PRÉ-VENDA
Ad image

Chang’e-5 volta com amostras da Lua e a resposta sobre se podemos ter uma colônia no satélite

Os chineses mostram com suas várias missões ao nosso satélite natural que estão definitivamente dispostos a montar uma base e até mesmo uma colônia humana na Lua. Os experimentos recentes do programa espacial chines tiveram relativo sucesso ao transpor barreiras que americanos e russos encontraram.

A. J. Gevaerd

5d1db2bf79b7c8b143496880118edc411608124150

A corrida para instalação de uma colônia em nosso satélite se acirra com a entrada da China no páreo.
Créditos: China Xinhua News

Os chineses mostram com suas várias missões ao nosso satélite natural que estão definitivamente dispostos a montar uma base e até mesmo uma colônia humana na Lua. Os experimentos recentes do programa espacial chines tiveram relativo sucesso ao transpor barreiras que americanos e russos encontraram.

No final de novembro, a China fez história com o lançamento da missão Chang’e 5, que seguiu com destino à Lua para coletar amostras do nosso satélite natural. Agora, segundo um anúncio feito nesta semana pela agência de notícias estatal Xinhua, a missão completou sua segunda manobra orbital e já está na órbita de transferência Lua-Terra. É esperado que a nave pouse na Mongólia até sexta-feira. 

Ad image

Veja vídeo aqui: https://twitter.com/i/status/1338098740394160130

A Chang’e 5 chegou à região de Oceanus Procellarum, no lado visível do nosso satélite natural, em 01 de dezembro com o objetivo de coletar mais de 1,8 kg de amostras. Então, já no dia 03, o módulo ascendente do lander decolou — como a nave é alimentada por luz solar e não foi criada para resistir às baixas temperaturas das noites lunares, a data foi escolhida para aproveitar a luz do Sol incidindo sobre a Lua. 

Uma colônia humana na Lua? 

As amostras obtidas ficaram em uma nave de subida acoplada ao módulo de pouso, que então se encontrou com o módulo orbital e, ali, transferiu o material para uma cápsula de retorno. A manobra orbital foi feita em cerca de 22 minutos, e a sonda já está na órbita de transferência para voltar para casa. 

1cbeec0088aa9401a004ac70b328a96a

Mensagem da agência de notícias China Xinhua News sobre a missão Chang’e 5. 
Crédito:
China Xinhua News 

Os cientistas planetários aguardam ansiosamente a chegada das amostras, já que, possivelmente, o material coletado é o mais recente que vem para a Terra para ser estudado, e poderá ajudar os cientistas a entender melhor a atividade vulcânica na Lua e refinar as técnicas para estimar a idade das crateras lunares e outras formações. A Chang’e 5 é parte de um longo projeto da China para a exploração da Lua, que tem como objetivo final o possível estabelecimento de uma estação de pesquisa internacional e uma colônia humana. 

Se tudo correr bem, a China se tornará o terceiro país a trazer amostras lunares para cá: há mais de 40 anos, a União Soviética também coletou amostras do regolito lunar para análises. Em seguida, vêm os Estados Unidos, que coletaram as amostras durante as missões do programa Apollo, encerrado em 1972. 

Fontes: NPR e Canaltech

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.