Uma foto apelidada de “a foto de UFO mais convincente de todos os tempos” foi divulgada mais de 50 anos após ter sido tirada pela primeira vez. O fotógrafo aéreo Sergio Loaiza tirou esta foto assustadora usando uma câmera de mapeamento de 45 kg enquanto sobrevoava a Costa Rica.
Ele estava em uma missão para inspecionar a terra antes da construção de um projeto hidrelétrico perto do Vulcão Arenal, mas avistou algo estranho.
Enquanto sobrevoava o Lago Cote a cerca de 10.000 pés (3.048 metros), Loaiza tirou várias fotos em preto e branco de alta resolução do lago e da floresta tropical ao redor em intervalos de 20 segundos.
O importante aqui é que o fotógrafo pretendia tirar uma foto de um alvo comum, então a câmera foi configurada para focar no infinito, e a exposição foi disparada automaticamente.
Ninguém — nem o piloto nem seus três tripulantes — viu nada enquanto estavam no ar fazendo seu trabalho. Mas quando Loaiza voltou e revelou o filme nos dias seguintes, ele teve a surpresa de sua vida.
No entanto, em um quadro ele capturou um disco metálico brilhante, uma imagem frequentemente referida aos filmes clássicos que retratam alienígenas como um “disco voador”. O objeto é visível apenas no quadro número 300 antes de desaparecer imediatamente. Ainda mais peculiar foi o fato de que ninguém, nem mesmo o piloto, viu o objeto durante o voo.
Apesar da análise detalhada dos céticos, a imagem de Loaiza nunca foi totalmente explicada, o que levou a uma série de teorias. Uma dessas teorias é que foi um reflexo casual do lago ou até mesmo causado por um objeto brilhante no chão, mas é difícil provar que isso foi possível.
Oscar Sierra, um pesquisador de OVNIs baseado na Costa Rica, disse: “É uma das confirmações científicas mais convincentes de que os OVNIs são reais”.
O grupo, UAP Media, obteve uma nova imagem de ultra-alta resolução da imagem original para avaliar a fotografia com mais detalhes.
Uma declaração da UAP Media diz que os pesquisadores Richard Haines e Jacques Vallee, que publicaram a foto original, foram solicitados a não falar sobre ela pelos empregadores de Loaiza – o Instituto Geográfico Nacional da Costa Rica.
A imagem só voltou à vista do público graças a um artigo de abril de 2021 no New Yorker, intitulado “Como o Pentágono começou a levar os OVNIs a sério”.
A jornalista Leslie Kean foi a pessoa que apelidou a foto de “a melhor fotografia de um OVNI já tirada”
“Há um objeto em forma de disco e você vê claramente o sol refletindo neste objeto redondo que tem um pequeno ponto no topo e o importante sobre isso é que era uma foto do governo. Sempre esteve em posse do governo da Costa Rica, então você sabe que é autêntico e é completamente inexplicável”, disse Leslie.
No ano de 2021, a foto fez 50 anos e desde então o interesse sobre ela só aumentou.
Em 1999, por exemplo, um grupo de oficiais, pilotos e oficiais franceses (a maioria aposentados) colocou essa foto na capa do seu relatório COMETA (Comitê de Estudos Avançados). Este documento tem sido considerado há muito tempo como um dos relatórios mais preciso e conceituado sobre registros e casos ufológicos já feito. Intitulado “OVNIs e o Departamento de Defesa”, o relatório que foi enviado ao governo francês concluiu que a ETH, Hipótese Extraterrestre, era a explicação mais provável para o que realmente está acontecendo com esses objetos.
O que os Loaiza realmente registraram naquele dia ainda permanece um mistério.
Via: DailyStar