O asteróide 4179 Toutatis é uma rocha espacial com 5 km de extensão, e passou nos últimos dias 12 e 13 de dezembro a 7 milhões de quilômetros da Terra. Os cientistas calcularam sua órbita com precisão, e afirmam que ele não ameaça a Terra, ao menos pelos próximos 4 séculos. Mesmo assim, o Minor Planet Center em Cambridge, Massachussets, o classifica como objeto potencialmente perigoso.
Os astrônomos consideram que qualquer asteróide com pelo menos 1 km de extensão pode representar risco de impacto catastrófico, com consequências globais. Daí que o esforço para rastrear esses objetos aumenta ano a ano. Uma missão a observar o Toutatis de perto foi a Chang´e-2 da Agência Espacial Chinesa. A nave foi lançada em 01 de outubro de 2010 em órbita lunar, a fim de preparar caminho para a próxima sonda daquele país, que deve pousar na Lua em 2013.
A seguir a Chang´e-2 deixou a órbita lunar e se encaminhou para o Ponto de Lagrange 2, onde as gravidades do Sol e da Terra se anulam, sendo utilizada para avaliar a rede de rastreio espacial chinesa. finalmente em abril a sonda encaminhou-se para o encontro com Toutatis, aproximando-se até 3,2 km. Imagens do asteróide também foram obtidas por meio de radar, utilizando a antena da Rede de Espaço Profundo da NASA em Goldstone, Califórnia.
Assista a um vídeo do asteróide Toutatis
Confira uma galeria de fotos da sonda Chang´e-2
Saiba mais:
Livro: O Pensamento da Ufologia Brasileira – Parte 1
DVD: O Enigma das Sondas – Observadores ou espiões cósmicos?