Nos últimos meses, temos acompanhado, com preocupação crescente, a ascensão do senhor Urandir Fernandes de Oliveira, um suposto paranormal e contatado. Apesar de não o conhecermos pessoalmente, tivemos a oportunidade no ano passado de examinar, por indicação da psicóloga Gilda Moura, uma filmagem feita, hipoteticamente, por este senhor, na qual estaria documentado um dos contatos feitos por ele com uma nave que, segundo me foi explicado por um de seus assessores, mudava de forma.
Assisti a esse filme na residência em que estava hospedado, no Rio de Janeiro, onde inclusive, na época, ele “dava consultas”, ministrando “tratamentos” em pessoas que apresentavam os mais diversos problemas de saúde. A mudança de forma da nave não passava, entretanto, de um efeito gerado pela perda do foco da câmera em relação a uma fonte luminosa. Mais recentemente vimos no programa Brasil Verdade, da Rede Bandeirantes, uma reportagem feita por um cinegrafista daquela emissora, que enviou uma equipe para cobrir as atividades do “contatado”. Este havia levado mais um grupo de adeptos para sua propriedade, no Mato Grosso do Sul, com o objetivo de lhes mostrar sinais de seus contatos com os extraterrestres.
Segundo foi apresentado no programa, que foi ao ar no dia 23 de julho, as luzes filmadas estavam supostamente no céu, e não na montanha, onde o senhor Lúcio Barbosa havia descoberto, semanas antes, duas pessoas tentando se esconder depois de mais um show do senhor Urandir.
Já no programa do dia seguinte, um de seus apresentadores afirmou que, logo após as luzes desaparecerem, o próprio cinegrafista e mais um membro da equipe correram para o local, não encontrando nada. Fica claro, portanto, que as luzes estavam, na realidade, na mesma montanha que parece ser a preferida dos “extraterrestres” de Urandir Fernandes. Acreditamos que a equipe do Brasil Verdade não consegue ainda flutuar pelo céu. Entretanto, as análises que fizemos da filmagem indicam que as luzes registradas foram produzidas por um conjunto de lanternas.
Abuso de poder – É curioso que os UFOs do senhor Urandir sejam diferentes de tudo que até hoje foi estudado e aceito pela Ufologia. O ponto mais preocupante em toda a estória, contudo, é o grau de fanatismo de alguns de seus seguidores. Quando divulgamos em um de nossos eventos, no Rio, que a Revista UFO traria uma ampla matéria, mostrando a verdade sobre seus supostos contatos com extraterrestres, recebemos uma ligação de um de seus seguidores. Durante mais de meia hora esta pessoa tentou me convencer da veracidade dos contatos de seu mestre.
Fez as mais absurdas afirmações, tendo como objetivo, aparentemente, usar minha condição de co-editor de UFO para impedir que o referido artigo fosse publicado. Falando claramente, não conseguimos encontrar até hoje a menor evidência que pudesse ser utilizada como base para aceitação dos contatos do senhor Urandir. Quanto ao fato de ser ou não um paranormal, nada podemos afirmar, já que a Parapsicologia não é nossa área de atuação. Cabe ressaltar, entretanto, que os fenômenos supostamente produzidos são facilmente duplicados por qualquer mágico.
No passado, um mestre em mágicas dos Estados Unidos se passou por paranormal e foi investigado por uma equipe de parapsicólogos ligados a uma universidade norte-americana, que atestou seus poderes. Pouco tempo depois, o suposto paranormal revelou todos os truques que havia utilizado para enganar os pesquisadores. Como toda a história chegou às emissoras de televisão, os parapsicólogos envolvidos perderam a credibilidade. Que o caso americano sirva de alerta para as pessoas que estão a partir das investigações dos poderes do senhor Urandir.
Alguns dos contatados, rebatendo evidências científicas, argumentam que os seres com os quais se comunicam pertencem a outro plano real. Entre esses “escolhidos” estão:
José Fabregat, que diz ser possuído por aliens
Eugênio Siragusa, considerado um dos mais apocalípticos de todos
Omraam Aivhanhov, fundador da Irmandade Branca Universal
Miguel Algorra, que diz canalizar mensagens de seres de Ganimedes
Claude Vorilhon, que intitula suas profecias como imprescindíveis
Trigueirinho, o guru que veio do planeta Erks
Eduard “Billy” Meier, cujos fotografias até hoje geram polêmicas