O objeto desconhecido, aparentemente lento e em movimento silencioso, “parecia um borrão a olho nu”, de acordo com o morador de Montana que avistou o UFO em junho deste ano
O borrão só ganhou formato mais definido com o auxílio da câmera de visão noturna da testemunha, fabricada pela empreiteira militar SiOnyx, que também fabrica modelos de consumo. O incomum e longo cilindro de luz parece deslizar lentamente em um ângulo na frente de um extenso campo estelar acima de ‘ Big Sky Country ‘ – pouco antes de desaparecer atrás de uma cordilheira visível do local da testemunha ao longo da Airport Road, em Belgrado.
O avistamento ocorreu a menos de seis quilômetros a leste do Aeroporto Internacional Bozeman Yellowstone, em Montana, também em Belgrado, embora o vídeo misterioso não contenha sons de tráfego aéreo comercial enquanto o UFO flutua pelo céu noturno estrelado. “Às vezes recebemos vídeos como este que são desconcertantes”, disse Alejandro Rojas, consultor da startup de tecnologia Enigma Labs, cujo banco de dados de UFOs recebeu o envio da testemunha.
“Parecem satélites Starlink”, disse Rojas ao DailyMail.com, “que parecem um longo trem de satélites enfileirados. Mas estes parecem um objeto sólido”. A Enigma construiu um enorme catálogo de incidentes de UFOs – agora mais tecnicamente conhecidos como fenômenos aéreos não identificados (UAP) – para separar o que é verdadeiramente incomum em nossos céus do que é apenas um truque de vista.
Um fenômeno aéreo pode ser qualquer coisa, desde gases transportados pelo ar aquecidos em plasma, como a famosa aurora boreal, até reflexos de cristais de gelo em uma nuvem, e até casos mais exóticos de objetos reais, sólidos e resistentes, como uma nave alienígena “voadora”. A testemunha de Montana avistou o UFO nas primeiras horas da manhã de 5 de junho de 2024, cerca de dez minutos antes das 3h, horário das montanhas.
“Adoramos divulgar esses vídeos ao público para que os pesquisadores nos ajudem a descobrir”, disse Rojas ao DailyMail.com por e-mail. “Em alguns casos, eles demonstram um verdadeiro mistério e ajudam a demonstrar por que o Pentágono e a NASA dizem que estão levando os UFOs a sério”, de acordo com Rojas, que agora é fundador e presidente da nova organização sem fins lucrativos de pesquisa de UFOs UAP Discovery. “A NASA e o Pentágono dizem que faltam dados e esse é o problema que procuramos resolver”, explicou Rojas
A Enigma Labs, observou ele, agora está “recebendo centenas de vídeos por semana em nosso aplicativo e, embora a grande maioria acabe sendo algo mundano, pelo menos alguns se revelam mais difíceis de explicar”. Este avistamento de UFO em Montana pode estar relacionado a uma peculiaridade particular do hardware e software por trás da visão noturna do SiOnyx, que a empresa entregou ao Exército dos Estados Unidos como parte de um contrato de aproximadamente US$ 20 milhões.
Alguns proprietários de um dos modelos de consumo do SiOnyx, o SiOnyx Aurora Sport, relataram que ele “não parece lidar muito bem com alto contraste de luz”. “Se você tiver uma área bem iluminada e uma área mais escura no quadro ao mesmo tempo, a área iluminada será apagada ou a área escura ficará escura demais para ser vista com clareza”, como disse um membro do grupo Reddit r/ NightVision anotado em 2020. O resultado deste tipo de problema de contraste “estourado” pode fazer com que um trem de satélites Starlink brilhantes, refletindo a luz do sol, se pareça com um objeto longo e sólido.
Assista ao vídeo do UFO avistado em Montana. Fonte: ClickHeart TV 6
Não está claro qual das ofertas de visão noturna da empresa foi usada pela testemunha, que relatou seu avistamento à Enigma anonimamente, mas a start-up de rastreamento de UFOs espera reunir o caso para obter mais pistas do público. Mas ao longo de mais de um século, os UFOs em forma de charuto persistiram como uma categoria perene nos relatos de testemunhas oculares.
Tal como inúmeros UFOs em forma de charuto que datam do final de 1800, quando testemunhas os descreveram como “navios aéreos”, este caso permanece sem solução até hoje. Em maio, a equipe da Enigma revelou nove vídeos altamente incomuns e nunca antes vistos feitos de UFOs ou UFOs – incluindo vários casos de “orbes” de UFOs brilhantes e nebulosos. Esses vídeos, enviados ao banco de dados da Enigma por investigadores cidadãos na Califórnia, Arizona, Utah e Nevada, mostram UFOs aparecendo do nada sem fazer barulho e desaparecendo no ar.
Esta semana, a Enigma compartilhou um novo caso de vídeo adicional com DailyMail.com: um avistamento de 8 de junho de 2024 em Watford City, Dakota do Norte, feito pouco depois da meia-noite. “Estávamos acampando e alguém avistou uma estrela cadente”, disse a testemunha à Enigma. Mas, continuou a testemunha, “depois de dar uma boa olhada nele e descartar tudo o mais que [ele] poderia ser”, todos os campistas acabaram tendo menos certeza de que era uma estrela cadente, pois o objeto parecia pairar na noite acima eles.
“Os UFOs são realmente um jogo de números”, destacou Rojas. “Se um entre mil se revelar estranho, coletá-los em massa é a melhor maneira de chegar àqueles que valem a pena pesquisar.”