O continente australiano apresenta grande incidência de avistamentos de UFOs. Um caso recente aconteceu em Katherine, ao norte do país, no dia 13 de dezembro passado, às 02h00. Uma mulher relatou ter visto duas esferas vermelhas do tamanho de bolas de tênis iluminando o céu. Um casal que teve a mesma visão disse que as esferas estavam a 2 ou 3 km de altura. No dia seguinte, também às 02h00, em Rapid Creek, Warnick S. avistou uma estrela cadente e, logo depois, um flash de luz se aproximando.
“Primeiramente pensei que fosse um avião, mas aquilo passou sobre mim, observando-me e deixando-me observá-lo. Ele manteve a mesma velocidade o tempo todo e foi em direção ao mar”. Warnick relatou que o objeto tinha luzes azuis, vermelhas, amarelas e laranjas, e que estava a 20 m de altura. Ele o observou por 10 minutos. Já em 24 de dezembro, às 22h40, Darren B. estava em sua casa em Sunshine, subúrbio de Melbourne, quando de repente sua irmã e um amigo correram para o jardim. “Encontrei os dois chocados. Ambos disseram que viram uma esfera de luz laranja do tamanho da Lua, que se aproximou pelo noroeste e foi em direção sul, antes de sumir por trás das árvores”.
Bola de fogo inexplicada explode sobre o Alasca
Um estranho acontecimento deu-se em Anchorage, Alasca, às 15h10 do dia 6 de janeiro. O senhor Warren A. e sua esposa dirigiam para um subúrbio da cidade quando um enorme objeto chamou sua atenção. “Minha esposa e eu vimos o que parecia ser um enorme avião comercial, que depois levantou vôo em alta velocidade. Era triangular e prateado, e tinha o tamanho da nave espacial Space Shuttle”, disse Warren.
Diversos moradores de Anchorage também observaram uma estranha aeronave naquele dia. “Minhas filhas e eu vimos uma trilha de fumaça no céu e, logo em seguida, o objeto apareceu”, contou um deles. Dois dias depois, em 8 de janeiro, aproximadamente às 22h25, uma bola de fogo com uma estranha cor variando entre o azul e o verde brilhou no céu do Alasca, explodindo logo em seguida e produzindo um enorme estrondo. O ruído foi tão alto que estremeceu várias casas.
De acordo com o jornal Anchorage Daily News, dezenas de pessoas telefonaram para as autoridades naquele dia, relatando o acontecimento. A maioria das testemunhas descreveram um flash brilhante e colorido, seguido por um ruído que durou vários minutos.
UFOs triangulares sobrevoam a Europa
Em I° de dezembro passado, às 17h50, um UFO descrito como tendo formato triangular foi visto sobre a cidade de Evreux, a 150 km de Paris. O fenômeno foi testemunhado por um motorista que, naquele momento, dirigia-se àquela cidade. “O objeto tinha 40 m de comprimento e oito janelas brancas luminosas ao longo de sua extensão, além de uma luz rotativa vermelha em sua parte inferior”, disse. A testemunha, a princípio, viu o UFO a 25 m de altura e voando a uma velocidade semelhante à de um jato. Em seguida, o motorista ficou observando o objeto passear silenciosamente à sua frente, rumando logo após em direção à Base Área de Evreux-Fauville.
No momento do avistamento, o motor do carro, além do rádio e os faróis, apagaram-se. O blackout durou cerca de 30 segundos. “Logo depois, liguei para a Base de Evreux-Fauville, mas os funcionários não me deram uma explicação concreta sobre o fato, como sempre”, finalizou a testemunha. Já no dia 13 de dezembro, à 01h40, uma formação triangular de luzes vermelhas e brancas foi vista passando sobre a pequena cidade de El Marche, na província de Andaluzia, a 55 km de Málaga, Espanha. De acordo com Antonio Salinas, Sociedade de Investigações Biofísicas (SIB), a formação de luzes movia-se lenta e simetricamente, como se fosse uma única estrutura.
O avistamento durou cerca de 10 minutos e os UFOs pareciam ter vindo do Mar Mediterrâneo, dirigindo-se para o nordeste. Às 02h15, uma segunda formação misteriosa apareceu sobre a localidade de Frigiliana, próximo a El Marche. O frentista Miguel Armijo descreveu o objeto voador como tendo luzes vermelhas e estando a uma velocidade muito baixa. Mais tarde, às 03h40, outras duas formações de luzes triangulares foram vistas por policiais no vilarejo de Torrox, em Andaluzia. A primeira apresentava luzes brancas e, a segunda, três esferas vermelhas.
Milhares de pessoas observam UFO no México
No dia 5 de dezembro passado, às 19h30, milhares de pessoas dos Estados de Jalisco e Aguascaliente, no México, observaram um UFO que descreveram como sendo uma luz muito brilhante e branca voando sobre as montanhas de Sierra Madre. Vários avistamentos foram feitos ao redor do Lago Chapala, em Jalisco. Segundo testemunhas, o céu estava limpo e com estrelas, e o objeto era como um ponto de luz muito brilhante.
Karen H., que observou o UFO sobre sua casa nas montanhas, disse que “… a luz ia do oeste para o nordeste, depois mudava de direção e seguia de oeste para sudoeste. Quando meu marido viu aquilo pela primeira vez, pensou que fosse um helicóptero com um holofote, mas depois de veras manobras que a luz fazia, concluiu que seria impossível. Ela estava muito alta, pois nós estávamos a 1.600 m de altura e aquilo parecia não muito longe, somente a alguns quilômetros de distância do Lago Chapala”.
Avistamentos contínuos no norte da Itália
Fenômenos luminosos estão sendo constantemente observados na Itália. Um desses casos aconteceu no dia 7 de novembro de 1998, às 20h00, com um casal em Casalmaggiore, a 140 km de Milão. “Uma esfera cruzou o céu. Era branca, luminosa e muito maior do que uma estrela”, disse uma das testemunhas. O mesmo objeto e outro semelhante apareceram no mesmo dia para dois senhores no Teatro Reggio, em Parma, a 125 km de Milão, por volta da meia-noite. Em 5 de dezembro, um disco voador esverdeado medindo 20 cm foi visto perto de Castelbuttano. O objeto tinha formato bem definido e desapareceu de maneira abrupta.
Dois dias depois, aproximadamente às 23h05, um motorista que ia em direção a Pavia observou no céu uma bolha de luz laranja-amarelada, que rapidamente ascendeu numa trajetória perpendicular. Num milésimo de segundo, o objeto mudou seu curso, indo em direção à testemunha numa velocidade incrível. No mesmo dia, uma luz azul triangular foi vista sobre a Piazza de Ferrari, no centro de Gênova.
O crescimento da casuística ufológica mundial atinge proporções assustadoras. A cada ano são pelo menos 10% a mais de casos
Já em 21 de dezembro, às 23h00, um disco brilhante foi observado em Stra, uma vila em Vêneto, a 375 km de Roma. Giuseppe Isanelli estava em sua casa quando um forte brilho chamou sua atenção. Ele disse ter visto um objeto circular sobre a Via Agnoletto, uma área com poucas residências. “O objeto estava a 300m de distância e iluminava todo o campo como se fosse dia. Tinha a aparência de um míssil arredondado com luzes e se movimentava ora devagar, ora rapidamente, aumentando sua velocidade em direção à cidade de Padov
a”, disse Isanelli. Este caso está sendo investigado pelo ufólogo Francesco Rosato, do Centro Ufológico Nazionale (CUN), em Florença.
As ocorrências não cessaram. Em 26 de dezembro, às 12h15, um enorme UFO descrito como sendo um tipo de nave-mãe e tendo a forma de um charuto foi observado sobre Merlengo, uma pequena cidade próxima a Bolzano, a 550 km ao norte de Roma. Segundo testemunhas, o objeto voava a 600 km/h e estava a 2.500 m de altitude. Quando partiu, foi iluminado por um flash.
Batalha aérea entre UFOs e jatos na Finlândia
Somente agora foram revelados detalhes de uma inusitada batalha aérea entre um jato finlandês e uma esquadrilha de cinco UFOs. O fato teria acontecido em 31 de março de 1997, no norte da Finlândia, e está sendo pesquisado por ufólogos daquele país. O avião era um F18-A Hornet, da Força Aérea Finlandesa, e tinha decolado da Base de Rovaniemi, a 400 km de Helsinque para uma patrulha rotineira na fronteira com a Rússia. Quando sobrevoava a tundra gelada, a sudeste do Lago Inarijarvi, o piloto Lans Osterman notou três UFOs discóides voando na direção nordeste.
Ao se aproximar, percebeu que na realidade eram cinco objetos. Entrou em contato com o Centro de Controle Aéreo de Rovaniemi, informando a situação. A torre de Lapin Lennosto, então, ordenou que ele interceptasse os objetos. Os cinco UFOs, descritos pelo piloto como sendo objetos brilhantes e alaranjados, continuaram na direção norte. O F18-A os perseguiu até Inari, a 240 km de Rovaniemi. Depois mudaram de direção, indo para o leste, sobre o Lago Inarijarvi. O piloto pediu permissão para atirar, que foi concedida, pois os UFOs estavam saindo da formação. Nesse momento, entrou em perseguição a um deles e o alinhou em sua mira eletrônica, quando soou o alarme de problemas técnicos. Todo o sistema de armamento havia se apagado inexplicavelmente.
Os discos se reagruparam e voaram em direção leste, cruzando a fronteira, e sendo vistos pela última vez na Rússia. Nenhum dos sistemas da navegação do jato foi afetado e ele pode retornar à base. Os computadores do F18-A foram testados por vários dias e nada de errado foi encontrado. Timo Koskeniemmi, um dos mais reconhecidos ufólogos finlandeses e representante da Revista UFO em seu país garante que o caso é verídico.
Discos voadores são filmados em Israel
Em 9 de outubro, o técnico Adrian Dvir e mais cinco amigos estavam indo para casa, em Rishon Letzion, a aproximadamente 24 km a sudoeste de Tel Aviv, quando um dos membros do grupo observou um UFO movimentando-se no céu. Dvir pegou sua filmadora e começou a gravar. Segundo ele, a nave tinha uma formação triangular perfeita e possuía três esferas – uma alaranjada, uma prata e outra branca. “Esta é uma das filmagens mais bonitas de UFO já feitas em Israel”, disse o pesquisador Barry Chamish, representante da Revista UFO em seu país.
Uma semana depois, em 16 de outubro, Avishai Granot, veterano das Forças Israelitas de Defesa (Zahal) e artista de computação gráfica, observou dois objetos triangulares sobrevoando Rishon Letzion. Granot disse que, “o UFO veio do norte com a velocidade de um relâmpago, pairou sobre a cidade por aproximadamente um minuto e desapareceu como um flash, fazendo um som de sucção”.
No dia 5 de novembro, os ufólogos Chamish e Gil Bar visitaram a localidade e entrevistaram duas testemunhas. “Quando Granot viu o filme de Dvir, identificou imediatamente a nave como sendo a que ele já tinha visto. Como Gulf Breeze, na Flórida, e Crestone, no Colorado, Rishon Letzion é um local quente para os ufólogos”, disse Chamish. Gil Bar completou dizendo que, em novembro de 1997, filmou um F-15 israelita perseguindo um UFO sobre a mesma cidade, em plena luz do dia. Israel é um país do qual, até bem pouco tempo atrás, raramente vinham informações sobre observações e pousos de UFOs, ou ainda de contatos com seus tripulantes. No entanto, esta situação se alterou há menos de uma década, com ocorrências sendo registradas quase diariamente.