UFOs no Mato Grosso do Sul
Moradores do município de Chapadão do Sul, a 280 km de Campo Grande (MS), dizem ter visto objetos voadores não identificados entre os dias 14 e 25 de junho passado. Na cidade não se fala noutra coisa. A principal emissora da região, Rádio Fênix, recebeu 20 ligações só na manhã de 15 de junho, de pessoas informando terem visto naves estranhas sobre toda a área, que fica no extremo nordeste de Mato Grosso do Sul. O radialista Acari estima que foram mais de 100 telefonemas até o final do mês.
Tudo começou com uma bela observação diurna de UFO feita pelo agente tributário estadual Francisco Carlos Fetter, 45 anos. Ele avistou um estranho objeto no céu durante cerca de três minutos, por volta das 17:00 h, ainda sob a luz do dia. A nave apareceu bem sobre o posto fiscal em que trabalha, na rodovia que liga as cidades de Chapadão do Sul a Chapadão do Céu, em Goiás. Segundo Fetter, o objeto tinha formato de uma tampa de panela na posição vertical e emitia uma luz muito forte, semelhante àquela produzida por máquinas de solda.
Em entrevista à Revista UFO, o agente tributário deu detalhes do objeto e concordou que poderia ter formato cilíndrico, sendo de grandes proporções. Fetter estimou o tamanho do corpo como igual ao de um campo de futebol, mas não pôde ter certeza por estar longe de sua posição. “Imagino que, se aquele objeto pousasse, ocuparia toda a área de um campo de futebol oficial”, declarou. Este não foi seu primeiro caso: o agente, que há 24 anos trabalha na mesma função, já teve outras quatro experiências antes. Numa delas, no sul do Estado, ficou com problemas auditivos por vários dias.
Na ocorrência de 14 de junho, entretanto, lembra a testemunha que o UFO não produzia nenhum ruído e tinha ainda uma cor avermelhada, talvez reflexo do Sol em seu poente. Depois de alguns instantes no ar, em que mudou rapidamente de posição em relação ao observador, partiu em direção ao norte. Cerca de dois minutos depois da partida, Fetter entrou em contato, por rádio, com o posto fiscal mais próximo, na direção em que objeto seguiu, a cerca de 80 km de onde estava. Foi aí que outras pessoas puderam confirmar os fatos e corroborar seu testemunho.
No posto adiante, o também fiscal tributário Mozar Menezes foi ao rádio com o chamado de Fetter e atendeu seu pedido para observar o céu. Menezes pôde então notar o mesmo objeto, agora parado sobre seu posto. Ao mesmo tempo, alguns turistas que visitavam o Parque Nacional das Emas, próximo do local, porém já em Goiás, também observaram algo estranho. Quatro destas testemunhas declararam ter visto um objeto com as mesmas características. Segundo afirmaram, estavam com máquinas fotográficas e filmadoras, mas teriam perdido a oportunidade de registrar o fato por terem ficado sem reação.
Fetter e Mozar são pessoas consideradas idôneas e têm experiência em trabalhar em postos fiscais afastados, inclusive à noite. Seus testemunhos, ouvidos pela Imprensa de praticamente todo o país, foram aceitos sem reservas e motivaram uma grande quantidade de pessoas a virem a público relatar experiências vividas naquela mesma semana, em Chapadão do Sul e arredores. Em Costa Rica (MS), pessoas agrupadas num posto de gasolina na entrada da cidade testemunharam, em 18 de junho, vários objetos coloridos sobre a região. Alguns ficaram parados por vários minutos.
Ainda em Chapadão, uma das novas testemunhas a apresentar suas experiências é o fazendeiro Plínio Rotilli, que garantiu que há pelo menos 20 anos aparecem objetos voadores estranhos em sua fazenda, a 22 km do centro da cidade e 10 km do posto onde Fetter trabalha. Rotilli se refere aos avistamentos com bastante familiaridade, assim como outros proprietários rurais da região. Por todo o Estado o Fenômeno UFO tem registros abundantes, porém é tratado de forma folclórica, ora chamado de Mãe d’Ouro, ora de Enterro, ou ainda como Come-Línguas – neste caso em alusão a misteriosas mortes de bovinos, que são encontrados com as línguas extraídas cirurgicamente.
Há informações de que o Cindacta registrou a movimentação de estranhos objetos no MS através de seu sistema de radares, cuja área de abrangência inclui Chapadão. Da mesma forma, há indícios de que a Força Aérea Brasileira teria despachado caças a jato de sua base em Anápolis (GO), que foram vistos sobre a cidade. Inquirida, a FAB nem negou, nem confirmou a informação.
UFOs Observados na Argentina
Discos voadores foram avistados na Argentina por ufólogos. Três deles foram registrados no céu de Santa Rosa, província de La Pampa, entre 12 e 13 de maio passado. A informação foi divulgada pelo estudioso Oscar Alfredo Mário, que garante que várias fotografias foram obtidas durante a observação do fenômeno. Os UFOs apareceram durante 12 horas consecutivas, ao curso de uma experiência acompanhada por especialistas da Argentina, Venezuela, México, Estados Unidos e Espanha. A observação dos supostos objetos voadores não identificados faz parte do recém lançado Projeto Condor, criado em abril passado durante um congresso ufológico que reuniu especialistas da Argentina e do Chile. O projeto visa estabelecer elos de ligação com UFOs e pode ser contatado através dos ufólogos argentinos Andrea Perez Simondini [of924@mail.seek.com.ar] e Carlos Alberto Iurchuk [iurchuk@ netverk.com.ar].
Simondini participa do grupo Visión Ovni, que acompanha detidamente as ocorrências ufológicas manifestadas em outra área de grande incidência em seu país, a cidade de Victoria, na Província de Entre Rios. Na localidade já foram fotografados dezenas de fenômenos luminosos que surgem principalmente junto às margens dos rios que cortam a região. Iurchuk, que reside em Bahia Blanca, no litoral, tem desenvolvido um trabalho de coleta e análise de ocorrências ufológicas de expressão no território argentino. Juntos tocam o Projeto Condor, uma iniciativa inédita de catalogar o Fenômeno UFO em todas as suas variadas formas de manifestação. No Brasil, o editor de UFO A. J. Gevaerd é o representante do projeto, que logo será divulgado em detalhes.
Nave Segue Avião no Chile
De Santiago o representante de UFO no país, Rodrigo Fuenzalida, informa que um Boeing 737 das Linhas Aéreas del Cobre, Ladeco, foi seguido por um UFO em 24 de maio passado. O caso deu-se quando o avião ia de Porto Natales a Punta Arenas, na Patagônia – uma rota onde o fato acontece com espantosa regularidade. O comandante Herrera chegou a pedir aos passageiros que observassem o fenômeno, que ficou visível pelas janelas da aeronave durante vários minutos, embora não fosse detectado por radar. O Centro de Estudios de Fenómenos Aereos Anómalos (CEFAA), entidade híbrida civil e militar que pesquisa o assunto para o governo chileno, já está investigando os fatos.
“Sobre o país discos voadores têm sido constantes”, relata Fuenzalida. “Há uma onda ufológica permanente há vários meses, atingindo inclusive a capital.” De fato, milhares de pessoas em Santiago testemunharam um UFO triangular e gigantesco em plena luz do dia, em 29 de maio passado. Por quase uma hora no ar, o objeto pôde ser registrado em três filmagens diferentes, que estão sendo analisadas. Em 12 de junho outro fato deu-se no país, desta vez sobre a cidade de Parral, na Sétima Região. Um UFO de formato cônico desceu a cerca de 25 m dos telhados das casas e ficou manobrando por uma hora e meia. Tinha janelas e girava em sentido anti-horário, ora se desmaterializando, ora tornando a ficar visível, proporcionando um espetáculo inesquecível.
Ufólogos Vêem Sondas em SP
Vários objetos voadores não identificados foram avistados sobrevoando as cidades de Piracicaba e São Pedro, no interior de São Paulo, entre a noite de 29 de maio e a madrugada de 30 de junho passado. Cerca de 40 pesquisadores e ufólogos do grupo UFO Gênesis, de Piracicaba, estavam realizando uma vigília em propriedades afastadas da cidade quando pequenas esferas luminosas passaram rapidamente sobre o local. Algumas pessoas relatam ter visto os mesmos objetos sobre o Jardim Jupiá e o Bairro do Bongue, na localidade. Segundo o ufólogo Michel Cervelló, estes fenômenos poderiam ser a confirmação de que a região apresenta uma nova onda de registros de aparições extraterrestres.
De fato, na mesma data o fenômeno pôde ser visto em vários pontos do Estado de São Paulo, assim como em outros locais da América Latina. Durante a vigília, os pesquisadores utilizaram instrumentos óticos e medidores de eletromagnetismo. Antes de avistarem os objetos, segundo Cervelló, o medidor registrou uma variação no local, sugerindo a possibilidade da aparição. As esferas tinham menos de meio metro de diâmetro e acompanhavam as ondulações de um morro vizinho de forma muito lenta.
Às 23:20 h o grupo avistou o que descreveu como uma microssonda – um objeto não tripulado de diminutas proporções, cerca de 15 centímetros. “Estimamos que sua velocidade chegava a 250 km/h, quando o mesmo estava a 150 m do solo. Não deu tempo de fotografá-lo, pois foi tudo muito rápido”, finaliza Cervelló. Outros integrantes do grupo chegaram a ver novos objetos, muito velozes, que desapareceram atrás de um morro no local. Logo após os registros, uma chuva acompanhada de ventos fortes acabou atrapalhando as observações – tal fenômeno tem sido registrado com regularidade na região.
Estranha criatura observada
Na miríade de acontecimentos que marcaram o mês de maio e se arrastaram pelo mês de junho está o caso de Luís Araújo, motorista da Prefeitura de Bodoquena (MS) há dez anos que viu, em maio passado, por volta das 18:00 h, uma estranha criatura na estrada que liga a cidade a alguns sítios do município. Luís é bastante conhecido na pequena localidade, que fica a cerca de 300 km a sudoeste de Campo Grande. Ele levava aproximadamente 50 crianças num ônibus escolar para suas respectivas casas, e seguia naquele momento para a Fazenda Campanário, quando avistou o curioso ser caminhando no acostamento.
Segundo o motorista, a criatura tinha 1,10 m de altura, era toda branca e possuía braços colados ao corpo. “Ele parecia um robô. Andava devagar e quase que deslizando”, declarou à Revista UFO. Ao passar novamente no local, o ser não estava mais lá. No entanto, ao retornar de outra fazenda, viu o estranho parado no meio da estrada. Araújo disse que acionou os faróis do veículo em luz alta, o que fez com que os pés ou possíveis sapatos do indivíduo refletissem a luminosidade. Em seguida, a criatura dirigiu-se para o mato, onde desapareceu. No dia seguinte, ele e um amigo foram até a estrada para ver se encontravam algum vestígio do enigmático ser, mas nada acharam.