PRÉ-VENDA
Ad image

Cientistas descobrem fóssil de bebê

Equipe UFO

0d7594e5e8bb5d7c672956b45323670f1528313650

Bebê australopiteco
Créditos: France Presse

Cientistas descobriram um esqueleto excepcionalmente preservado de um bebê australopiteco que viveu há 3,3 milhões de anos da Etiópia. O fóssil, de uma criança que morreu aos três anos, foi encontrado no Nordeste do país.

Ad image

Os pesquisadores encontraram os ossos do bebê no sítio de Dikika, situado na margem do rio Aouache. O lugar é próximo ao sítio Hadar, onde foi encontrado, em 1974, o esqueleto do australopiteco Lucy.

Segundo o pesquisador, Zeresenay Alemseged, do Instituto Max Planck que fica em Leipzig, Alemanha, o bebê pertence à mesma espécie de Lucy, Australopithecus afarensis e era, provavelmente, do sexo feminino.

O esqueleto quase completo é considerado único, tanto por seu estado de conservação quanto pelas partes anatômicas, até então desconhecidas nos australopitecos.

“O pé e outras partes dos membros inferiores indicam claramente uma locomoção bípede”, dizem os cientistas. “A omoplata é parecida com a de um gorila e as falanges das mãos, longas e curvadas – típicas dos grandes símios.

De acordo com os pesquisadores, as características observadas mostram que, possivelmente, a locomoção dessa espécie em árvores era mais importante do que se imaginava anteriormente. Segundo o estudo, publicado na revista “Nature”, a criança vivia numa savana arborizada e cercada pelos deltas de pequenos rios.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe