Este cometa periódico atingiu o seu periélio, ou a maior aproximação ao Sol, em 30 de junho e atualmente está na constelação da Ursa Maior, mas está se movendo rapidamente em direção a Leão Menor, no céu noroeste e estará mais próximo da Terra no sábado, 20 de julho
Durante a sua maior aproximação, o cometa passará a 283 milhões de quilômetros do nosso planeta. Mesmo a essa distância, o 13P/Olbers é o mais brilhante dos nossos céus. Ele orbita o Sol a cada 68 anos (67,9 para ser exato), segundo a NASA. Por ter uma órbita inferior a 200 anos, é classificado como um cometa periódico ou do tipo Halley.
Atualmente está se aproximando do interior do sistema solar a uma velocidade de 134.867 km/h em relação à Terra. A melhor altura para observar – com binóculos ou um pequeno telescópio – e fotografar o cometa 13P/Olbers é esta semana. Tem uma magnitude de brilho de 6,5 a 7, o que significa que não é visível a olho nu. Mas deveria ser observável com ajuda instrumental.
Observadores com binóculos ou um pequeno telescópio no hemisfério norte terão maiores chances de ver o cometa. Entretanto, observadores que utilizavam auxílios ópticos perto do equador puderam vê-lo muito baixo no horizonte, logo após o pôr do sol.
No dia 16 de julho, logo após o pôr do sol, o cometa 13P/Olbers passará perto de NGC 3104, uma galáxia irregular em Leão Menor. É uma grande oportunidade para astrofotógrafos.
Durante a sua maior aproximação em 20 de julho de 2024, o visitante celestial passará perto da galáxia NGC 3219 na cúpula do nosso céu. Portanto, a galáxia distante será uma referência conveniente para apontar um telescópio computadorizado.
Heinrich Olbers descobriu o cometa que hoje leva seu nome em 6 de março de 1815, em Bremen, Alemanha. Naquela época, quase não era visível a olho nu. A última visita do cometa ao sistema solar interno foi em 1956. E depois de passar pela Terra em 2024, não o veremos novamente até março de 2094. Portanto, se você estiver no Hemisfério Norte, dê uma boa olhada no seu software de astronomia ou app (como Stellarium) e tente localizá-lo agora.