O Brasil é reconhecidamente um dos países com a maior e mais diversificada casuística ufológica. Além disso, nossos pesquisadores são mundialmente reconhecidos como fazendo parte da elite da Ufologia Mundial, e a pesquisa sobre o Fenômeno UFO feita em nosso país é constantemente celebrada como uma das melhores do mundo. Nada mais natural, portanto, que comemorar essa excelência, e as cidades de Campinas, Curitiba e Buritama já o fizeram, instituindo como data oficial de seus respectivos municípios o Dia do Ufólogo, comemorado em todo 24 de junho.
A data é lembrada como o Dia Mundial dos Discos Voadores, tendo o avistamento de Kennerth Arnold, em 24 de junho de 1947, sendo mundialmente reconhecido como o início da pesquisa ufológica moderna. Naquele dia, o piloto civil norte-americano Kenneth Arnold, veterano com 4.000 horas de voo na ocasião. Sobrevoando a região do Monte Rainier, no estado norte-americano de Washington, à procura de um cargueiro militar C-46 que havia desaparecido, Arnold subitamente observou uma fileira de nove objetos voadores desconhecidos. Conhecedor da geografia da região, ele marcou o tempo que os intrusos levaram para percorrer a distância entre o Rainier e outro pico.
Espantado, verificou que pelos seus cálculos os objetos se moviam a 1.600 km/h, velocidade inalcançável por qualquer avião da época. O relato de Kenneth Arnold causou um frenesi na imprensa, e inúmeras outras testemunhas se apresentaram para narrar outras observações. Sessenta e nove anos depois, a pesquisa ufológica está consolidada, envolvendo importantes figuras entre as quais se incluem cientistas, militares, altos funcionários governamentais e outros. A televisão também está tomada por séries de documentários enfocando a possibilidade de vida extraterrestre estar nos visitando, e é neste clima que mais um município brasileiro aprova uma lei para homenagear os pesquisadores.
CAPITAL BRASILEIRA DA UFOLOGIA
E essa cidade é Varginha, palco do mais polêmico e extraordinário caso ufológico da Ufologia Brasileira, e um dos mais importantes do mundo. Em 20 de janeiro de 1996 diversas testemunhas relataram a presença de estranhos seres na cidade, em meio a uma das maiores ondas ufológicas já descritas em território nacional. O que uma numerosa equipe, formada por dezenas dos melhores ufólogos brasileiros, descobriu nos meses subsequentes de intensa investigação, foram fatos estarrecedores envolvendo a queda de uma nave alienígena, a captura de sua tripulação, o exame desses seres em dois hospitais da cidade, e o translado de grande parte desse material para uma das melhores instituições de pesquisa do Brasil, a Unicamp.
O Caso Varginha completou neste ano vinte anos, e a sociedade brasileira ainda aguarda as respostas do Exército, a Arma mais diretamente envolvida com a espantosa ocorrência. A cidade está aos poucos abraçando o caso ocorrido em seu território, com várias obras onde a temática ufológica impera, e um passo importantíssimo foi a promulgação da Lei Nº 6.190, que instituiu o Dia do Ufólogo e da Ufologia no âmbito do município, em 06 de maio último. A promulgação foi publicada no Diário Oficial da cidade, fazendo com que Varginha se una a um grupo que cidades que também instituíram a data, formado por Campinhas, Curitiba e Buritama. A Ufologia Brasileira agradece o gesto das autoridades de Varginha, e se coloca a disposição da cidade que foi palco de um dos mais importantes casos da Ufologia Mundial, para celebrar e divulgar cada vez mais a importância do estudo do Fenômeno UFO.
Visite o site da Prefeitura de Varginha
Baixe a edição do Diário Oficial com a promulgação do lei do Dia do Ufólogo
Cidade de Buritama institui o Dia do Ufólogo
Editor da UFO recebe homenagem na Câmara dos Vereadores de Campinas
Caso Varginha comemora 20 anos hoje, mas Exército ainda nega as evidências
Saiba mais:
Livro: Varginha: Toda a Verdade Revelada
Desde que teve início a chamada Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, uma pesquisa sistemática dessas naves e da ação de seus tripulantes na Terra vem sendo realizada por estudiosos de inúmeros países. Eles constataram, para sua perplexidade, que tais veículos, apesar de altamente tecnológicos, também sofrem panes e podem cair sobre a superfície de nosso planeta. O episódio ocorrido na cidade mineira de Varginha, em 20 de janeiro de 1996 é, com certeza, o mais bem documentado de todos. Aconteceu em nosso país, na referida data, a queda de uma espaçonave em dificuldades na atmosfera e, para espanto de todos, alguns de seus ocupantes sobreviveram à tragédia. Pelo menos dois deles foram capturados ainda com vida, e todas as instituições rechaçam veementemente os fatos apurados ao longo de anos de investigações por dedicados ufólogos do Brasil e exterior, entre eles o autor Marco Antonio Petit.