Por Thiago Ticchetti
Motorista fotografa UFO na Escócia
Em 02 de janeiro, o inglês George King parou no acostamento de uma rodovia próxima da cidade de South Lanarkshire, na Escócia, para telefonar para seu filho, quando foi surpreendido pelo surgimento de um objeto luminoso muito brilhante com forma de pêra. Rapidamente, King pegou seu celular e fotografou o suposto UFO, que desenvolvia estranhas manobras. Segundo o pesquisador Ron Halliday, o número de relatos de objetos voadores não identificados naquela região tem aumentado consideravelmente nos últimos meses. “Estamos investigando todos e buscando mais testemunhas”, disse Halliday ao site STV. Aguarda-se para qualquer momento um novo pronunciamento sobre o caso.
Mais uma fraude ufológica da internet é desmontada pelos pesquisadores
Mais uma vez a Ufologia Brasileira mostrou não aceitar qualquer imagem de UFO como definitiva. Logo após a ampla divulgação da filmagem de um suposto UFO sobre Jerusalém, que foi dada como farsa, surgiu na internet um vídeo ainda mais fantástico — e igualmente fraudulento. Trata-se de uma montagem digital feita em plena luz do dia, usando-se um cenário próximo da Rodovia Marechal Rondon, na cidade de Agudos (SP). A revelação do vídeo como legítimo, em 25 de janeiro, causou estardalhaço. Paulo Poian, consultor da Revista UFO, começou uma investigação da gravação imediatamente e descobriu que tudo não passou de uma fraude. “Um boato foi disparado na internet e espalhou-se rapidamente, provocando uma desconfiança natural em mim, que estou acostumado às fraudes virtuais e deflagrações de marketing viral”, escreveu Poian. Segundo um internauta que disponibilizou o vídeo no site Youtube, o UFO seria a causa do tremor de terra sentido em várias cidades do interior paulista em 08 de fevereiro. Entretanto, a farsa logo foi desmascarada pela reportagem do programa Tem Notícias, da TV Tem, que elencou diversos fatos contra sua veracidade — entre eles, defeitos na produção digital da peça, como é comum ocorrer em trabalhos amadores.
A pá de cal foi jogada pelo professor Willians Balan, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pesquisador de imagens em alta definição. Em entrevista ao jornal Cidade de Bauru, em 26 de fevereiro, o especialista apontou outras falhas encontradas na montagem digital. “Em todos os pontos da gravação ocorre a pixelização, ou seja, a imagem fica quadriculada, o que não ocorre na área próxima do suposto objeto”. Este é mais um exemplo de que nem tudo que reluz é ouro na Ufologia. A Equipe UFO está atenta a todas estas tentativas de desacreditar a Ufologia, seja por meio da disseminação de vídeos como este, que arranham sua credibilidade, seja por meio de ações céticas de agentes inconseqüentes.
Objetos sobre o Monte Fuji
Segundo vários relatos, uma esquadrilha de UFOs foi filmada sobre o Monte Fuji, no Japão, considerado um ponto sagrado do país. O local já foi palco de dezenas de acontecimentos ufológicos antes, que resultaram em muitas fotos e filmes. Primeiramente foi registrado o aparecimento de apenas um objeto sobre a montanha, segundo informou a TV japonesa. Entretanto, após sua divulgação, começaram a surgir vídeos de várias outras regiões do país nos quais é possível se observar variados artefatos sobre o Fuji. O pesquisador japonês Junichi Yaoi declarou acreditar que os objetos sejam de origem extraterrestre. “Analisando as imagens, é possível ver que são enormes”. Um dos vídeos pode ser visto neste endereço: http://cosmostvonline.blogspot.com
Uma sonda ufológica na Argentina
Surgiram na Argentina fotografias de um suposto UFO obtidas na província de Misiones, em novembro de 2010. As fotos foram feitas por Luis Przysieznik, membro respeitado daquela comunidade polonesa do país vizinho, e enviadas para o Laboratório Astronômico Padre Kolping. Estudando uma das imagens, o professor Sergio Toscano, diretor do órgão, declarou que as primeiras análises indicaram que o objeto parece ser bem grande quando seu tamanho é comparado com o de uma vaca que também aparece na imagem. O professor Toscano ainda afirmou que a luz do UFO está sendo refletida no solo e que por isso ele estaria suspenso no ar.
UFO filmado no Peru
O ano começou agitado no Peru, quando a espetacular filmagem de um UFO foi transmitida pelo programa de TV peruano Primera Noticia. O avistamento ocorreu no início de janeiro, mas só agora foi confirmado. Nas imagens é possível ver um objeto cilíndrico coberto de luzes, que teria sido visto também por vários moradores da capital, Lima, e filmado por pelo menos duas pessoas em locais distintos. O vídeo é realmente impressionante e está disponível no site Youtube.
Artefato sobrevoa Toronto, Canadá
O mais recente registro em vídeo de um UFO no Canadá ocorreu em 15 de fevereiro, por volta das 05h00, na cidade de Toronto, uma das principais do país. O objeto sobrevoou a cidade por quase duas horas e as imagens foram feitas por Alfred Zignon. Nelas se pode ver um artefato multicolorido que parece mudar de forma à medida que se movimenta. O vídeo pode ser visto no site do jornal
Examiner [www.examiner.com].
México registra novos casos ufológicos
Segundo o pesquisador e jornalista Yohanan Vargas Díaz [Foto ao lado], consultor da Revista UFO, as cidades de Los Mochis e Monterrey, no México, foram palco de avistamentos recentes de UFOs. Dezenas de pessoas em ambas as localidades registraram e filmaram as formações, que ocorreram a partir de 29 de janeiro, por volta das 21h30, em Los Mochis. Lá, várias testemunhas viram UFOs se movimentando lentamente no céu, e um morador fez imagens com seu telefone celular. Cerca de 30 minutos depois foram os moradores de Monterrey que registraram os acontecimentos, imediatamente postando no Twitter mensagens a respeito de um enorme e brilhante objeto sobre um campo. O UFO emitia flashes de luz e ficou sobrevoando o local por mais de três horas. Curiosamente, no entanto, as imagens dos objetos feitas em Mochis são muito parecidas com as registradas na França duas semanas antes. O México continua sendo o local na Terra preferido pelos ETs.
CASUÍSTICA EXTREMA
Avistamento de estranho objeto causa temor entre pilotos na Índia
A manobra de descida de um objeto redondo e brilhante em West Bengal, nas primeiras horas da manhã de 26 de janeiro, deixou as tripulações de cinco aviões estupefatas. A primeira pessoa a observar o artefato foi o capitão A. Rishi, experiente piloto da Air Índia que estava a 11.000 m de altitude em vôo entre as cidades de Kolkata e Nova Deli. “Estávamos entrando no espaço aéreo de Gaya quando vimos o objeto luminoso abaixo da aeronave, descendo a grande velocidade”, disse Rishi.
O serviço de tráfego aéreo indiano contatou outros aviões comerciais para confirmar se suas tripulações também viam a mesma coisa. Para a surpresa dos controladores, outros quatro jatos estrangeiros também responderam afirmativamente — e todos reiteraram que as manobras do objeto se davam em alta velocidade. O Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Nova Deli notificou o fato à Força Aérea Indiana, mas seus radares não detectaram qualquer aparelho incomum. No entanto, o porta-voz do órgão declarou que “não se pode negar que o objeto estava lá, já que tantos pilotos o viram”.