Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Complexidade de Saturno surpreende cientistas
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Complexidade de Saturno surpreende cientistas
notícias

Complexidade de Saturno surpreende cientistas

Um anel tem formato espiral, nuvens e tempestades têm comportamentos próprios, segundo novos dados da Cassini

Ultima atualização: 6 de junho de 2010 00:00
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

62c1d81644bc74ff292f73f7fc22b7981528317998

Missão espacial em Saturno
Créditos: spacedaily/NASA

Novos dados enviados pela sonda espacial Cassini deixaram os cientistas espantados com as agitadas nuvens de gás de Saturno, a beleza e turbulência inesperada de seus anéis e a diversidade de suas luas, segundo relataram em conferência na Inglaterra. “A complexidade é simplesmente assombrosa”, disse Dennis Matson, cientista sênior do projeto Cassini, durante o encontro em Cambridge, que reúne por cinco dias (até sexta-feira) membros da Sociedade Americana de Astronomia e da Sociedade Real Britânica de Astronomia. Fotos extraordinárias feitas pela Cassini, reveladas durante o encontro, mostraram detalhes como a grande diversidade de nuvens na atmosfera profunda de Saturno, um gigante de gás como seu irmão, Júpiter, sutilmente maior.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

“Diferente da nebulosa, extensa e grande faixa de nuvens vistas regularmente na alta atmosfera de Saturno, muitas das nuvens mais profundas parecem ser aspectos isolados, localizados”, disse Kevin Baines, membro da equipe de mapeamento espectrômetro visual e infravermelho do Laboratório de Propulsão a Jato (JLP) da Nasa. “Elas aparecem em uma grande variedade de tamanhos e formas, inclusive em formatos circular e oval, de rosca e redemoinhos”, explicou. Estas nuvens se encontram em uma parte profunda da atmosfera, cerca de 30 km abaixo das nuvens mais altas normalmente vistas em Saturno. Segundo o JLP, elas também se comportam diferentemente daquelas na parte mais alta da atmosfera e se compõem de outros materiais.

São feitas de amônio, hidrosulfito ou água, mas não de amônia, o elemento químico geralmente apontado na composição das nuvens mais altas. A atmosfera turva e sufocante de Saturno também é dominada por enormes tempestades de relâmpagos do tamanho de um continente terrestre. Um evento cataclísmico registrado pelas câmeras da Cassini foi batizado de Tempestade Dragão, por sua forma, explicou Matson. Os anéis, identificados pela primeira vez por Galileu em 1610, segundo a lenda, estão em constante estado de evolução, afirmou a equipe Cassini.

Longe de ser uma região de tranqüilidade e constância, os fragmentos rochosos dos sete anéis colidem e se separam, dominados pela força da gravidade do planeta e rasgados pela passagem das luas. O anel A – o mais externo – “é acima de tudo espaço vazio”, pois os fragmentos se aglomeraram, foram separados e então voltaram a se reunir graças à força de gravidade do planeta. Parte do anel D – o mais próximo do planeta – se tornou opaco e moveu-se para dentro, na direção de Saturno, por cerca de 200 km desde que foi observado pela Voyager, em 1980 e 1981.

O sistema dos anéis “é uma região absolutamente dinâmica. Os anéis estão constantemente se movendo, com a interação da gravidade e possivelmente, de campos magnéticos”, disse Carolyn Porco, do Instituto de Ciência Espacial de Boulder, Colorado. Outra grande surpresa é que um anel espiral envolve o planeta como uma mola. Este “braço espiral” existe em torno do anel F e poderia ser a conseqüência de luas que, elas próprias atraídas pela gravidade de Saturno, liberaram algum tipo de material. Esta descoberta levantou a questão de que o anel F poderia ser instável ou até mesmo ter vida curta.

Quanto às 46 luas de Saturno, a Enceladus se uniu a Titã como fonte de especulações sobre como foram formadas: um processo que lança luz sobre o nascimento da Terra e outros planetas rochosos que orbitam perto do Sol. O pólo sul deste satélite, coberto de gelo, é raiado com fendas profundas e longas, apelidadas de “listras de tigre”. Sensores térmicos mostram que esta área é um ponto quente, embora ainda muito frio para os padrões da Terra, e com uma atmosfera localizada de vapor d´água. A idéia é que possa existir ali, sob a superfície, um oceano quente. Mas como isto teria acontecido? Teoricamente, a Enceladus é muito pequena para desenvolver calor interno suficiente para fazer isso.

Última das grandes explorações de planetas distantes iniciada pelos Estados Unidos 40 anos atrás, a sonda Cassini chegou a Saturno em meados de 2004 em uma missão de quatro anos para examinar o planeta gigante, seus anéis e satélites. Em dezembro, a missão de US$ 3 bilhões enviou a sonda européia Huygens em um mergulho suicida a Titã, uma das luas de Saturno, cuja bizarra fotoquímica – uma névoa de metano e outros compostos de carbono – faz dela um dos corpos celestes mais intrigantes do sistema.

Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

4664b161 db6e 450f 957d 8dd71dd553ee
O Lado Escuro da Lua: A História Espacial Mais Suprimida Já Contada
Notícias
a63b3219 8d6a 484f b7a4 27f60f1cd3ab
Homem de Maryland filma OVNI durante tempestade. O que poderia ser?
Notícias
3ecb46bd 69ae 4e63 bbb7 95a53ecc7f13
Anna Paulina Luna: E se as visões do Antigo Testamento fossem relatos de contato?
Notícias

Categories

Leia também

AA1HSNoQ
Notíciasnotícias

NOVA AMEAÇA OU PRIMEIRO CONTATO EXTRATERRESTRE?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up