Em 1987, iniciamos nossas pesquisas do Fenômeno UFO na região da Serra da Beleza, distrito de Santa Isabel do Rio Preto, interior do Estado do Rio de Janeiro. Acompanhamos as pesquisas que já vinham sendo realizadas pelo pesquisador Marco Antonio Petit, presidente da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU). Sempre morei em Santa Isabel e quando criança já escutava histórias de luzes estranhas que apareciam na Serra da Beleza e atraíam muitos curiosos. Vou, inicialmente, relatar neste artigo alguns casos ufológicos testemunhados pelos moradores da área, começando de alguns mais antigos, até outros muito recentes. Devo frisar que, na coleta destes dados, procurei usar um rígido critério científico, pois a população pode confundir fenômenos astronômicos, meteorológicos, aviões, etc com UFOs, objetos de nosso interesse. No final, relatarei alguns interessantes avistamentos feitos por mim.
O Sr. Sebastião Carlos Fagundes relatou-nos que, há 17 anos, foi, juntamente com um grupo de 15 pessoas, até o ponto mais alto da estrada que liga Santa Isabel a Conservatória, que passa pela Serra da Beleza. O objetivo era observar os discos voadores que lá se manifestavam. À certa altura da noite, o grupo observou uma esfera luminosa, que Sebastião comparou à lua cheia, só que um pouco maior. Estava abaixo da posição deles, sobre uma casa, que ficava num terreno plano entre as montanhas. O objeto deveria estar a uns 300 metros do grupo. Tinha a cor clara, branca, só que sua luz não se propagava, sendo esta uma propriedade já constatada em outras ocorrências do fenômeno aqui em nossa região.
Algumas pessoas do grupo resolveram descer pelo mato até o local. O Sr. Sebastião Carlos disse que ficaria ali até o fenômeno terminar. Passados alguns instantes, começou a surgir uma névoa no local que encobriu todo o UFO. Depois que a névoa passou, verificou-se que o objeto desaparecera misteriosamente. As pessoas que desceram até o local não conseguiram visualizá-lo de perto. A observação do objeto durou pouco mais de uma hora. O UFO não poderia ser confundido com a lua ou outro fenômeno.
Nosso objetivo é observar os discos voadores na serra. À certa altura da noite foi observada uma esfera luminosa comparada à lua cheia, só que um pouco maior. Estava sobre uma casa que ficava num terreno plano entre as montanhas. O objeto deveria estar a uns 300 m. Tinha a cor clara, branca, só que sua luz não se propagava, sendo esta uma propriedade já constatada em outras ocorrências do fenômeno em nossa região
Na madrugada de 29 de julho de 1988, noite de lua cheia. Sebastião Lima, funcionário público da prefeitura municipal, avistou um UFO cilíndrico, cruzando o céu. Segundo suas palavras, era “… como se fosse um canudo plástico com uma luz no interior, sendo que a luminosidade apresentava, alternadamente, as cores vermelha, azul e amarela”. O aparelho foi em direção norte e desapareceu por trás de um morro. Este avistamento foi feito de sua própria casa, localizada na área urbana de Santa Isabel. Segundo ele, o céu estava sem nuvens, apresentando condições ideais de visibilidade.
Coloração Alaranjada — Outro caso aconteceu em 25 de abril de 1991, às 05h00. A testemunha Lazarino Farias de Carvalho estava na área da Fazenda Boa Vista quando avistou um UFO a uns 3 km de distância, de coloração alaranjada, sobrevoando a região. O objeto apresentou movimentos erráticos e pousou entre duas montanhas, desaparecendo. Já João Batista de Araújo Lopes, responsável pela agência dos Correios de Santa Isabel, estava com sua namorada, no dia 12 de fevereiro de 1992, em seu carro, no largo da Igreja Matriz de Santa Rita de Jacutinga, uma cidade vizinha, quando também teve uma experiência.
Era noite, quando o casal observou um objeto muito luminoso, de coloração avermelhada, na direção da Serra da Beleza. Batista, que também se interessa por Ufologia, já tendo realizado várias vigílias, observou, além do UFO, 3 aviões no céu, cujos ocupantes poderiam estar avistando também o objeto. Uma outra testemunha, Jerson Emerson de Siqueira Barros, que trabalha como tratorista, contou-nos de um avistamento ocorrido em 18 de abril de 1992. Ele estava em sua casa, no Sítio Santa Maria, que fica na encosta da Serra da Beleza. Era noite, por volta de 20h00, quando seu cachorro começou a ganir e uivar insistentemente do lado de fora da casa.
Jerson saiu para verificar o que era e observou no alto de um morro, sobre uma cerca de arame a uns 700 m, um objeto luminoso em forma de esfera que mudava de forma, passando para um triângulo, cilindro e logo depois cubo, e assim sucessivamente. Era de cor alaranjada e foi visto durante cerca de meia hora até que se distanciou, desaparecendo por trás de um morro. A testemunha retornou ao interior de sua casa, mas o cachorro continuou inquieto durante muito tempo e um cavalo que estava no quintal passou a correr de um lado para o outro, sem explicação.
Em agosto de 1993, tomamos conhecimento de um caso singular. Segundo o gerente do Hotel Nossa Senhora da Glória (na época), que se situa na Praça fobias Lenzi, no centro de Santa Isabel, um rapaz se hospedou ali contando uma história interessante. Segundo contou, estava vindo de Conservatória para Santa Isabel, de motocicleta, à noite, quando observou um objeto muito luminoso a curta distância. Desmaiou e só acordou algum tempo depois, a uma certa distância do ponto onde havia caído. Neste caso temos delineado o padrão do rapto ou abdução por alienígenas, mas infelizmente não pudemos mais localizar a pessoa em questão para fazermos uma investigação mais profunda.
Em meados de setembro de 1994, o Sr. Lazarino Farias de Carvalho estava sentado na parte de fora de um rancho na propriedade onde trabalha, chamada Ponte Funda, aproximadamente às 20h30, quando percebeu no céu um objeto muito luminoso se aproximando. O UFO vinha da direção de Santa Rita de Jacutinga. Seu diâmetro aparente foi calculado como sendo um pouco maior do que o da lua cheia. Era de cor alaranjada e chegava a clarear um pouco a mata, pois vinha em baixa altitude, com um movimento lento. Quando chegou a 200 m de distância da testemunha, aquilo se apagou e voltou a acender, mas com o brilho semelhante ao de uma estrela, bem menor que antes, e passou a se afastar lentamente, tomando a direção de uma localidade chamada de Oriente, até desaparecer. O céu se apresentava límpido e sem luar.
Possível Abdução — No dia 26 de janeiro de 1995, o Sr. Sebastião Armando Ferraz Milward observou de sua casa, situada na Rua João Batista Gomes, bairro do Canecão, às 20h30, um UFO indo em direção à localidade de Leite e Souza, com trajetória para a Serra da Beleza, em baixa velocidade. Este objeto às vezes emitia um leque de luz. Nesta mesma data, a testemunha Francisco Antônio Fernandes, funcionário da Cooperativa Agropecuária de Santa Isabel, estava pescando com mais dois colegas no ribeirão São Fernando, em um ponto próximo a
Santa Isabel, quando observou aproximadamente no mesmo horário do caso anterior uma esfera emitindo intensa luz branca, próxima de um morro.
O UFO não parecia clarear nada ao seu redor, e desapareceu rapidamente, voltando a brilhar e desaparecer por cerca de 5 vezes ao todo. A nave também foi vista por 3 rapazes, sempre na mesma posição. O UFO, segundo as testemunhas, esteve a poucas centenas de metros de distância. Já em 5 de fevereiro de 1995, às 21h00, um grande número de pessoas no centro de Santa Isabel presenciaram a aparição de uma nave esférica, que foi vista no céu e pousou logo depois em um morro, à leste da cidade e cerca de 700 m de distância da praça da rodoviária. A nave emitia uma luz alaranjada que variava de intensidade, às vezes apagando sua emanação luminosa e outras vezes brilhando tanto ao ponto de assustar os observadores.
Uma das testemunhas declarou que a luz chegou a fazer seus olhos doerem. Ela se deslocou por cima do referido morro, até desaparecer definitivamente, às 21h45, tendo sido avistada por cerca de 45 minutos. Eu mesmo fui notificado em meio ao avistamento por um colega, José Luciano Silva de Melo, e cheguei a tempo de observar rapidamente a nave, constatando que o brilho era realmente fora do comum. Deve-se frisar que cerca de 30 pessoas testemunharam esta aparição, pois o céu estava estrelado, com poucas nuvens.
Base de UFO na Região? — Estatisticamente, a incidência de tais objetos na região da Serra da Beleza é quase diária. Diante de tão rica casuística, não se pode descartar a possibilidade da existência de uma base subterrânea de UFOs na região. Essa idéia já foi inclusive apresentada pelo ufólogo Marco Antonio Petit. Geologicamente, os terrenos são classificados como cristalinos, isto é: a camada de rocha maciça se encontra próxima da superfície, oferecendo uma proteção eficaz a uma eventual base extraterrestre. Não poderia haver esconderijo melhor que a rocha matriz, impenetrável até às explosões de artefatos nucleares. Tal instalação – se existe mesmo – deve ter sido construída muitas eras antes da chegada do homem civilizado a estas terras.
A partir daí, os ETs poderiam operar utilizando sua tecnologia, se materializando e desmaterializando em diversos pontos, ou melhor: entrando e saindo de nosso nível dimensional, de acordo com a teoria do hiperespaço (que hoje já é estudada dentro dos meios científicos). Pessoalmente, já tive a oportunidade de presenciar incontáveis vezes o Fenômeno UFO, não só nas vigílias, mas também a partir de minha própria casa, que se situa na parte urbana de Santa Isabel. Posso assegurar que a incidência de avistamentos é realmente muito grande, principalmente para quem quiser observar e ficar atento ao aparecimento de luzes estranhas.
No dia 30 de agosto de 1985, uma sexta-feira, às 19h26, por exemplo, observei uma esfera emitindo intensa luz amarelada. O objeto tinha o diâmetro de um quarto da lua cheia e sobrevoava à baixa altura o campo de futebol, que fica em frente à minha casa. Não o fez em linha reta, mas apresentando curiosos e leves movimentos para cima e para baixo. Algumas árvores me impediram de acompanhar toda a trajetória do objeto. O UFO deveria estar a uns 20 m do solo e a uns 200 m de onde eu estava. O avistamento durou cerca de 1 minuto. Mas uma de minhas observações mais importantes ocorreu no dia I° de dezembro de 1985, num domingo, às 20h30.
Nessa noite, observei uma nave em forma de disco emitindo luz branca e cruzando o céu na direção sul, logo após a passagem de um avião comercial. Aparentemente, o UFO o estava seguindo, mas não produzia nenhum barulho e estava na mesma altitude do avião. Este avistamento foi feito a partir do quintal de minha casa. Passei centenas de noites em vigílias, sozinho ou acompanhado de outros amigos, muitas vezes com o pesquisador Petit. Já utilizamos vários locais para estas vigílias. Dois destes pontos, entretanto, se destacam pela quantidade de observações verificadas. O primeiro deles é o ponto conhecido como Acampamento, situado no alto da Serra da Beleza, onde a Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU) iniciou suas pesquisas em 1982. Já o segundo está situado a menos de 2 km da parte urbana de Santa Isabel, sendo conhecido como Pedreira.
Em 1987, realizamos 7 vigílias positivas a partir deste ponto, quando tivemos a oportunidade de avistar vários UFOs – ao que tudo indica, a grande maioria eram sondas. Em 1988, o número de avistamentos a partir da Pedreira cresceu muito. Na noite do dia 19 de junho, um domingo, observamos por 11 vezes os UFOs. Em um destes avistamentos constatamos as evoluções de uma nave esférica, emitindo luz amarela, de brilho tão forte quanto o do planeta Vênus, passando um pouco acima do horizonte sul, proveniente aparentemente do Estado de Minas Gerais. Foi neste local que Petit conseguiu suas primeiras fotografias, documentando os UFOs na região.
Sondas não Tripuladas — Entre nossas vigílias mais recentes, em 26 de janeiro de 1993, na Pedreira, pude visualizar uma sonda no local chamado Baixadão (área à esquerda da Serra da Beleza), com movimento para a direita. Ela sobrevoou a Serra da Beleza e sumiu numa montanha chamada Cavalo Russo. Tinha a coloração alaranjada. Em 19 de fevereiro de 1994, estávamos acampados na serra com os pesquisadores Petit, Heitor Bolívar Darrigo, Alexandre Bonfim e Cláudio de Mello Paolielo, quando algo aconteceu. O céu estava limpo, com visibilidade total. Às 21h15, observamos três UFOs voando em formação a grande altura. Eles foram diminuindo de brilho lentamente, como se estivessem se afastando da Terra, até que desapareceram de nossas vistas.
O ano de 1995 nos traz a esperança de muitos avistamentos ufológicos na região. Digo isto não apenas pelos três casos narrados, ocorridos em janeiro e fevereiro, mas também baseado no chamado ciclo de 26 meses. Esta teoria, elaborada pelo ufólogo francês radicado nos Estados Unidos Jacques Vallée, sugere que a aproximação do planeta Marte da Terra coincide com as ondas ufológicas. Vamos esperar e continuar recolhendo depoimentos e realizando vigílias noturnas.