Os UFOs são reais e agora sabemos o quão rápidos eles realmente são. Depois que o Pentágono publicou seu relatório UFO, os cientistas calcularam como a “tecnologia avançada” poderia resultar nos fenômenos misteriosos avistados.
Alienígenas ou não, UFOs estão voando em nossos céus e o governo dos Estados Unidos reconheceu isso. Em 25 de junho, o Pentágono publicou as descobertas de sua investigação sobre mais de 100 fenômenos aéreos não identificados ou UAPs – jargão militar para UFOs. Muitos desses avistamentos de objetos estranhos foram feitos por militares norte-americanos e vazaram para a internet ao longo dos anos. Um desses avistamentos tornou-se público em 2016 e só foi reconhecido pelo Pentágono no ano passado. O vídeo mostra pilotos da Marinha perseguindo uma “nave estranha” na costa leste dos Estados Unidos. Um piloto pode ser ouvido no vídeo gritando: “Que diabos é essa coisa?” O UFO se destacou por seus padrões de voo bizarros, “aura brilhante” e aparente desrespeito pelas leis da física. O piloto Chad Underwood, que registrou o encontro de seu caça a jato F/A-18 Hornet, da Marinha, apelidou o UFO de “Tic Tac”.
Ele deixou registrado e disse que era diferente de tudo que ele já tinha visto em sua vida. Em 2019, o piloto disse ao Intelligencer, da New York Magazine: “Era simplesmente um comportamento que não era fisicamente normal. Foi isso que me chamou a atenção. Porque as aeronaves, sejam tripuladas ou não, ainda têm que obedecer às leis da física. Elas precisam ter alguma fonte de sustentação, alguma fonte de propulsão.” O Tic Tac, até onde ele poderia dizer, não fez nada disso e voou de altitudes de muitos milhares de pés para apenas algumas centenas “em segundos”, o que o piloto argumentou “não ser possível”.
Mas Tic Tac não é o único UFO que desafiou todas as convenções – ele é somente um dos muitos objetos relatados e registrados ao longo dos anos. Para entender melhor como esses objetos são realmente incríveis, uma equipe de cientistas desenvolveu uma ferramenta para calcular suas velocidades. A chamada UFO Travel Calculator (Calculadora de Viagem de UFOs) calcula as velocidades dos estranhos objetos aplicando princípios de engenharia e aeronáuticos ao que pode muito bem ser “tecnologia avançada”.
Hospedado no Omni Calculator Project, o criador e engenheiro mecânico Rahul Singh Dhari disse ao Express que muitas das características desses UFOs não poderiam ser replicadas por nossa tecnologia moderna. Isso não significa que sejam alienígenas; afinal o relatório do Pentágono descobriu que pelo menos um avistamento poderia ser explicado como sendo um balão. No entanto, Dhari acha que os UFOs podem ser levados muito mais a sério se olharmos para eles através das lentes da ciência e da engenharia.
A calculadora permite estimar o quão rápido tais objetos podem voar, baseado em suas filmagens.
Fonte: OMNI Calculator
Ele disse: “Esta calculadora os considera como objetos voadores de alguma tecnologia avançada e presume a partir de uma perspectiva de engenharia de projeto. Como acontece com nossas aeronaves modernas, tentei projetá-los a partir de variáveis essenciais – como a carga das asas e a relação empuxo/peso. Com base nesses parâmetros e certas suposições, podemos tentar estimar suas velocidades.” Você pode visitar a Calculadora de Viagem de UFOs clicando aqui, para ver por si mesmo a velocidade com que esses objetos viajam. Usando a ferramenta, você pode comparar um dos muitos tipos de UFOs conhecidos aos sistemas de propulsão convencionais, como o motor de foguete RD-0146.
O UFO Tic Tac, por exemplo, é estimado em mais de 21.320Kg, com uma extensão de 13.6m. Armado com um único motor de origem desconhecida, a espaçonave poderia atingir velocidades de mais de 19.000Km/h. Nessas velocidades, uma viagem entre Londres e São Francisco – 8.600Km– duraria apenas 27 minutos. Para efeito de comparação, um jato convencional de passageiros levaria pouco menos de 11 horas para cobrir a viagem. Um objeto de forma triangular armado com um único motor misterioso, por outro lado, é estimado em atingir velocidades máximas de 8.350Km/h. Este tipo de UFO levaria aproximadamente uma hora para voar de Londres a São Francisco – 91% menos tempo do que um jato normal.
Dhari criou a Calculadora de Viagem de UFOs com sua colega matemática, a doutora Anna Sczepanek. Uma conclusão importante do projeto é que seria quase impossível recriar essas naves misteriosas e sistemas de propulsão usando a tecnologia à nossa disposição. De acordo com Dhari, existem “vários motivos”, como saúde e segurança, bem como a falta de motores potentes e sustentáveis. Ele disse: “Acho que o custo para desenvolver e construir algo assim é alto, pois precisa de muitas novas tecnologias do ponto de vista de segurança estrutural e propulsão – especialmente do ponto de vista de voos de viagem: imagine voar um Concorde muito mais rápido.”
“O impacto ambiental também precisa ser avaliado: a crise climática se torna um fator massivo antes que qualquer projeto como este decole”, completa. No que diz respeito ao relatório do Pentágono, Dhari disse que foi inovador vê-lo publicado. O relatório divulgado publicamente continha apenas nove páginas de um documento muito mais detalhado e classificado. Mas sua chegada foi vista como um grande negócio por pessoas envolvidas com a comunidade ufológica. Mesmo que as agências de inteligência dos Estados Unidos não tenham revelado a existência de alienígenas, alguns especialistas acham que isso significa que eles também não descartaram a hipótese. Dhari e seus colegas, por sua vez, veem o relatório como uma boa fonte de informações e dados para pesquisas futuras. Ele disse: “Acho intrigante saber o que pode resultar disso.”