Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Cientistas dizem que raça humana pode ter origem extraterrestre
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Cientistas dizem que raça humana pode ter origem extraterrestre
notícias

Cientistas dizem que raça humana pode ter origem extraterrestre

Ultima atualização: 10 de outubro de 2007 18:24
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

9c146baffca79df35db9e6d870e933af1527712954

Cápsula da nave espacial Fóton M3
Créditos: europlanet

“Nós poderíamos ter origem alienígena”, disseram os cientistas que enviaram formas de vidas microscópicas fossilizados para o espaço e retornaram no interior de um meteorito artificial. Os pesquisadores anexaram uma rocha do tamanho de uma bola de baseball no lado de fora da nave espacial Fóton M3 da Agência Espacial Européia (ESA) para testar se o material biológico poderia sobreviver a uma jornada completa.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Esculpida em pedra da ilhas Orkney, no norte da Escócia, a rocha continha micróbios fossilizados e sinais moleculares de micróbios. A nave não tripulada foi lançada de foguete do Cosmodrome de Baikonur, no Cazaquistão, carregando 43 experimentos. Ela pousou no mesmo local do lançamento no dia 26 de setembro, após orbitar em volta do planeta por 12 dias.

“No pedaço de rocha que recuperamos, alguns compostos biológicos sobreviveram”, disse o líder do projeto, John Parnell, da Universidade de Aberdeen, na Escócia. “Achados preliminares sugeriam ser possível que organismos simples pudessem chegar via meteoritos”, e acrescentou que a pesquisa também sugere que micróbios vivos poderiam ter sobrevivido em uma rocha um pouco maior.

“Este estudo dos materiais orgânicos é completamente novo”, disse Parnell. Os testes anteriores de meteorito experimental examinaram somente o grau em que a rocha derrete ao entrar na atmosfera. O novo experimento é parte do programa espacial europeu chamado de Stone, que testa os efeitos da reentrada em meteoritos artificiais.

Sobrevivência dos micróbios

Uma rocha medindo sete centímetros de comprimento foi fixada no lado de fora da Fóton M3. “Isso foi protegido quando foi ao espaço, mas foi exposto quando retornou”, explicou Parnell. A rocha tem propriedades similares de um tipo de meteorito conhecido como condritos carbônicos. Estes meteoritos contêm água e compostos carbônicos, ambos essenciais à vida. “Nós queríamos ver se uma rocha que era rica em carbono e água poderia sofrer uma grande perda de massa”, acrescentou Parnell. “Certamente esse era o caso. Cerca de três quartos da massa da nossa amostra desapareceu”.

Os micróbios vivos provavelmente não poderiam ter sobrevivido em um meteorito deste tamanho porque alcançaria temperaturas de aproximadamente 392 graus Fahrenheit (200°C), diz o líder do projeto. Mas “se a nossa rocha fosse maior, vamos dizer, 20 centímetros (cerca de 8 polegadas) de comprimento, então temos quase certeza que a temperatura não penetraria no centro, então se qualquer coisa estivesse vivendo ali, poderia ter sobrevivido”.

Em uma rocha bem maior, no entanto, poderia ser completamente derretido e vaporizado no impacto, de acordo com Parnell. “Há uma espécie de janela de oportunidade em termos de tamanho, entre ser pequeno demais e grande demais”, acrescenta ele. Os micróbios são conhecidos por viverem no interior das rochas, que foram encontradas vários quilômetros abaixo da crosta terrestre, observa Parnell.

Origem marciana?

A teoria que organismos interplanetários semearam a vida em vários planetas, como a Terra, é conhecida como panspermia. Se a ela explica a origem da vida na Terra, os astrobiologistas acreditam que Marte é a mais provável origem dos organismos. Por exemplo, os estudos sugerem que cerca de 5% dos meteoritos de Marte eventualmente acabam chegando à Terra. “Esta jornada pode levar até 15 milhões de anos, mas há uns poucos que farão isso rapidamente. Esses poucos farão a jornada em aproximadamente um ano. E serão aqueles que poderiam levar algo interessante com eles”, observa Parnell. “A superfície de Marte é bem inóspita, por causa da seca e da pouca umidade, mas poderia conceber uma subcamada de vida que poderia existir em Marte”, acrescenta.

No experimento, os micróbios foram secos no interior de vários meteoritos artificiais. “Estes materiais biológicos não sobreviveram, mas poderiam estar preservados, ou os traços preservados”, disse o cientista do programa Stone Charles Cockell da Universidade Aberta do Reino Unido. “As rochas ainda estão em análise”, acrescenta. “Nós sabemos que a vida pode ser feita de continente para continente, mas e de planeta a planeta?”, indaga Cockell. “Claro que no momento nós não sabemos de vida em outro planeta, mas este experimento é um teste intrigante de uma versão interplanetária de uma velha questão ecológica”.

David Morrison é o cientista sênior no Instituto de Astrobiologia da NASA, em Moffett Field, Califórnia. “O projeto de Parnell dá credibilidade para a idéia de que meteoritos do espaço exterior podem dar carona a micróbios”, disse ele em um e-mail para o National Geographic News. Se o intercâmbio de vida nunca ocorreu seguindo os impactos dos meteoritos é uma questão mais complexa, mas “nós poderíamos ser mais abertos para a possibilidade de que há vida microbial em Marte que compartilha um ancestral comum com a vida na Terra”, diz ele. “Pode não ser parecido, mas não se pode excluir a possibilidade de que nós, no fundo, somos todos marcianos”.

Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

WhatsApp Image 2025 10 03 at 09.29.22
Apagão da NASA congela missão-chave para estudar o enigmático objeto interestelar 3I/ATLAS
Notícias
663b12a0 9fbf 420e b077 6bf689307043
Mergulhadores militares encontram local de queda de OVNI e guardam segredo por décadas !
Notícias
drones alemania ft
Alemanha em alerta após drones misteriosos invadirem o espaço aéreo
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up