Teve início nesta quinta-feira, dia 21 de novembro de 2013, o V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) no Hotel Golden Tulip, na cidade de Foz do Iguaçu. O evento, um dos maiores já realizados no Brasil, terá uma programação intensa e diversificada até o próximo domingo, dia 24. O sucesso da empreitada, que tem o ambicioso objetivo de levar o assunto dos UFOs a ser discutido nas Nações Unidas, foi comprovado pela lotação esgotada do auditório, com mais de 400 pessoas presentes. Ao longo das conferências serão abordados os mais diversos aspectos da pesquisa ufológica, apresentados pela elite da Ufologia Mundial.
Como na edição 2012 o V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) terá transmissão ao vivo pelo site Tercer Milénio TV, com produção da equipe liderada por Jaime Maussán. Todos poderão acompanhar o evento ao vivo, bastando clicar aqui para acessar o site. O evento também recebe nesta edição a equipe responsável pela produção da série Contato Extraterrestre, do canal History Channel, que aproveitou o time excepcional de conferencistas para gravar material para mais episódios. Equipes televisivas da Argentina, Chile e Itália também estão presentes, assim como o Discovery Channel e vários repórteres de jornais e revistas.
Na abertura do evento o editor da Revista UFO e organizador do V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013), A. J. Gevaerd, deu boas-vindas aos participantes inscritos e apresentou os conferencistas e integrantes da equipe do evento. Compuseram a mesa de abertura o coeditor da Revista UFO Marco Antonio Petit, o consultor especial Toni Inajar Kurowski, o coeditor da Revista UFO Francisco Pires de Campos, o também coeditor Fernando Ramalho, Stephen Bassett (EUA), Jaime Maussán (México), General Paulo Yog Uchôa e Daniela Gevaerd, gerente da Revista UFO.
Convidados representam a elite da Ufologia Mundial
Destes, um dos maiores destaques é Stephen Bassett, líder do Paradigm Research Group (PRG) e organizador das Audiências Públicas sobre Abertura. O evento, realizado em abril e maio de 2013, teve destacada participação brasileira, e em uma reunião de trabalho extra foram estabelecidas as linhas gerais do plano de trabalho que ambiciona levar os UFOs à ONU. Bassett, que apresentará sua conferência nesta sexta-feira às 18h00, sob o título Liberação de Informações e uma Conferência nas Nações Unidas, apresentará os esforços que estão sendo realizados com esse objetivo, que culminará durante o V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) na assinatura da Carta de Foz do Iguaçu 2013, que pode ser lida clicando neste link.
Gevaerd lembrou do sucesso do IV Fórum Mundial de Ufologia (I UFOZ 2012) e os fatos que mais marcaram o evento passado, dentre eles a Carta de Foz do Iguaçu, que foi fundamental na realização da história reunião da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), com representantes de Exército, Marinha e Aeronáutica no Ministério da Defesa, em 18 de abril de 2013. Daí resultaram ainda os primeiros esboços de uma cooperação entre pesquisadores civis e militares na questão dos UFOs, que em breve deverá culminar com a criação de um organismo oficial de estudo ufológico. Dentro dos objetivos do V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) essa cooperação é lembrada na Carta de Foz do Iguaçu 2013, em que ao governo brasileiro é sugerido que siga o protagonismo da Ufologia Brasileira, e proponha um debate mundial sobre o Fenômeno UFO na ONU.
Início dos trabalhos de um evento histórico
Sob um clima de muita emoção Gevaerd abriu os trabalhos apresentando os convidados nacionais e internacionais e chamando aqueles já mencionados para compor a mesa de autoridades. A seguir o professor Wilson Picler, um dos mais importantes colaboradores da Revista UFO e da Ufologia Brasileira, apresentou uma mensagem aos presentes, intitulada A Necessidade do Reconhecimento Oficial da Ufologia, descrevendo a trajetória da disciplina até este momento. Picler narrou como as evidências da casuística e o estudo científico dos UFOs podem revolucionar a sociedade terrestre, e defendeu o trabalho realizado pela Revista UFO na realização do V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013).
Após a apresentação de todos os membros da mesa, com rápidas declarações de cada um, Marco Antonio Petit mostrou a primeira conferência do evento, com o título O Processo de Abdução e a Mensagem Extraterrestre. Ele abordou temas como análise de fotografia espacial, diferentes tipos de abdução e quais os supostos objetivos das civilizações que nos visitam. Para contextualizar, Petit apresentou vários casos documentados, incluindo aqueles protagonizados por militares tais como a Noite Oficial dos UFOs no Brasil, em 19 e 20 de maio de 1986, e também a Operação Prato. A respeito das abduções fez um relato do caso de Travis Walton, este também um dos conferencistas do V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013), cuja apresentação ocorrerá no sábado, 23 de novembro, às 11h40.
Os trabalhos do V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) seguirão intensos até o próximo domingo, 24 de novembro. São 24 conferencistas de dez países representando a elite da Ufologia Mundial e uma inédita cobertura da imprensa. Nas próximas horas o futuro da Ufologia Mundial será debatido em Foz do Iguaçu, comprovando mais uma vez a posição de protagonista da Ufologia Brasileira na pesquisa ufológica mundial. O evento dará mais um passo gigantesco no reconhecimento da disciplina, com a assinatura da Carta de Foz do Iguaçu 2013, em que o governo brasileiro é convidado a dividir com nossos pesquisadores esse protagonismo, cumprindo o objetivo de levar o assunto dos UFOs a ser debatido na ONU, em b
enefício de toda a humanidade.
V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013), de 21 a 24 de novembro de 2013
Visite o site oficial do II UFOZ 2013 clicando aqui.
Leia a Carta de Foz do Iguaçu 2013 clicando aqui.
Visite o site oficial da agência Frontur Eventos clicando aqui.
Hotel Golden Tulip Internacional Foz.
Conheça a comunidade II UFOZ 2013 no Facebook clicando aqui.
Começa hoje o evento que pede à ONU abertura das discussões ufológicas.
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Este pacote com 17 DVDs e um total de 16 horas contém algumas das principais conferências apresentadas por ufólogos de variados países no IV Fórum Mundial de Ufologia, promovido pela Revista UFO em Foz do Iguaçu, em dezembro de 2012. O evento foi a maior discussão sobre discos voadores já ocorrida no Brasil em todos os tempos, e resultou na emissão da Carta de Foz do Iguaçu, que levou o Ministério da Defesa a se declarar positivo quanto à abertura de novos documentos ufológicos das Forças Armadas brasileiras.