A milionária norte-americana de origem iraniana, Anousha Ansari, voltou nesta sexta-feira à Terra e tornou-se “embaixadora espacial” depois de ficar nove dias na Estação Espacial Internacional [ISS, sigla em inglês]. Acompanhada pelo cosmonauta americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov, a primeira turista espacial do sexo feminino voltou a bordo da cápsula Soyuz TMA-8 que aterrissou às 01h14 (GMT) no Casaquistão, na Ásia Central.
A volta à Terra foi a fase mais difícil da viagem, já que durante aproximadamente quatro horas, a cápsula teve de suportar elevadas temperaturas e, ao entrar na atmosfera terrestre, se transformou em uma bola de fogo. Segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia, a Soyouz TMA-8 realizou uma volta “branda”, graças ao funcionamento normal dos sistemas de freio, pára-quedas e propulsores que ajudaram na aterrisagem. Depois de sair da cápsula, Ansari, Vinogradov e Williams, cobertos com mantas, foram submetidos a um primeiro e breve atendimento médico, em um hospital móvel.
Cansada e sorridente, Ansari foi recebida por seu marido Hamid, que entregou a ela um ramo de flores, enquanto seus companheiros de viagem tomaram chá quente e comiam maças. “Me trouxeram para casa sã e salva. Foi uma grande experiência”, afirmou Ansari enquanto descansaba em uma cadeira perto da cápsula espacial. Vinogradov e William permaneceram 183 días na ISS, enquanto Ansari ficou apenas nove.
Sobre sua estada no espaço, Ansari afirmou: “pois bem, queridos amigos, devo confessar que manter uma boa higiene no espaço não é algo fácil”. A afirmação foi feita em sua página na internet, onde confessa que é uma “exploradora e embaixadora espacial”. Ansari explicou que cada habitante da ISS recebe guardanapos úmidos e secos e que os artigos de higiene pessoal não incluem “nenhum tipo de maquiagem”. Escovar os dentes também não é algo simples: “não se pode enxaguar a boca e cuspir”, segundo ela. No quinto dia em que esteve no espaço, Ansari deu uma entrevista através de uma vídeo conferência na qual afirmou que tinha valido a pena desembolsar ao menos 20 milhões de dólares por sua viagem ao espaço.