Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Arqueólogos descobrem ‘civilização’ que deu origem ao antigo Egito
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Arqueólogos descobrem ‘civilização’ que deu origem ao antigo Egito
notícias

Arqueólogos descobrem ‘civilização’ que deu origem ao antigo Egito

A civilização pré-faraônica construiu megalíticos, condados intrincados, bem como círculos de calendário que se assemelham a mini-Stonehenges. Vários indicadores comportamentais, combinados com a arquitetura tecnológica e cerimonial dos santuários implicam em um nível de sofisticação que vai muito além do mostrado por meros pastores.

Ultima atualização: 19 de agosto de 2019 13:16
Por
Tainá M. Costa
Envie!
Envie!

f9c9ad25ac4c9029b40da6333ae8890c1566220854

Crânio neolítico
Créditos: The Conversation

Para muitos, o antigo Egito é sinônimo de faraós e pirâmides do período dinástico, começando em 3.100 a.C. Ainda muito antes disso, cerca de 9.300 – 4.000 a.C, os enigmáticos povos neolíticos floresceram. De fato, foram os estilos de vida e as inovações culturais desses povos que forneceram a base para as civilizações avançadas que viriam.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Mas quem eram eles? Acontece que eles não foram muito estudados, pelo menos em relação aos seus sucessores. Mas novas escavações de seis locais – com algumas das análises publicadas recentemente – forneceram insights importantes sobre seus misteriosos modos de vida.

 

Uma razão pela qual sabemos tão pouco sobre o Egito Neolítico é que os locais são muitas vezes inacessíveis, sob a antiga planície de inundação do Nilo ou em desertos periféricos.

 

823ba402e38bcead849153d504bc049a

O local de escavação ao longo das antigas margens de um extinto lago sazonal perto de um lugar chamado Gebel Ramlah. Crédito de imagem: Joel D., Czekaj-Zastawny Agnieszka, Jacek Kabacinski

Com a permissão do  Conselho Supremo de Antiguidades (SCA) do Egito, os membros da Expedição Pré-histórica Combinada exploraram os sítios neolíticos no deserto ocidental do Egito. Os locais que estamos atualmente escavando estão ao longo das antigas margens de um extinto lago sazonal perto de um lugar chamado Gebel Ramlah.

Embora não exuberante, o Neolítico estava mais úmido do que hoje, o que permitiu que esses pastores ancestrais povoassem o que hoje é o meio do nada. Os pesquisadores se concentraram no Neolítico Final (4.600-4.000 aC), que foi construído com base no sucesso do neolítico tardio (5.500-4.650 aC) com gado e cabras domesticados , processamento de plantas silvestres e enterros de gado. Essas pessoas também fizeram megalíticos, santuários e até mesmo círculos de calendário – que se parecem um pouco com um mini Stonehenge.

Assunto relacionado:  Primeira etapa da formação de um planeta é revelada por cientistas

Durante a parte final do período neolítico, as pessoas começaram a enterrar os mortos em cemitérios formais. Esqueletos fornecem informações críticas porque são de pessoas que já viveram e interagiram com os ambientes cultural e físico. Saúde, relacionamentos, dieta e até mesmo experiências psicológicas podem deixar sinais reveladores nos dentes e ossos.

 

fe99b43e897d077b95874feccc3a0e1b

Artefatos de escavações de 2001 a 2003. Crédito de imagem: Joel D. , Czekaj-Zastawny Agnieszka, Jacek Kabacinski

  

De 2001 a 2003 escavaram três cemitérios desta época – os primeiros no deserto ocidental – onde descobriram e estudaram 68 esqueletos. As sepulturas estavam cheias de artefatos, como cerâmica ornamental, conchas do mar, pedras e jóias de casca de ovo de avestruz. Também descobrimos mica esculpida (um mineral de silicato) e restos de animais, bem como ferramentas cosméticas elaboradas para mulheres e armas de pedra para homens.

Foi possível verificar que essas pessoas desfrutavam de baixa mortalidade na infância, alta estatura e vida longa. Os homens tinham em média 170 cm, enquanto as mulheres tinham cerca de 160 cm. A maioria dos homens e mulheres viveu mais de 40 anos, com alguns em seus 50 anos – um longo tempo naqueles dias.

Estranhamente, de 2009 a 2016,os pesquisadores cavaram mais dois cemitérios que eram muito diferentes. Depois de analisar outros 130 esqueletos, descobriram  que poucos artefatos os acompanhavam e que eles sofriam de maior mortalidade na infância, bem como vida e estatura mais baixas. Estamos falando de vários centímetros a menos e talvez dez anos mais jovens para adultos de ambos os sexos.

Surpreendentemente, o maior desses dois cemitérios tinha uma área de sepultamento separada para crianças com menos de três anos de idade, mas principalmente bebês, incluindo fetos de final de período. Três mulheres enterradas com bebês também foram encontradas, então talvez tenham morrido no parto. Na verdade, este é o cemitério infantil mais antigo do mundo.

Assunto relacionado:  Estudo avança precisão de previsões teóricas sobre ondas gravitacionais

 

Interpretando os resultados

Então, o que isso pode nos dizer sobre esses povos e seus descendentes? Muito. Podemos usar as descobertas para fazer interpretações sobre gênero, estágio de vida, bem-estar, status e outras coisas. Por exemplo, por que houve tais diferenças entre os dois locais da sepultura? Eles poderiam ter sido populações separadas, apesar de improvável com base em similaridades físicas gerais. Então, talvez eles impliquem variação por status – com um cemitério sendo para a elite e outro para os trabalhadores. Essa é a primeira evidência desse tipo no Egito.

Os sites também lançam luz sobre as estruturas familiares da época. A proporção sexual total em todos os cemitérios é de três mulheres para cada homem, o que pode indicar a poligamia. No entanto, o número total de enterros e a falta de referência a casas individuais sugerem que estes eram cemitérios familiares. Também acredita-se que a conquista da “personalidade” – a idade em que as crianças são socializadas como “pessoas” – foi de três anos , dada a sua inclusão em cemitérios de adultos.

Há também evidências claras de respeito por pessoas previamente enterradas. As sepulturas eram reutilizadas para enterrar seus mortos seguintes. Ao encontrar esqueletos antigos, eles frequentemente reposicionavam cuidadosamente os ossos desses ancestrais. Em alguns casos interessantes, eles até tentaram “reconstruir” os esqueletos, substituindo os dentes que haviam caído de volta no esqueleto – e nem sempre corretamente.

Esses indicadores comportamentais, juntamente com a arquitetura tecnológica e cerimonial aparentemente inovadora mencionada anteriormente, como os círculos e santuários de calendário, implicam um ní
vel de sofisticação muito além do de simples pastores. Em conjunto, os resultados fornecem um vislumbre das coisas ainda por vir no Egito Antigo.

Assunto relacionado:  Quedas de naves alienígenas: acidentes ou abates deliberados?

 

Conservação de sítios

Um componente chave do trabalho envolve a conservação do patrimônio egípcio (e mundial). Não encontraram evidências de saques graves, ao contrário de locais no Vale do Nilo. As últimas pessoas a tocar o material neolítico em Gebel Ramlah viveu durante esse tempo. No entanto, a erosão relacionada ao vento atingiu um ponto em que os restos enterrados outrora se encontram na superfície ou perto dela.

   

788c718e664b688239c7469c2a2fff88

Bem preservado versus erosão do vento permanece em Gebel Ramlah

  

Na verdade, o ritmo de destruição aumentou significativamente desde 2001. Uma vez expostos, o contexto desses locais pode ser perdido e material orgânico pode ser feito em pedaços. Isso significa que se não tivessem descoberto esses restos quando o fizeram, eles logo se perderiam para sempre. Mas, infelizmente, isso provavelmente significa que outros sítios da época estão literalmente desaparecendo.

Por essa razão, a SCA decidiu que, quando tiverem estudado todo o seu material, todos serão reenterrados no local para, esperançosamente, sobreviver por mais milhares de anos.

LEIA MAIS: Who were the mysterious Neolithic people that enabled the rise of ancient Egypt? Here’s what we’ve learned on our digs [The Conversation].

 

 

Saiba tudo sobre o UFO SUMMIT 2019 em www.ufosummit.com.br

O maior evento do ano da Ufologia Brasileira. Garanta a sua vaga!

 abcc4338929ab62950eba003e65634ae

     

Saiba Mais:

Assista aqui Gevaerd relatando todo o caso do voo da LATAM

Tom DeLonge: Todo mundo vai saber a realidade sobre UFOs em breve

Saíram os novos lançamentos da Biblioteca UFO

Quem são os novos humanos?

Área 51 é coisa do passado?

Trump fala em entrevista que não acredita em UFOs

TÓPICO(S):Edição 271
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251107 WA0014
O 3I/ATLAS seria Uma forma de vida baseada em plasma?
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up