Dois astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) farão uma caminhada espacial para realizar consertos na nave de carga russa Progress M-58, acoplada ao complexo, informaram hoje fontes russas.
“Preparamos uma caminhada que não estava prevista, provavelmente em fevereiro, para consertar uma imperfeição na Progress M-58”, disse Nikolai Sevastianov, diretor do consórcio russo Energia, fabricante dessas naves espaciais.
A caminhada será feita pelo astronauta russo Mikhail Tyurin e o americano Michael López-Alegria, membros da atual 14ª expedição (ISS-14), que estão no complexo espacial desde setembro.
Durante a saída ao espaço exterior, a terceira tripulante, a americana Sunita Williams, ficará a bordo da ISS para assumir o controle da plataforma.
Sevastianov disse que os dois astronautas irão até a fuselagem da Progress M-58 e tentarão ajeitar uma antena que não foi colocada de forma adequada.
Estão acopladas na ISS a Progress M-58 e a nave Soyuz TMA-9, o único veículo que os astronautas têm para voltar à Terra em caso de emergência na estação espacial.
No próximo sábado, deve ser acoplado à ISS outro cargueiro, o Progress M-59, lançado nesta quinta-feira com 2,5 toneladas de carga para a estação e seus tripulantes.