Como uma instância única a nível Latino-Americano nasce esta nova possibilidade de estudos que alça à investigação ufológica como uma alternativa séria e concreta. A Universidade de Aconcágua, Serena, Chile, anunciou no dia 19 de fevereiro deste ano a execução de um diplomado em Ufologia. Este programa será dirigido a pessoas de todo o país que estudam o fenômeno dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNI) e que desejam ter as concorrências necessárias para abordar o tema.
O curso que terá a duração de seis meses contempla matérias tais como: método científico, aeronáutica, astronáutica, astronomia posicional, história da ufologia, bioastronomía, astroarqueologia, fotografia, análise de vídeo, entre outras. As aulas serão dadas via internet usando a plataforma virtual da universidade pelo que poderão participar pessoas de qualquer parte do país e inclusive do estrangeiro. Desta maneira a Universidade de Aconcagua se converte na primeira entidade de América Latina a oferecer um diploma em Ufologia a nível internacional.
Entre os docentes deste interessante curso se encontram o engenheiro aeronáutico, Fernando Mujica — ex-chefe do projeto Satelital da Força Aérea de Chile, FASat Alfa; Camilo Valdivieso — investigador e explorador, um dos poucos chilenos que realizou expedições à selva Amazônica em procura do Paititi ou o Dourado e a meseta de Gizeh no Egito; Verónica Araya — fotógrafa profissional — e Cristián Riffo — investigador e diretor de Ovnivisión Chile. O anúncio deste diplomado de especialização foi feito pelo vice-reitor da Universidade de Aconcágua, Carlos Ruiz Benítez, durante o VIII Simpósio do Fenômeno Ovni realizado em Serena.
Segundo Ruiz, “é necessário que as pessoas interessadas neste tema tenham as concorrências e ferramentas básicas que lhes permitam abordar a problemática do Fenômeno UFO. É aí onde a Universidade entregará a base científico-técnica para que se possa reconhecer, avaliar ou gerar informações e linhas básicas de investigação”, afirma.