
O orbitador Mars Reconnaissance Orbiter enviou novas informações sobre o ambiente atual e do passado do planeta Marte, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato [JPL, em inglês] da NASA. Essa informação foi colhida pela sonda antes de começar em novembro seu objetivo principal: analisar a atmosfera e a superfície marciana e estudar possíveis lugares de aterrissagem para futuras missões da agência americana.
O JPL informou hoje em comunicado que entre 29 de setembro e 6 de outubro, o orbitador transmitiu dados de dezenas de lugares que refletem episódios diferentes da história geológica marciana. O objetivo principal da sonda é analisar a atmosfera e a superfície marciana. Os instrumentos da sonda, entre eles seu espectrômetro e sua câmara de alta resolução, evidenciaram a forma e a composição de gelo perto do pólo norte marciano.
As imagens também mostram camadas superiores que sofreram erosão e revelam depósitos de argila que surgiram há bilhões de anos quando as condições de umidade permitiram a formação desse material. As observações de uma cratera no hemisfério sul marciano também revelam detalhes de fendas recentes nas montanhas que se somam às provas de que foram escavadas pelo fluxo de água.
“Há camadas de gelo que são geologicamente jovens, de milhares ou milhões de anos, e é possível que ofereçam a chave das mudanças climáticas” no planeta, acrescentou. “Nesta etapa inicial testamos os instrumentos que estão funcionando de maneira perfeita”, assinalou Steve Saunders, diretor do programa científico do Mars Reconnaissance Orbiter.
Uma das fotografias tiradas pelo módulo ajudou no mês passado a traçar a rota que devia seguir o sonda “Opportunity” em sua viagem pela cratera Vitória. “Haverá outras imagens que ajudarão na seleção de um lugar seguro para a aterrissagem da “Phoenix Mars Lander”, outra sonda cujo lançamento está previsto para o próximo ano, assinala Saunders.

