PRÉ-VENDA
Ad image

Análise de fotos de UFOs por computador

A. J. Gevaerd
103099377483ce82e7e47bdecca970121528488235
Fotos de UFOs tratadas com software Photo Styler. A partir da esquerda: com realce de tons médios, em alto contraste em negativo e com realce de bordas sob efeito ?emboss?
Créditos: Arquivo UFO

Até hoje, embora não tenha surgido nenhum software aplicado à pesquisa ufológica, os ufólogos sempre puderam utilizar alguns programas populares que são indicados à diversas aplicações. Por exemplo, os programas dBase, da Ashton-Tate, ou o Foxbase, da Microsoft, para gerenciamento de bancos de dados podem ser usados para armazenamento de casos ufológicos em MS-DOS. Para Windows, o programa Access, também da Microsoft, gerencia bancos de dados mais complexos, unindo a eles gráficos e imagens. Ainda para Windows há vários aplicativos com recursos gráficos avançados e que servem não só para armazenar imagens (fotos e filmes de UFOs), mas também para analisá-las. É evidente que, para operá-los, o usuário deverá dispor de um bom equipamento, no mínimo um computador AT 386 DX com 4 Mb de memória RAM e cerca de 30 Mb de espaço em winchester.

Além disso, é necessário um digitalizador de imagens – um scanner ou uma câmera de vídeo – de resolução mínima de 400 pontos por polegadas (DPI) e um monitor VGA. O equipamento ideal para se trabalhar com imagens, no entanto, é um AT 486 DX 50 ou DX/2 66, com 8 Mb de memória RAM e 100 Mb de espaço em winchester. A ele devem estar conectados um scanner de mesa colorido de 1.200 DPI e um monitor Super VGA com resolução de 768 por 1.024 pontos. O equipamento mínimo recomendado custa hoje cerca de 1.200 dólares, enquanto o ideal não sairá por menos de 3.500 – isso sem contarmos os softwares, que podem ser até mais caros que o equipamento. Seja como for, uma quantidade de softwares existentes hoje poderão dar bons resultados em análises fotográficas. Mesmo assim, é importante que se saiba que eles não foram desenvolvidos com a finalidade de analisar fotos e tratar fotos ufológicas. Ocorre que vários deles têm funções que podem perfeitamente ser usadas para tal fim.

Ad image

ANÁLISE DE IMAGENS DE UFOs – Entre os softwares existentes hoje e que podem ser aplicados no armazenamento e análise de fotos ufológicas estão o Image Deluxe, distribuído junto com os scanners da Genius, e o Foto Touch. A empresa norte-americana Aldus oferece o Aldus Photo Styler, que é um produto excepcional e com dezenas de recursos interessantes. Já o popular CorelDraw, um programa gráfico canadense muito difundido no Brasil, vem com um utilitário chamado Corel PhotoPaint, que pode ser usado para trabalhar com imagens. A Micrografx, também dos EUA, oferece o programa Picture Publisher, que tem ótimos recursos para se digitalizar e analisar fotos de UFOs. Enfim, todos estes programas, com mais ou menos recursos, permitem que o usuário que tenha um razoável conhecimento de Windows possa tirar grande proveito de sua performance. A Revista UFO utiliza o aplicativo Photo Styler em suas análises de fotos ufológicas, e tem tido bons resultados com ele.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.