Ao longo dos anos, passou a ser comum afirmar três fatos pretensamente reais na questão ufológica: (a) nossos \’visitantes\’ extraterrestres possuem bases em nosso planeta; (b) é dessas bases, ocupadas secretamente, que atuariam junto à nossa \’comunidade planetária\’. realizando seus seqüestros e outras atividades: e (c) uma dessas bases, com certeza, encontra-se no terrivelmente famoso Triângulo das Bermudas. Estas afirmações fazem parte do folclore ufológico que se criou especialmente em momentos de grande excitação – principalmente após ondas mundiais de observações de UFOs.
Mas, embora difamadas pelos chamados \’ufólogos científicos\’, estas afirmações parecem ter alguma sustentação efetiva. Isso é o que nos mostra Solange Vieira, ufóloga ligada ao Grupo Ufológico da Amazônia (HUA) e estreante colaboradora de UFO. O GUA acaba de publicar um trabalho de Solange com grande profundidade sobre a questão das tão polêmicas bases extraterrestres em nosso planeta – um texto praticamente inédito no Brasil, já que aborda em detalhes a existência destas instalações nos mais diversos cantos da Terra. Nós, da UFO, não tivemos dúvidas: imediatamente aproveitamos o excelente material e o publicamos integralmente nesta edição, acrescido ainda de alguns casos espetaculares que comprovam o texto – as ocorrências que envolveram os seqüestrados Luli Oswald, João de Freitas Guimarães, Frederick Valentich e outros contatados do litoral de São Paulo.
Por outro lado, outro excepcional trabalho também figura em UFO 11, dedicado à questão das comunicações tecnológicas que temos tentado há tanto tempo manter com os extraterrestres e que, na opinião do autor, o famoso e reconhecido ufólogo paulista Ademar Eugênio de Mello, serão imprescindíveis para a perpetuação de nossa existência. Ademar, especialmente conhecido do público devido às suas brilhantes conferências por todo o país, nos esclarece pontos particularmente interessantes da questão ufológica e da necessidade de evoluirmos ao ponto de estarmos em condições de mantermos um contato frente-a-frente com algumas das civilizações que nos visitam.
Ao lado destes dois textos, nossas seções permanentes também trazem boas novidades. A Biblioteca Ufológica, como sempre, tem novidades em livros e publicações de grande interesse ao leitor. A UFO Personalidade e os tradicionais endereços de UFO introduzem o leitor ao convívio com o que há de melhor na Ufologia Brasileira. E a seção de cartas traz alguns interessantes comentários sobre nossa última edição e o texto – altamente polêmico – de Milton Willian Cooper. Parece que muita coisa deverá se alterar no Brasil, em termos de aceitação e de pesquisa ufológica em si, a partir da publicação desta matéria. De qualquer forma, em nossa próxima edição traremos mais \’lenha para a fogueira\’ das discussões sobre a participação do Governo dos EUA no acobertamento de fatos ufológicos: já traduzimos grande quantidade de textos e documentos oficiais com mais revelações sobre as manobras para a manutenção do sigilo aos UFOs. Aguardem!