Aqueles que imaginam que o Governo norte-americano guarda incríveis segredos em bases militares afastadas da imprensa e da população, onde experiências super secretas seriam realizadas, estão completamente certos. Uma dessas bases, como se sabe, é a Área 51, um complexo aglomerado de construções encravadas sobre o solo arenoso do estado do Nevada, e outro tanto de instalações muitos andares abaixo dele – fala-se em 25 andares subterrâneos. São hangares, oficinas, laboratórios de todos os tipos, centros de testes etc. Tudo bem afastado da curiosidade popular por um esquema de segurança que impede até que muitas autoridades do país penetrem em suas entranhas. Sim, esse local existe! Não consta dos mapas, é verdade, mas está lá, bem no meio do Deserto do Nevada e a menos de 200 km da cidade mais agitada do mundo, Las Vegas. Não pode sequer ser sobrevoado por aeronaves civis que partem do agitadíssimo Aeroporto McCarran, em Vegas, mas está lá, a 15 minutos de vôo dele. Mas o que se faz de tão secreto na Área 51? Testes com armas além da imaginação? Construção de aeronaves ultramodernas? Testes com naves extraterrestres capturadas pelos militares? Bem, estes são outros mistérios que envolvem o fascinante lugar, que nosso editor convidado Paulo César G. Santos Júnior tenta decifrar após uma longa e extenuante pesquisa, com consulta a variadas fontes e conversas com ufólogos de várias partes do globo. Esta edição é a segunda parte da série sobre o assunto, iniciada no mês passado com a UFO Especial 47. Boa leitura e aproveite a aventura!
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress.
Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes.
Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS).
Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.