Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Astrônomos dizem que acabaram de testemunhar um enorme buraco negro aparecer do nada
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Astrônomos dizem que acabaram de testemunhar um enorme buraco negro aparecer do nada
notícias

Astrônomos dizem que acabaram de testemunhar um enorme buraco negro aparecer do nada

Astrônomos que usam o telescópio Zwicky Transient Facility (ZTF) nos Estados Unidos dizem ter testemunhado um enorme buraco negro aparecer do nada.

Ultima atualização: 19 de junho de 2024 19:57
Por
UFO
Envie!
astrônomo
Uma equipe internacional de astrônomos que estuda uma galáxia distante diz ter testemunhado um buraco negro aparecer do nada. Fonte: ESO/M. Kornmesser
Envie!

O incidente ocorreu em dezembro de 2019, quando astrônomos que estavam observando uma galáxia distante que eles chamaram de “normal” de repente começou a aumentar rapidamente de brilho

“Imagine que você observa uma galáxia distante há anos e ela sempre pareceu calma e inativa”, explicou Paula Sánchez Sáez, astrônoma do ESO na Alemanha e autora principal do estudo aceito para publicação na revista Astronomy & Astrophysics. “De repente, seu [núcleo] começa a mostrar mudanças dramáticas no brilho, diferentemente de qualquer evento típico que vimos antes.” 

A análise de acompanhamento realizada por uma série de observatórios espaciais mais avançados confirmou o evento incrível, apontando para um provável culpado: um enorme buraco negro situado no coração da galáxia SDSS1335+0728, localizada a 300 milhões de anos-luz de distância, na constelação. Virgem aparentemente acordou de um longo sono e estava devorando o gás ao seu redor. Esta atividade resultou no brilho massivo e crescente testemunhado pelos astrônomos. 

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

É claro que as pessoas nesta área observam regularmente mudanças inesperadas no cosmos. No entanto, eventos como explosões de supernovas ou outros eventos de perturbação de marés que geram grandes quantidades de luz normalmente duram um período muito curto, variando de alguns dias a algumas centenas de dias, antes que o seu brilho se esgote. Neste caso, os investigadores por detrás da descoberta dizem que sabiam que algo estava diferente quando o aumento no brilho detectado pela primeira vez em 2019 não só persistiu como começou a aumentar ao longo do tempo. 

astrônomo
Esta impressão artística mostra dois estágios na formação de um disco de gás e poeira em torno do enorme buraco negro no centro da galáxia SDSS1335+0728. O núcleo desta galáxia iluminou-se em 2019 e continua a brilhar até hoje – a primeira vez que observámos um enorme buraco negro tornar-se ativo em tempo real. Fonte: ESO/M. Kornmesser

Desde então, passaram meia década a analisar dados arquivados recolhidos por outros observatórios espaciais, incluindo o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (VLT do ESO), em busca de uma explicação. Essa análise descobriu que SDSS1335+0728 estava emitindo mais luz no espectro visível e nos comprimentos de onda ultravioleta, óptico e infravermelho. Então, em fevereiro de 2024, a galáxia começou a emitir raios X. Segundo Sánchez Sáez, também afiliado ao Instituto Millennium de Astrofísica (MAS) do Chile, tal comportamento é “sem precedentes”. 

Assunto relacionado:  Poeira espacial extrassolar pode conter sinais de vida alienígena, sugere novo artigo

A equipe deu continuidade às suas descobertas estudando dados de arquivo do Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) e Galaxy Evolution Explorer (GALEX) da NASA, do Two Micron All Sky Survey (2MASS), do Sloan Digital Sky Survey (SDSS) e o instrumento eROSITA no observatório espacial Spektr-RG do IKI e DLR. Esse trabalho, juntamente com dados de apoio coletados pelo Southern Astrophysical Research Telescope (SOAR), pelo Observatório WM Keck, pelo Observatório Neil Gehrels Swift da NASA e pelo Observatório de raios-X Chandra, confirmaram as descobertas originais: os astrônomos tinham de fato testemunhado o surgimento de um buraco negro do nada. 

“A opção mais tangível para explicar este fenômeno é que estamos vendo como o [núcleo] da galáxia começa a mostrar (…) atividade”, diz a coautora Lorena Hernández García do MAS e da Universidade de Valparaíso, no Chile. “Se assim for, esta seria a primeira vez que vemos a ativação de um buraco negro massivo em tempo real.” 

“Esses monstros gigantes geralmente estão dormindo e não são diretamente visíveis”, acrescentou o coautor do estudo Claudio Ricci, da Universidade Diego Portales, também no Chile. “No caso do SDSS1335+0728, pudemos observar o despertar do enorme buraco negro, [que] subitamente começou a banquetear-se com o gás disponível na sua vizinhança, tornando-se muito brilhante.” 

YouTube player

Assista ao vídeo com a galáxia SDSS1335+0728 ampliada. Fonte: Observatório Europeu do Sul (ESO) 

Hernández García diz que este processo era tão raro que “nunca tinha sido observado antes”. Alguns estudos anteriores relataram que galáxias que se pensava serem inativas tornaram-se subitamente ativas, mas esta foi a primeira vez que os astrônomos viram o seu desenvolvimento em tempo real. Embora a equipe de astrônomos admita que não sabe exatamente o que faz um buraco negro aparecer do nada, eles acreditam que é improvável que seja um evento único. Eles até acreditam que isso poderia acontecer muito mais perto de casa, no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. “Isto é algo que pode acontecer também ao nosso próprio Sgr A*, o enorme buraco negro (…) localizado no centro da nossa galáxia”, disse Ricci. 

Assunto relacionado:  Starliner da Boeing lança astronautas ao espaço pela primeira vez em uma decolagem histórica

Seguindo em frente, a equipe diz que observações adicionais e análises de dados devem lançar ainda mais luz sobre a sua descoberta. Eles também acreditam que a coleta de mais dados sobre SDSS1335+0728, que o corretor de Aprendizagem Automática para Classificação Rápida de Eventos (ALeRCE) liderado pelo Chile classificou como tendo um “núcleo galáctico ativo” (AGN), poderia beneficiar outros pesquisadores que tentam entender o ciclo de vida dos buracos negros. 

“Independentemente da natureza das variações, [esta galáxia] fornece informações valiosas sobre como os buracos negros crescem e evoluem”, disse Sánchez Sáez. “Esperamos que instrumentos como [o MUSE no VLT ou os do próximo Extremely Large Telescope (ELT)] sejam fundamentais para a compreensão [porque é que a galáxia está brilhando].”

TÓPICO(S):buraco negroespaço
VIA:The Debrief
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up