A última viagem do ônibus espacial Atlantis foi realizada com sucesso no domingo (10), quando fez a última manobra de acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS) sem contratempos, tornando-se a 37ª nave a se acoplar à ISS, e o procedimento foi concluído quando ambas voavam a 386 km sobre a costa leste da Nova Zelândia, segundo informou a Agência Espacial Norte-Americana (NASA).
A missão de 12 dias encerrará a era das naves espaciais e um ciclo de pesquisa científica, que ajudou em descobertas importantes para melhorar a vida na Terra. Astronautas de três países registraram os últimos instantes da missão e a tripulação levou quatro toneladas de material, roupa e comida suficientes para abastecer a estação durante um ano.
Durante pouco mais de uma semana, os quatro astronautas conviverão com os três que habitam permanentemente a estação. A Atlantis, quarta nave da frota da NASA, fez 32 vôos espaciais em seus 26 anos de atividades, nos quais passou mais de 293 dias no espaço e percorreu 194.168.330 km.
Nosso colaborador Weslem Andrade gravou as imagens durante horas – através da própria câmera da ISS – e compactou-as num vídeo especial que disponibilizou aos internautas. Assista abaixo:
Veja também:
Design de 1969 será mantido pela NASA em naves do futuro
NASA despede-se de relíquias do programa espacial
Naves da NASA são aposentadas após 30 anos e mais de 130 missões