Edição 131
DESTAQUE

O que foi o Caso Capão Redondo

Por
01 de Mar de 2007
Foto extraída da gravação do objeto observado em Capão Redondo
Créditos: INFA

Um dos mais significativos casos da Ufologia Brasileira deu-se em 02 de janeiro de 1998, às 21h30, e foi investigado pelos engenheiros Claudeir Covo, co-editor da UFO, e Ricardo Varela, consultor da publicação e cientista da Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Era noite de céu claro e muito estrelado no bairro paulista de Capão Redondo, com clima quente. Neste cenário, os integrantes de uma família tiveram um contato com algo extraordinário. Fernando M. Oliveira, 24 anos, estava conversando com sua prima Luciene C. Lopes, 22, na sala da residência situada na RuaLuís A. Ferreira, quando o fato ocorreu. Pela porta que dá acesso à varanda, algo luminoso no céu chamou a atenção dos dois. Era uma pequena esfera com diâmetro aproximado de 20 cm e intensa luminosidade. O objeto voador não identificado deslocou-se no céu, ora subindo rapidamente, ora descendo.

Incrível aceleração — As vezes acelerava, noutras desenvolvia movimentos lentos. O artefato – que se acredita ser uma sonda ufológica – passava calmamente por cima dos telhados das residências, demonstrando óbvio controle inteligente. Nenhuma das hipóteses aventadas para explicar o fenômeno teve êxito.

A esfera ficou distante não mais do que 150 m dos observadores, sempre sem emitir qualquer ruído. Tinha cor branca levemente alaranjada. Às vezes, o objeto apresentava uma incrível aceleração e depois retornava ao seu ponto original. Os cachorros da região latiam continuamente. Outros familiares foram chamados para testemunhar o fato e Alan B. Oliveira, 10 anos, irmão de Fernando, pensando tratar-se de um balão, pegou uma filmadora JVC, modelo Grax 808, com zoom de 12 vezes, e iniciou a filmagem da pequena esfera. No meio do processo, passou a câmera para Katiuscia C. Lopes, irmã de Luciene e prima de Alan, que também filmou até a estranha luz sumir por trás de algumas casas.

Foram quatro minutos e meio de gravação que mostram imagens impressionantes, mas a evolução da sonda ainda permaneceria por meia hora, encerrando-se às 22h00 e configurando o caso como um dos mais espetaculares que se conhece.

Artigo relacionando Sagan à Ufologia causa polêmica entre leitores e céticos

Já está no ar a Edição 131 da Revista UFO. Aproveite!

Mar de 2007

Fomos visitados