O que está acontecendo no Ceará pode ser a chave para algum mistério dentro do vasto campo da pesquisa ufológica. A aparição da Virgem Maria – ou o que se acredita ser ela – para populares, antes da manifestação de algum fenômeno ligado aos UFOs, já é bem conhecida. Ao que se sabe, o primeiro caso registrado ocorreu em Fátima, Portugal, em 1914, e foi imediatamente transformado pela Igreja Católica como um evento religioso. Nessa ocasião, algumas inocentes crianças portuguesas presenciaram uma série de fenômenos no céu. Alguns dias depois dos fatos terem se iniciado, uma fantástica romaria de religiosos se uniu aos meninos, já considerados “escolhidos”, “santos”, “predestinados” etc.
Toda essa multidão viu, no céu, um grande objeto esférico, em plena luz do dia, fazer evoluções sobre os pastos da região. Num determinado momento, o objeto teria se aproximado do solo e os meninos puderam ver uma criatura de pequena estatura, usando um manto e portando uma bola luminosa na mão. O ser teria se comunicado com os jovens através de telepatia, dizendo-lhes sobre uma porção de coisas que envolveria o planeta Terra num futuro próximo. Depois, o ser foi embora da mesma forma como chegou: desmaterializou-se em frente aos jovens. Segundo a pesquisadora portuguesa Fina d’Armada, isso foi o que aconteceu de fato. A estudiosa e ufóloga descobriu detalhes impressionantes do episódio quando foi bolsista da UNESCO e teve acesso a certos arquivos herméticos do Vaticano.
No entanto, o que a Igreja Católica diz ter acontecido em Fátima? Segundo os religiosos, que se apressaram para transformar o episódio em algo sagrado para tirar proveito da situação, o que aconteceu foi que o sol teria “dançado nos céus”, para dar uma amostra do poder de Deus. O astro teria feito vários movimentos e, num dado momento, o ser que surgiu para as crianças foi a Vir-gem Maria. Seu manto era, segundo a Igreja, um manto sagrado e a bola luminosa em sua mão transformou-se, por obra e graça dos redatores do Vaticano, no coração de Jesus. Enfim, tudo foi feito para se tornar o caso alguma coisa dos domínios exclusivos da Igreja. No entanto, nada pode ser mais ridículo do que a interpretação religiosa do fato: com que propósito a Virgem iria manifestar-se para 3 ignorantes crianças de Portugal, segurando o coração de Jesus na mãos e ditando-lhes profecias?… O que se sabe é que o sol não se movimentou, como atesta a forçada interpretação religiosa. Fina d’Armada apurou que a Igreja sabia bem que o sol ficou intacto.
Objeto gigantesco – O que se moveu foi outro objeto esférico e gigantesco, do tamanho aproximado do sol – certamente uma nave espacial. Por outro lado, é comum a observação de criaturas portando bolas luminosas na mão. Muitas vezes, essas bolas têm a função de um tradutor entre os extraterrestres e seus contactados; noutras, parece que são usadas pelos ETs para poderem flutuar e mover-se em pleno ar, como se o artefato fosse uma espécie de máquina antigravitacional. Existem centenas de casos assim registrados em toda a casuística ufológica. Por fim, a estatura do ser que as crianças viram, de algo entre 0,90 a 1,10 m de altura, é um fator mais do que evidente para corroborar a teoria extraterrestre. Convenhamos: alguém, em sã consciência, pode mesmo acreditar que a Virgem Maria ía dar-se ao capricho de arrancar o coração do peito de Jesus para levar para 3 garotinhos portugueses?
O caso mais conhecido de aparição mariana em que, na realidade, foi um UFO que provocou os “milagres” aconteceu em Fátima, Portugal, em 1914. Mas o caso foi imediata e eficientemente manipulado pela igreja Católica, que o transformou em algo sagrado e reservado à sua cúpula
E casos semelhantes, mais ou menos aproveitados e distorcidos pela Igreja, têm sido registrados em todos os lugares do mundo, da Iugoslávia ao Paraguai, do Japão ao Alasca – inclusive em países onde a crença católica é mínima. Na Iugoslávia, por exemplo, a Virgem aparece com alguma regularidade em Medjugorje, há mais de 30 anos. Agora, a cidade está totalmente destruída com a guerra e pouco resta para ser apurado. Já no Paraguai, na cidade de Orqueta, um fenômeno extraordinário se repete volta em meia [Editor: UFO 28 traz matéria a respeito]. Essa pequena vila, a 60 km da fronteira com o Mato Grosso do Sul, presencia regularmente um fenômeno de misticismo religioso que une Ufologia à Parapsicologia. O lugar é extremamente pobre e sem recursos, mas há anos é destino de ordas de fiéis. Lá, todos procuram cura para suas doenças nas sessões gratuitas de imposição de mãos que uma jovem de 16 anos realiza. A jovem não conversa com ninguém, não fala outra língua senão o Guarani e sequer sabe porque realiza tais curas, comprovadas por estudiosos de várias universidades dos EUA. Tudo começou quando, segundo a mãe da moça, a jovem viu Jesus Cristo. “Jesus um dia veio numa nuvem bem branquinha que desceu do céu e pousou ali naquele pasto. Daí, saiu uma escadinha daquela nuvem e Jesus desceu por ela, procurando minha filha e tocando-lhe a cabeça”, diz a senhora, num terrível sotaque guarani. A história é fantástica, especialmente por envolver um lugarejo tão desoladamente pobre.
A partir dessa visão, a Menina de Orqueta, como é conhecida, passou a receber visitas de doentes e mostrou que podia curá-los. A notícia se espalhou e seus pacientes acorrem ao local em grande número – e nem se queixam das péssimas condições da viagem ou mesmo da espera de horas sob o sol escaldante. Tudo para receberem um pouco da misteriosa graça que o tripulante de um UFO dedicou à uma pobre menina do 3° Mundo, que não aceita dinheiro em troca de suas curas. Quem vai lá em busca de solução para seus problemas acredita que Jesus de fato desceu de uma nuvem por uma escadinha. Se procurarmos pela Ufologia de 3, 4 décadas para cá, encontraremos inúmeros casos como esse.
Também no Brasil – Alguns casos parecem estar ocorrendo, agora, no Brasil, e numa escala que pode se configurar numa onda. Não se sabe se tudo começou no Nordeste, com as ocorrências da Serra de Baturité, mas o fato é que visões da Virgem tornaram-se mais ou menos comuns. Também no Ceará, em Guaraciaba do Norte, outro vilarejo distante do mundo, testemunhas estão dispostas a garantir que a Virgem está por aí, tomando conta de nós. E no interior de São Paulo, outra – ou a mesma – Virgem contatou mais pessoas. Segundo a imprensa de Jacareí, a santa estaria enviando sinais a seus fiéis. O centro das “atenções celestiais” parece ser o jovem Marcos Tadeu, através de quem a santa prometeu a todos que enviaria sinais a quem nela acreditasse.
Marcos realiza cenáculos várias vezes por semana e, nessas concorridas reuniões, tanto ele quan
to vários presentes garantam que a mãe de Jesus se manifesta e lhes dirige a palavra. Na tarde de 7 de setembro passado, uma das datas que a Virgem teria dado para sua aparição, muitos afirmam ter visto o sol girar no céu, fazendo pequenos arcos – exatamente como no padrão ocorrido em Fátima. Pela noite, mais de 300 pessoas se reuniram na casa do jovem vidente e muitos afirmaram ter visto a lua minguante desenhada na horizontal, como as que aparecem em estampas da Virgem da Imaculada Conceição. Outros ainda afirmam ter visto a lua em movimentos que lembram os que fazemos com bebês, embalando-os no colo. Impressionante!
Mas o que mais impressiona é o número de pessoas que comparece a esses cenáculos dirigidos por Marcos. No dia 7 de setembro, mais de 300 pessoas estiveram lá aguardando o sinal prometido pela Virgem. A certa altura, depois de puxar um cordel de orações, o vidente chamou a atenção dos presentes para a forma e a coloração da lua. A maioria percebeu o fenômeno, segundo várias pessoas narraram à reportagem do jornal Semanário, inclusive muitos jovens. Depois disso, a Virgem teria vindo até os presentes e Marcos estabeleceu uma espécie de diálogo com ela. Nessas fantásticas ocasiões, os presentes fazem perguntas e a entidade as responde. Foi numa dessas sessões que a Virgem teria pedido a todos que rezassem bastante porque dias muito difíceis estariam para chegar…
Marcos Tadeu garante que há cerca de 4 anos recebe mensagens de Nossa Senhora, mas diz que não é o único na cidade de Jacareí. Há pelo menos três outras pessoas que afirmam ter contato direto com a Virgem. No entanto, os padrões de contato parecem ser diferentes. Na ocorrência dirigida por Marcos, em que a Virgem pedia a todos para rezar, a mesma entidade teria afirmado que todos que mostrassem as mãos seriam marcados por três anjos, significando que estariam protegidos para os tais dias difíceis que estariam para chegar. Geralmente, as mensagens recebidas são todas pedindo muita oração e afirmando que estamos próximo de tempos difíceis. Vamos esperar para ver!