Cada vez mais é exigido que os professores utilizem novas ferramentas para tornar a prática educacional uma experiência atrativa aos alunos. Um grupo de 17 autores que atuam na formação de professores da área de educação em astronomia no Brasil e no exterior publicaram recentemente um trabalho que apresenta uma proposta para auxiliar o ensino da disciplina nos níveis fundamental e médio, oferecendo recursos didáticos na forma de jogos.
O professor Paulo Sergio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é um dos autores do livro e conta que começou a ter contato com a aplicação de jogos na área educacional a partir de 2004. “Fui conhecendo jogos propostos por colegas do Brasil e exterior e, há três anos, pensei em reunir em um livro textos com as propostas de uma variedade de jogos meus e de colegas”, explicou.
Foi então que o grupo de professores decidiu escrever e publicar o livro “Jogos para o ensino de Astronomia”, lançado no último dia 20 de novembro pela editora Átomo. Bretones comenta que, inicialmente, o livro aborda o interesse e as dificuldades encontradas pelos professores para ensinar o assunto, propondo o lúdico como potencial para o aprendizado. A seguir, apresenta dez jogos, de diversos tipos, utilizando tabuleiros, cartas, bingos e até corporais ou sinestésicos. Por fim, apresenta uma discussão e propostas para aprendizagem de astronomia em ambiente virtual.
A publicação é inédita na área de ensino de astronomia no país, podendo se tornar uma referência aos professores que buscam por formas mais lúdicas para transmitir o conteúdo da disciplina. “O livro traz recursos para que o estudo de astronomia seja conduzido de uma forma que o aluno possa estudar de maneira eficaz e prazerosa”, comentou Bretones.
O livro é indicado para professores, alunos e público em geral. Mais detalhes sobre o trabalho podem ser obtidos no site da editora. Para adquirir o livro, clique aqui.
(Reportagem: Fernanda Vilela, da Agência CiênciaWeb)