Em entrevista à revista Época, Chuck Yeager, piloto responsável pela quebra da barreira do som em 1947, não vê motivos para uma missão tripulada ao planeta Marte. Confira o trecho com a declaração:
ÉPOCA – Com o Programa Constellation, a Nasa planeja voltar à Lua em 2020, como preparação para uma missão a Marte. O que acha disso? (Em fevereiro de 2010, o presidente Barack Obama cancelou a construção da base lunar e postergou indefinidamente o programa de uma missão à Marte)
Yeager – Bom, se eu fosse da Nasa não iria gostar da minha resposta (risos). Eu acho um desperdício de dinheiro voltar à Lua para fazer uma colônia num lugar onde não existe ar nem água, fazendo da Lua um primeiro estágio para saltar na direcção de Marte. Por que nós iríamos querer ir até Marte? A Nasa faria muito melhor se continuasse a exploração não-tripulada, como fez com os jipes marcianos. Eles fizeram um belo trabalho com sistemas não-tripulados. Construir uma colônia na Lua com duas ou três centenas de pessoas lá dentro vai acabar num erro catastrófico. Se ocorrer alguma rachadura na estrutura, todos morrerão. A Nasa está desperdiçando dinheiro só para obter publicidade. É isso que eu acho!
Clique aqui e leia a entrevista completa.
COMENTÁRIO: Acredito que certas coisas apenas um homem pode fazer e procurar. Um robô é limitado e pode não ter a mesma habilidade de pesquisa que o olho/intuição humanos. Por outro lado, se existe mesmo vida no planeta Marte (os famosos marcianos que querem invadir a Terra), será esse o estopim da guerra entre os mundos tão prevista por Hollywood e pela ficção científica?
Vejo vocês no próximo post. Enquanto isso estou no twitter: www.twitter.com/jonatasmobile.