Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Bases científicas registram UFOs no continente
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Bases científicas registram UFOs no continente
Artigos

Bases científicas registram UFOs no continente

Ultima atualização: 1 de maio de 1998 18:45
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!
6c4c6c565f4d3a50b5d15ccf4c19dd2e1528515239
As bases científicas internacionais, instaladas na Antártida, tem registrado UFOs constantemente
Créditos: internet

Bases científicas registram UFOs no continente

Os UFOs fizeram uma de suas mais longas e espetaculares aparições na Antártida na base argentina da Ilha Decepção, no dia 2 de julho de 1965, voltando a aparecer no dia seguinte, quando o fenômeno foi também presenciado pelo pessoal das bases do Chile e da Grã-Bretanha, situadas nas vizinhanças, na mesma ilha, e em uma das Ilhas Shetland do Sul. Atendendo a inúmeras consultas feitas em Buenos Aires, ao transpirar o conteúdo de radiogramas recebidos da base de Decepção, a Secretaria da Marinha argentina divulgou, no dia 6, um comunicado intitulado “Observação de objetos voadores não identificados na Antártida Argentina”. Segundo as agências telegráficas, foi este o primeiro documento oficial da história em que um governo faz referências a discos voadores.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

UFOs na base argentina

Dizia o comunicado que no Destacamento Naval de Decepção, no dia 3 de julho de 1965, às 19:40 h, “foi observado um objeto voador de formato lenticular, de aspecto sólido e de coloração predominante vermelha e verde, por momentos apresentando também tonalidades amarelas, azuis, verdes, alaranjadas e brancas”. O objeto passou em um ângulo de 45 graus acima do horizonte, a uma distância aproximada de 10 a 15 km da base, deslocando-se para leste e momentaneamente mudando seu curso para oeste e permanecendo estacionário, com velocidades variáveis e sem produzir ruído.

O fenômeno durou de 15 a 20 minutos, sendo observado em condições ideais de visibilidade, com céu claro e lua minguante, pelo meteorologista e mais 10 pessoas da base.

Acrescenta ainda o comunicado que na tarde do mesmo dia o UFO em questão foi também observado noutra instalação argentina nas Ilhas Orcadas do Sul, que é o mais antigo observatório estabelecido na região antártica. Instalada em 1904, a base vem funcionando desde então. Registros contínuos do magnetismo terrestre são feitos ali desde 1905, com o uso de aparelhos de vários tipos, tais como variômetros Eschenhagen, magnetômetros Kew e indutores terrestres Schulze.

Assunto relacionado:  Implantes: evidências da manipulação por aliens

Por isso, assumem uma importância muito maior os registros de UFOs obtidos por este instrumental durante sua passagem, como o caso observado no dia 3 de julho, quando o objeto provocou perturbações no campo magnético, acusadas nos traços magnetográficos.

Segundo fontes autorizadas da Secretaria da Marinha Argentina, citadas pelos jornais daquele país, a observação visual do fenômeno naquela base se prolongou por pouco mais de 20 minutos, enquanto que a presença do UFO pelos registros do instrumental da base durou aproximadamente uma hora e dois minutos. Segundo as mesmas fontes, as alterações magnéticas registradas não têm qualquer explicação natural dentro da estrutura do atual conhecimento científico.

UFOs na base chilena

No ano de 1965 também foram registrados vários casos de visitas extraterrestres à Antártica. A primeira observação do ano ocorreu no dia 19 de junho, na base chilena Aguirre Cerda, situada na Ilha Decepção e destruída por erupção vulcânica em 1969. Um radiograma enviado ao quartel-general da Força Aérea Chilena (FACh) informava que um estranho objeto teria permanecido visível durante 20 minutos, fazendo evoluções próximo à base, para em seguida tomar rumo noroeste, desaparecendo à alta velocidade e em curso oscilante.

No dia seguinte, 20, a base chilena se comunicou com a base britânica vizinha, que confirmou a observação, descrevendo ainda o objeto como sendo de cor vermelha, com variações de amarelo e verde. Os britânicos ainda disseram que o UFO pareceu ficar estacionário durante dez minutos, antes de desaparecer para cima. Também a base argentina na ilha, consultada pelo rádio, confirmou a observação, informando que láseus membros haviam tirado dez fotografias coloridas do objeto. Despachos das agências noticiosas, citando fontes da FACh, descreveram uma segunda observação feita ainda no dia 20 de junho, como “algo parecido com uma nave espacial estranha, de cor alaranjada, que durante 40 minutos realizou numerosas manobras sobre a base, afastando-se velozmente a seguir, rumo ao sul”.

Assunto relacionado:  O fim do sigilo à presença alienígena

Observações semelhantes voltaram a ser feitas na Base Aguirre Cerda no dia 5 de julho de 1965. Os despachos das agências noticiosas, e mesmo as reportagens dos jornais argentinos da época, fazem confusão entre as datas das diferentes observações. Mas não há dúvida, porém, de que as aparições se repetem em dias sucessivos. O objeto visto naquele dia, durante 20 minutos, conforme divulgou a FACh, brilhava à grande altura com uma luz branca e ia em direção sudoeste, à considerável velocidade, descrevendo ziguezagues e às vezes se detendo no ar. Também o pessoal da base britânica viu o misterioso objeto, descrevendo-o como amarelo em alguns momentos, verde em outros, mas sempre brilhando como uma estrela de primeira magnitude. Ainda de acordo com as fontes chilenas, a observação foi igualmente confirmada pelo destacamento naval argentino.

O objeto dali avistado mudava alternadamente de cores e deixou um longo rastro luminoso ao cruzar o céu.

UFOs na África do Sul

Há fatos semelhantes registrados pelas bases da África do Sul, da Nova Zelândia e dos EUA no Último Continente. Um relato enviado pela Base Sanae, da Expedição Antártica Nacional da África do Sul, e citado no boletim Antartic, da Sociedade Antártica da Nova Zelândia, informava que, às 20:07 h GMT do dia 18 de março de 1962, um objeto luminoso brilhante havia sido avistado a noroeste daquela estação, situada na costa da Antártida, a 70 graus de latitude.

O disco voador deslocou-se de leste para norte, à pouca altura acima do horizonte, permanecendo visível durante apenas 10 segundos. No mesmo número da publicação citada aparece o relato de outra observação, feita em data diferente na Base Hallett, mantida conjuntamente pela Nova Zelândia e EUA, que é situada na costa da Antártida exatamente oposta (através do Pólo Sul) à Base Sanae.

Assunto relacionado:  A hipnose na reconstituição da memória de abduzidos

Segundo radiograma assinado por Claude Taylor, chefe da base, o objeto apareceu às 11:10 h GMT do dia 7 de julho de 1962, levando entre 3 a 4 minutos para cruzar o horizonte de sul a norte (faço aqui o comentário de que a coincidência de datas de observações em anos diferentes é interessante).

Clarão de luz – O objeto apresentava algo como três manchas distintamente separadas, uma delas muito mais brilhante que as outras duas. Percebia-se uma forma acinzentada ao redor das manchas, que os observadores interpretaram como uma possível trilha de condensação de vapor. Quando estava ao norte da base, emitiu um forte clarão de luz, porém sem qualquer alteração de órbita ou forma. Não se ouviu qualquer
ruído.

Diz ainda o relatório que, apesar de sua grande altitude, o objeto parecia estar bem dentro da atmosfera terrestre e abaixo do nível da aurora austral. Uma fotografia aumentou o mistério em torno dessa observação na Base Hallett, registrada depois por um aparelho fotográfico especial denominado All-sky Camera, destinado ao estudo das auroras polares (boreal e austral).

O aparelho conta com um espelho hemisférico que permite tomar fotografias de toda a abóboda celeste, a freqüentes intervalos. Segundo posteriormente divulgou o Departamento de Pesquisas Científicas e Industriais da Nova Zelândia, as fotografias coloridas obtidas pela câmera confirmaram as observações visuais do UFO.

Uma das fotos, de longa exposição, mostra um rastro luminoso cortando toda a fotografia, porém numa direção que seria leste-oeste – perpendicular, portanto, à da observação visual. Não se pode, todavia, precisar a natureza do objeto.

TÓPICO(S):Edição 58
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up