do Universo”, diz o cientista Francesco Miniati, da Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.
O aglomerado Abell 3266 é parte do super-aglomerado Horologium-Reticulum , e representa um dos mais massivos aglomerados de galáxias no céu do Hemisfério Sul. Ele ainda está ativo e continua a crescer, tendendo a se tornar uma das maiores concentrações da matéria da parcela do Universo mais próxima de nós.