DR. WALTER K. BUHLER PIONEIRO DA UFOLOGIA NACIONAL
Esta seção dá continuidade a tarefa de homenagear os pioneiros da Ufologia mundial e pesquisadores que mais contribuíram para o avanço do conhecimento no setor. É a continuação das seções OVNl Personalidade da revista OVNI Documento, e também da seção UFO Personalidade, da revista Ufologia. Ao todo já foram homenageadas as seguintes pessoas: (pela ordem) James McDonald, Jim e Coral Lorenzen, Olavo T. Fontes, J. Allen Hynek, Gal. Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa, R. Leo Sprinkle, Flávio A. Pereira, Jacques Vallèe, Irene Granchi, Colman Vonkeviczky, J. VictorSoares, Fábio Zerpa, Paulo F. Kronemberger, Edenilton Lampião, George Adamski, Gerson Maciel de Britto, Ademar Eugênio de Mello, Félix Zigel, o público do III CIUFO, Ministro Octávio Moreira Lima e os pilotos da FAB que perseguiram OVNIs, em 20-21/05/86.
Agora, a partir do primeiro exemplar de UFO, temos o prazer e a grande satisfação de continuar homenageando aqueles a a quem devemos boa parte de nossos conhecimentos atuais sobre os UFOs. E nesta edição, não poderíamos deixar de prestar nossas homenagens a um dos principais pioneiros da Ufologia brasileira, e até mundial, cuja história se confunde com a história da própria Ufologia: o Dr. Walter Karl Buhler.
O Dr. Buhler é o homem que sustenta a vida de uma das principais organizações de pesquisa do mundo, a Sociedade Brasileira de Estudos sobre Discos Voadores, a famosa SBEDV que, embora tenha reduzido número de associados, possui um dos maiores “currículos” em pesquisa ufológica no Brasil, especialmente na área de contatos de grau elevado.
É a SBEDV que, há décadas, imprime um dos boletins mais sérios e profundos sobre Ufologia de que se tem notícia. O Boletim SBEDV regularmente contém estudos completos sobre casos de 3º, 4º e 5º graus, as vezes até com transcrições completas de sessões de hipnose regressiva. Isso torna a publicação ímpar, visto poucas em todo o mundo abordarem o Fenômeno UFO tão profundamente.
O Dr. Buhler, à frente da SBEDV, teve oportunidade de pesquisar por volta de uma centenas de contatos de graus elevados, dos quais boa parte está publicada em seus boletins (um dos quais, o Especial 1975, está sendo republicado nesta revista) e no recém-lançado “Livro Branco dos Discos Voadores” (ver seção Bibliografia), ao lado do “UFO at Mirassol”, este publicado nos Estados Unidos, ao lado dos co-autores Guilherme Pereira e Ney Matiel Pires.
Embora praticamente sempre no silêncio e afastado das discussões e eventos sobre Ufologia, ocorridos no Brasil, talvez seja o Dr. Buhler o homem que mais fez para esclarecer não só o mistério dos UFOs, mas as razões que levam civilizações distantes a procurar-nos com tanta insistência, mantendo contato conosco em condições tão especiais.