A análise dos dados recolhidos pela nave espacial européia Mars Express não deixa lugar a dúvidas: a atmosfera de Marte contém vapor de água em um estado sobressaturado. Este surpreendente achado permitirá aos cientistas compreender melhor o ciclo do água no planeta vermelho, bem como a evolução de sua atmosfera. O estudo foi dirigido por uma equipe francesa do Laboratorie Atmospheres, Milieux, Observations Spatiales (LATMOS/CNRS), em colaboração com colegas da Rússia e França, e publicada na revista Science.
Na Terra, o vapor d\’água tende a se condensar, isto é, converter-se em líquido, quando a temperatura cai abaixo do ponto. Se diz que o ambiente está “saturado” quando já não pode manter mais a umidade nessa temperatura e pressão. O excesso de vapor se condensa em torno das partículas em suspensão e pó, formando as precipitações (chuvas). No entanto, às vezes a condensação pode ser bem mais lenta, especialmente quando as partículas e o pó são escassos. Não consegue condensar e o excesso de vapor d\’água permanece em estado gasoso: isto se conhece como sobressaturação.
Até agora, se supunha que este fenômeno não poderia ocorrer na atmosfera marciana, ainda que isto nunca havia sido comprovado. Enquanto várias naves espaciais têm visitado Marte desde a década de 70, a maioria de seus instrumentos centraram-se nos dados de superfície, só observando o componente horizontal da atmosfera marciana.
A forma em que o conteúdo de água em Marte varia com a altura se manteve em grande parte inexplorado. A pesquisa com o espectrômetro a bordo da Mars Express vem permitindo preencher este vazio. A Spicam pode estabelecer perfis verticais da atmosfera utilizando ocultação solar, ou seja, observando a luz do Sol à medida que viaja através da atmosfera marciana ao amanhecer e entardecer.
Contrariamente à crença anterior, os pesquisadores descobriram que a sobressaturação do vapor d\’água é um fenômeno freqüente em Marte. Inclusive observaram altos níveis de sobressaturação – até 10 vezes maiores que as encontradas na Terra. “Esta capacidade do vapor de água para existir em um estado altamente saturado poderia, por exemplo, fornecer água ao hemisfério sul de Marte, de forma bem mais eficiente do que os modelos atuais predizem”, assinalou Franck Montmessin, pesquisador do LATMOS e líder do projeto.
Mais ainda, uma quantidade muito maior de vapor do que se pensava poderia ser transportada o suficientemente alto na atmosfera para ser destruída por fotodissociação. Se confirmado, este fenômeno poderia ter conseqüências para todo o processo de água de Marte, uma parte que tem escapado ao espaço durante milhares de milhões de anos, o que explicaria em parte a baixa abundância atual de água no planeta.
A distribuição vertical de vapor d\’água é chave para o estudo do ciclo hidrológico em Marte. A hipótese segundo a qual a quantidade de água na atmosfera marciana está limitada pelo processo de saturação, portanto, precisa ser revisada. Este achado tem envolvimentos importantes para o entendimento atual do clima e o transporte de água em Marte.
Leia também:
Movimento nas dunas de Marte foi claramente captado
Estudo indica que dunas de Marte se movimentam
O planeta Marte seria vermelho realmente?
Descoberto um grande vulcão extinto e deformado em Marte
Estudo sugere que Marte abrigou vida abaixo da superfície
Encontradas cavidades estranhas na superfície de Mercúrio
Novo enigma nas planícies esquecidas de Marte
Camada de ozônio em Vênus resgata debate sobre vida extraterrestre
Construção de base em cavernas na Lua é estudada por russos
Pesquisadores esperam estudar rochas mais antigas em Marte
NASA pode ter encontrado água em estado líquido no planeta Marte
“As crianças de hoje não voarão nos ônibus espaciais, mas caminharão em Marte”
Grandes enigmas de Marte desafiam os especialistas
Conheça nossos documentários exclusivos a respeito do assunto, clique sobre os títulos:
As Misteriosas Civilizações Marcianas (2005)
Descrição: A verdade sobre o Planeta Vermelho pode mudar a história da humanidade. Veja neste DVD informações científicas e histórica
s irrefutáveis de que o Planeta Vermelho já abrigou inúmeras formas de vida avançadas, hoje extintas. O que a NASA descobriu em Marte? Existiram realmente civilizações avançadas em nosso vizinho?
Por que, então, a agência espacial norte-americana insiste em negar as evidências? Estas são questões que não se calam desde que as misteriosas fotos de um rosto e de um conjunto de pirâmides foram tomadas sobre sua superfície, há mais de 20 anos. Segundo sustentam cientistas dissidentes da NASA, de fato Marte possuiu formas de vida inteligente em épocas remotas, hoje extintas.
Este documentário é uma investigação excepcional sobre os enigmas marcianos e ainda contém um bônus especial sobre seus monumentos e construções da planície Cydonia. O material, produzido com elevada qualidade técnica, oferece informações científicas e históricas irrefutáveis que podem mudar o destino da humanidade terrestre.
A Verdade Sobre a Lua (2009)
Descrição: Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre o satélite continua oculta do mundo. O que os astronautas russos e americanos encontraram em nosso satélite e por que não revelaram ao mundo?
A Lua sempre representou, até ser conquistada, um grande mistério para a humanidade. Teria sido habitada? Teria sido visitada por outras espécies, assim como a Terra? E teriam tais civilizações construído bases em sua superfície? Estes são apenas alguns dos questionamentos que nosso satélite natural suscita. Porém, em vez de tê-los respondidos, sua conquista apenas aumentou as suspeitas de que russos e norte-americanos encontraram em nosso satélite coisas surpreendentes, que jamais revelaram ao mundo.
Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre a Lua continua oculta, sendo conhecida apenas de poucos eleitos. Mas o que, enfim, os astronautas que caminharam sobre a superfície lunar encontraram? O que as inúmeras missões não tripuladas, satélites orbitais e sondas enviadas à Lua descobriram? E, finalmente, por que até hoje é mantido segredo sobre todos estes fatos?
Este documentário, premiado internacionalmente, mostra as razões para o insistente acobertamento de informações e apresenta imagens espetaculares obtidas de arquivos secretos da NASA, assim como depoimentos de seus técnicos, engenheiros e especialistas, que denunciam manobras de sigilo em torno das descobertas lunares. A Verdade sobre a Lua é a versão brasileira de Moon Rising, filme do cineasta norte-americano Jose Escamilla, descobridor dos “rods”. É a parte dois da série The Greatest Story Ever Denied, lançada no Brasil pela Videoteca UFO com o título UFOs: O Grande Desafio da Humanidade, em 2008. Nesta obra, um dos mais fascinantes documentários de todos os tempos, você encontrará as respostas para as perguntas mais contundentes sobre nosso satélite, que autoridades da Rússia e EUA insistem em esconder.
Luna: Até Onde Vai a Mentira? (2009)
Descrição: A existência na Lua de crateras iluminadas, misteriosas pirâmides, torres e figuras inexplicadas denunciam que a verdade sobre nosso satélite continua sendo oculta de toda a humanidade. Por que a exploração da Lua, desde os anos 60, apenas aumentou a quantidade de perguntas que temos sobre ela, em vez do contrário?
Nosso satélite natural sempre foi inesgotável fonte de questionamentos, principalmente depois que passou a ser alvo de projetos espaciais das superpotências. Desde os anos 60, inúmeras missões se aproximaram e desceram na Lua, nem sempre com o conhecimento da humanidade, nem sempre com propósitos pacíficos. Algumas destas empreitadas continuariam até hoje sendo escondidas de todos, e seus resultados são insondáveis. Especialistas e funcionários de agências governamentais norte-americanas, que já vieram a público em várias ocasiões, denunciam o acobertamento dos fatos e garantem que há segredos inconfessáveis sobre nosso satélite.
Este documentário pretende explorar alguns deles, debatidos nas comunidades astronáutica e ufológica dos Estados Unidos, e responder a perguntas que não se calam. Estaria a Lua sendo explorada por outras espécies cósmicas, além da raça humana, seres que a utilizariam como uma plataforma para atingirem a Terra? Com que propósito? As autoridades das nações que já enviaram missões e astronautas para lá sabem desta realidade? Por que escondem? Este DVD, que dá continuidade ao título A Verdade Sobre a Lua (DVD-036), também do produtor Jose Escamilla, vai fundo na questão e apresenta evidências de que a NASA tem escondido a realidade sobre as condições de nosso satélite natural, ora adulterando imagens, ora omitindo declarações de astronautas para lá enviados – principalmente de que estiveram frente a frente com ETs.
Informações que a NASA Oculta (2000)
Descrição: Naves alienígenas à espreita no espaço, é o que você verá neste documentário ufológico. Além de comunicações secretas entre as missões espaciais e as estações da NASA que mostram que os astronautas estiveram próximos a UFOs.
Tudo começou com a chegada do homem à Lua, depois com as viagens dos ônibus espaciais e, mais recentemente, com a exploração de Marte. E o mistério de naves espaciais norte-americanas que são seguidas por UFOs no espaço só aumentou. A NASA tem plena consciência do que acontece ao redor da Terra. Entretanto, pressiona para que o assunto seja mantido em sigilo. As missões Challenger, Discovery e Endeavour são as que mais foram acompanhadas por estranhos objetos discóides de origem não terrestre.
Este documentário apresenta intrigantes filmagens de UFOs no espaço, com espantosos detalhes. As imagens foram obtidas de um especialista em satélites e radiocomunicação canadense, que interceptou transmissões secretas da NASA e as divulgou à comunidade ufológica. Através delas é possível saber que alguém mais freqüenta o espaço.
Contatos com UFOs no Espaço (1999)
Descrição: O que a NASA insiste em ocultar do mundo? Veja neste DVD imagens e fatos impressionantes sobre as viagens espaciais da NASA, mantidas até hoje sob absoluto sigilo.
Desde a década de 50, quando os primeiros vôos espaciais não tripulados foram lançados, naves extraterrestres começaram a monitorar cada passo da humanidade e principalmente nossa ambição de militarizar o espaço. Evidências comprovam que todos os foguetes norte-americanos e soviéticos, além das missões à Lua, foram observados e seguidos por discos voadores – muitas vezes de perto. A NASA e a Agência Espacial Russa têm total conhecimento dos fatos, mas insistem em acobertá-los e jamais admitiram o que sabem. Muitos astronautas já tiveram a oportunidade de observar UFOs no espaço e alguns até contataram extraterrestres. Este documentário mostra os testemunhos impressionantes desses profissionais, assim como filmagens inéditas de discos voadores no espaço e na superfície lunar.
Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:
Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade
No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)
É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.
Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Veja o pacote promocional com grande desconto