PRÉ-VENDA
Ad image

Cientistas observam estrela nascendo fora de galáxia

Equipe UFO

4aa9165c0c2c5db80d189b3099d32ab11527822359

Créditos: Divulgação

Astrônomos encontraram evidências de que estrelas não estão nascendo dentro de uma galáxia, e sim fora, em uma cauda formada pelo seu deslocamento, informou a Agência Fapesp nesta terça-feira. A cauda é parecida com um cometa, só que maior, se estendendo por mais de 200 mil anos-luz. O estudo será publicado na revista The Astrophysical Journal.

Ad image

A cauda foi criada a partir do gás liberado pela galáxia ESO 137-001, que está se deslocando rapidamente em direção ao centro do Abell 3627, um impressionante aglomerado de galáxias. A descoberta foi realizada a partir do observatório de raio X Chandra, da Nasa, com o Soar, consórcio instituições americanas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As observações indicam que o gás na cauda tem sido responsável pela formação de milhões de estrelas. Como grandes quantidades de gás e poeira necessárias para a formação de estrelas são geralmente encontradas apenas dentro de galáxias, até agora não se suspeitava que um número tão elevado de estrelas pudesse se formar fora de uma delas.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe