Ad image

CBU, Equipe e Revista UFO dão seu adeus ao ex-ministro Octávio Moreira Lima

Homenagem em virtude de seu falecimento

Equipe UFO

433ffb32f1ce11fd169b1e5796bd15181527599134

Octávio Moreira Lima em entrevista, há dois anos
Créditos: FAB/TV Força Aérea

Nesta última segunda-feira, dia 23 de maio, deixou nosso mundo físico aos 84 anos o tenente brigadeiro do ar Octávio Júlio Moreira Lima, após 65 anos de serviços prestados à nação na Força Aérea Brasileira (FAB). Ministro da Aeronáutica no período de 1985 a 1990, ficou conhecido na Ufologia e entrou definitivamente para seus anais por ter sido o primeiro ministro de Estado a aceitar tratar do assunto com seriedade e abertamente, isso ainda nos idos dos anos 80, a partir de 19 de maio de 1986, na Noite Oficial dos UFOs no Brasil, um dos casos ufológicos mais importantes do mundo.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Naquela data, nosso espaço aéreo foi literalmente invadido por 21 objetos voadores não identificados, numa agitação tão grande que forçou o então ministro Moreira Lima vir a público e reconhecer oficialmente o fenômeno, pois tal ocorrência fugiu ao controle, praticamente entupindo as telas de radar que cobriam o tráfego aéreo dos principais aeroportos e aerovias do país. “Os radares detectaram mais de duas dezenas de objetos não identificados na área de São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro a ponto de saturá-los”, admitiu então.

Ad image

Os incidentes que marcaram a Noite Oficial tiveram início às 20h50, quando o primeiro UFO foi detectado. A partir das 21h10, vários focos de luz foram observados pelos passageiros de um avião Xingu que voava de Brasília a São José dos Campos (SP), pilotado por Alcir Pereira da Silva e tendo a bordo o então presidente da Embraer Ozires Silva, que chegou a perseguir um deles próximo a São José dos Campos.

Um dos pilotos enviados ao encalço dos objetos era o capitão Márcio Brisolla Jordão. Ele declarou que quando estava se dirigindo para a área de busca, recebia informações do radar. “Soube que havia de seis a 8 pontos luminosos a minha frente, cerca de 30 km”. Outro militar envolvido na perseguição era o tenente Kleber Caldas Marinho. “Eu estava acima de 1.000 km/h e não consegui identificar, nem muito menos me aproximar daqueles pontos luminosos”, declarou em rede nacional.

O ministro Moreira Lima ainda informou que foi determinada a decolagem das aeronaves de defesa aérea para interceptar esses objetos em conseqüência do problema que os mesmos poderiam causar ao fluxo de tráfego aéreo. “Um dos pilotos chegou a enquadrar um desses objetos, mas apenas viu algo colorido e não identificando o que se tratava”, disse.Assista a reportagem oficial da época, exibida no programa Fantástico, da Rede Globo: Ozires Silva, envolvido no incidente desde o início por estar a bordo do Xingu que involuntariamente entrou na área dos acontecimentos, também deu importantes informações sobre o fato. Embora grande piloto, Silva era passageiro naquele vôo, mas quando soube o que estava acontecendo, pediu ao comandante Alcir o controle da aeronave e começou a perseguição dos UFOs. “Eu segui na direção dos objetos e, na medida que me aproximava, notei que eles estavam a uma altitude bem menor que a minha. Nesse momento, observei que um deles tinha uma estrutura bem mais alongada e uma cor fluorescente. Eu o circulei por diversas vezes olhando para baixo, mas não sei dizer o que era aquilo”, informou na época.

Outras declarações do ex-ministro brigadeiro Octávio Moreira Lima:

“Entre 20h00 (19/05) e 01h00 (20/05) pelo menos 21 objetos foram detectados pelos radares brasileiros”

“Saturaram os radares e interromperam o tráfego na área”


“Toda vez que os radares detectam objetos não-identificados os caças levantam vôo para identificação”


“Radar só detecta superfícies sólidas, objetos metálicos e nuvens (massas) pesadas. Não havia nuvens nem aeronaves convencionais na região. O céu estava limpo. Radar não tem ilusão de ótica”


“Só podemos dar explicações técnicas, e não as temos”


“Seria muito difícil para nós falarmos sobre a hipótese de que esses objetos seriam de origem extraterrestre”


“A hipótese de uma guerra eletrônica é muito remota, e não é o caso aqui no Brasil”


“É fantástico. Os sinais nos radares eram bem claros”
.

Liberdade de informações

Finalmente, em 2009, graças a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, à Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e Revista UFO, a documentação oficial sobre o caso veio à tona, encontrando-se atualmente disponibilizada fisicamente no Arquivo Nacional (AN) e em arquivo .PDF aqui no Portal da Ufologia Brasileira, no envelope 07 de 1986, mais precisamente das páginas 47 a 54.

Os relatórios foram analisados por ufólogos na edição UFO 160, no seguintes artigos abaixo, disponíveis na íntegra:

O Governo libera a década de 80


O Governo libera documentos secretos sobre a Noite Oficial dos UFOs no Brasil que confirmam que uma grande frota de UFOs sobrevvou o país em 19 de maio de 1986

A cronologia dos fatos na Noite Oficial dos UFOs no Brasil

Leia a homenagem da FAB ao ex-ministro, clicando aqui.

Em 1990, o ministro Octávio Moreira Lima foi sucedido pelo brigadeiro Sócrates da Costa Monteiro, que concedeu importante entrevista para Revista UFO em sua edição 161, no artigo Ex-ministro da Aeronáutica faz declarações sobre discos voadores.

Nas edições UFO 141 e 142, em entrevista exclusiva com o brigadeiro José Carlos Pereira – q
ue ocupou os principais postos da hierarquia militar da FAB e Inteligência Militar, especialista em políticas e estratégias aeroespaciais entre outras funções da alta elite militar -, ficava claramente demonstrável que havia chegado o tempo de liberar arquivos secretos sobre o assunto. Leia na íntegra em “É hora de encerrar o segredo sobre os UFOs” e “Os arquivos sobre os UFOs devem ser abertos” .

Acesse todos os arquivos liberados até o momento, com milhares de páginas, clicando aqui.

TÓPICO(S):
Compartilhe